sábado, 12 de março de 2011

África - Fome - Conflitos - Doenças

        Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU, de 2005, mostravam que cerca de 850 milhões de pessoas, no mundo, estavam sofrendo de fome e havia 2,7 bilhões de pessoas em estado de pobreza.
       
     Na África isso ainda é agravado pela fome crônica, pelos altos índices de contaminação pelo vírus da Aids e outras doenças e  pelas guerras civis. Em 2005 os países da África importaram um terço dos cereais de que necessitavam, sendo que mais de 40% da população não tinha condição de comprá-los.
        Em 2007, a África Subsaariana respondia sozinha por 68% dos 33 milhões de pessoas contaminadas pela Aids no mundo inteiro, com aproximadamente 23 milhões de infectados.
       Entre as razões pela alta incidência de Aids na África : falta de assistência médica adequada; falta de informação; desemprego e pobreza; hábitos culturais.

         Os conflitos no Continente Africano : na República Democrática do Congo, país com muitas riquezas minerais (petróleo, metais preciosos, diamantes) e que possui 50% das florestas da África, desde sua independência em 1960 que está sempre em guerras internas. A partir de 1990 a situação se agravou com a participação de Ruanda e Uganda nessas guerras, a partir da guerra civil em Ruanda.
    O Sudão se tornou independente em 1956, é o maior país  da África, e está em guerra civil há mais de 45 anos. As causas dessa guerra civil são religiosas : árabes muçulmanos do norte lutam contra africanos negros cristãos e animistas (animismo é uma religião que cultua a Lua, o Sol e seres vivos)  do sul. Essa guerra civil deixou mais de 2 milhões de mortes e mais de 4 milhões de desalojados.
    O país Serra Leoa tornou-se independente em 1961, e entrou em guerra civil de 1991 a 2002, e o motivo principal foi a disputa pelas jazidas de diamantes. O mundo inteiro ficou chocado pela utilização de crianças como soldados.
  
             Fonte  : Livro Projeto Araribá 9º ano ;  Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007  ;  http://pt.wikipedia.org/

               *  Atenção Concurseiros - Para você que  deseja passar em concurso público  :   
    
      Apostila Geoconcursos consiste: - Coletânea digital de provas específica para o referido cargo + Dicas & Estratégia: Como passar em Concursos + Indicação de material didático (349 video-aulas*; 44.797 teses, dissertações, textos gerais  . Visite a página de vendas que contém maiores detalhes, basta seguir o link acima, sem compromisso ! 


Geografia Newton Almeida 

4 comentários:

  1. Muito bom pena que tinha pouca coisa sobre a fome mas mesmo assim muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Pena q é igual a do meu llivro e a professora falou q nao pode copiar

    ResponderExcluir
  3. mt bom, mas ta igual no livro :(

    ResponderExcluir

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !