sábado, 26 de março de 2011

Brasil - Zonas Térmicas - Trópicos de Câncer e Capricórnio

     Os raios solares atingem o planeta Terra mais diretamente nas regiões próximas à Linha do Equador , e quanto mais próximo aos pólos da Terra os raios solares chegam " inclinados ". Portanto, nas porções dos continenentes próximas à Linha do Equador faz mais calor, ao passo que nas proximidades dos pólos faz  frio.


     O Brasil tem grande parte de seu território situada na zona térmica tropical, entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio . Lembrem-se de que as latitudes dos trópicos de Câncer e de Capricórnio são de 23°, 27' (vinte e três graus e vinte e sete minutos). Sendo que o Trópico Câncer está acima da Linha do Equador (hemisfério norte) e o Trópico de Capricórnio está abaixo (hemisfério sul) .  
     No Brasil somente a região sul, abaixo do Trópico de Capricórnio, é que está na Zona Térmica  Temperada do Sul do planeta . De resto, o Brasil está contido na Zona Térmica Tropical .  
     O Trópico de Capricórnio passa nos Estados de São Paulo e Paraná ( na cidade de Itaí, em São Paulo, por exemplo, veja foto abaixo ).   



Um comentário:

  1. Achei muito interessante seu blog e com certeza vou recorrer a ele.
    Sou prof. de Geografia da rede estadual e municipal do Rio de Janeiro. Estou colhendo informações sobre o rio Pavuna/Meriti pois penso em trabalhar esse tema com meus alunos do município. Gostaria de saber se vc tem mais material sobre esse tema ou se pode me informar onde poderei conseguir. Gostaria muito da localização correta, inclusive com a localização no mapa , da nascente desse rio. Estou tendo dificuldade para conseguir material.
    Agradeço e espero anciosa sua resposta.
    Rosirene
    rosirenescgeo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !