domingo, 12 de junho de 2011

O Processo de Industrialização no Brasil - As Guerras Mundiais e Industrialização no Brasil

                  




             
Geografia Newton Almeida

                    A Industrialização no Brasil


     A atividade industrial era bastante rudimentar no Brasil até o século XIX (1801 a 1900) . Foi a partir do século XX (1901 a 2000), especialmente a partir da década de 1940 que ela assumiu uma importância crescente na economia nacional . Antes da industrialização o café  era o principal produto da nossa economia (o café era chamado de ouro verde). A cafeicultura enriqueceu os  “ barões do café “ , empresários e banqueiros, e proporcionou condições favoráveis à industrialização :  acumulação monetária, desenvolvimento de infraestrutura (ferrovias, portos, rodovias)  e mão-de-obra qualificada.         
     O Estado de São Paulo foi o pioneiro na industrialização, pois foi o que mais enriqueceu com o café . Muitos imigrantes europeus atraídos para o trabalho nas lavouras de café já tinham experiência em fábricas e foram muito importantes no início da nossa industrialização , pois eram mão-de-obra qualificada para o trabalho com máquinas e equipamentos industriais. 
 
     As Guerras Mundiais e a Industrialização no Brasil : 
 as duas guerras mundiais (1ª Guerra 1914 a 1918 ;  2ª Guerra Mundial 1939 a 1945) impulsionaram a produção industrial no Brasil . Com a queda na produção industrial e nas exportações dos países envolvidos nos conflitos faltaram muitos produtos nas prateleiras brasileiras. A solução foi produzir internamente o que antes era importado, atraindo muitos barões do café para a atividade industrial.

                   Características da industrialização brasileira:

    -  industrialização  tardia ou retardatária (a Revolução Industrial teve início da Inglaterra no século XVIII , em 1750, e somente após duzentos anos aconteceu no Brasil); 

   -  substituição das importações ( os produtos antes importados pelo Brasil começaram a ser produzidos internamente) ; 

  -  dependência ( no início as máquinas e equipamentos das fábricas eram importados dos  países mais desenvolvidos e precisávamos de estrangeiros com conhecimento para nos ensinar.
      Ainda hoje o Brasil continua com uma certa dependência das tecnologias externas – conhecimento dos países mais desenvolvidos.   Um indicador que pode medir a capacidade de um país de desenvolver novas tecnologias   é a quantidade de patentes de invenção. Por exemplo, os Estados Unidos  figura em primeiro lugar do mundo com 2,2 milhão de patentes válidas, seguido pelo Japão com 1,6 milhão, e o Brasil conta com 41.453 patentes (dados da ONU - WIPO - 2012).    

Geografia Newton Almeida



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial