sexta-feira, 10 de junho de 2011

Europa - Islândia - Noruega - Finlândia - Suécia

Países do Norte Europeu
       Noruega (fotos acima), Suécia, Finlândia e Islândia estão localizados no norte da Europa e são considerados países de elevado desenvolvimento. Apresentam climas predominantemente frios e polares, com formações vegetais de Tundra e  Floresta de Coníferas (Taiga, foto abaixo) .

 As características naturais desses países influenciam muito as atividades econômicas . Mais da metade dos territórios desses quatro países, da Europa Setentrional, são ocupados por formações florestais e têm regiões montanhosas esculpidas pelas águas do degelo , dificultando as atividades agropecuárias . As atividades econômicas de destaque no Norte da Europa são a pesca e  a indústria madeireira .            
        A  Noruega e a Islândia (foto abaixo) são os dois países mais desenvolvidos da Europa (maior IDH = índice de Desenvolvimento Humano ), sendo que a base da economia deles é a pesca. Na Noruega também se destaca a indústria madeireira e exploração de gás natural e petróleo.  

               Fiorde
    Uma formação de relevo característica do norte europeu é o  Fiorde . Ele é  uma grande entrada do mar em volta de altas montanhas rochosas. Os fiordes situam-se principalmente na costa oeste da península escandinava onde são um dos elementos geológicos mais emblemáticos da paisagem, e têm origem na erosão das montanhas devido ao gelo.

             Fonte das imagens : http://pt.wikipedia.org/
Geografia Newton Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !