sábado, 4 de junho de 2011

Europa - Problemas Ambientais - Desatre de Chernobyl

Principais problemas Ambientais da Europa

    A destruição da flora e fauna nativas  tem como principais causas o avanço das áreas urbanas, atividades agropecuárias  e os incêndios florestais . Isso têm dizimado espécies animais típicas do continente, como o lince e o bisonte europeu. 


   Outro problema ambiental na  Europa é a desertificação :  processo de degradação do solo causado por recorrentes  incêndios e pela ação humana. Esse problema tem atingido o sul da Europa, exterminando grandes áreas florestais .

  Chuva ácida  :  o uso de combustíveis fósseis, sobretudo o carvão, contribui para a emissão e formação de gases na atmosfera, principalmente o dióxido de enxofre  . Em contato com o ar e o vapor d’água presentes na atmosfera, esses compostos formam soluções ácidas que, com as chuvas, podem provocar muitos problemas, como morte de plâncton e peixes nos lagos e  a erosão de peças de arte (estátuas) expostas ao ar livre. 
   Recursos pesqueiros  –  bastante concentrada no Mediterrâneo e no Oceano Atlântico a pesca tem posto em risco de extinção algumas espécies de peixes como o bacalhau .

   Usinas termo-nucleares  –  Na França, por exemplo, cerca de 80% da energia consumida no país é proveniente de reatores nucleares. Os resíduos nucleares são armazenados em caixas de concreto e depositados no fundo dos oceanos, podendo futuramente contaminar o ambiente .  

O desastre nuclear de Chernobyl
    O mais grave acidente nuclear ocorrido no mundo foi na noite de 25 para 26 de abril de 1986. Um dos quatro reatores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (na época a Ucrânia fazia parte da  União Soviética), explodiu, causando o vazamento de resíduos nucleares na atmosfera e a formação de uma nuvem radioativa, que se deslocou para os países da Europa Central . A explosão matou umas  5o pessoas algumas imediatamente.  Outras  milhares de mortes aconteceram após anos, em conseqüência da contaminação pela radiação . Ainda hoje a população da região apresenta elevados índices de leucemia e de mortalidade infantil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 8 mil pessoas morreram em conseqüência da radiação nuclear, após o acidente de Chernobyl.  

               *  Atenção Concurseiros - Para você que  deseja passar em concurso público  :   
    
      Apostila Geoconcursos consiste: - Coletânea digital de provas específica para o referido cargo + Dicas & Estratégia: Como passar em Concursos + Indicação de material didático (349 video-aulas*; 44.797 teses, dissertações, textos gerais  . Visite a página de vendas que contém maiores detalhes, basta seguir o link acima, sem compromisso ! 


Geografia Newton Almeida

12 comentários:

Anônimo disse...

Legal, gostei :D

Anônimo disse...

Tbm achei legal. Minha nota de 0 à 10, seria 7.

Anônimo disse...

ficou filé . tudo de boom :D

Anônimo disse...

legal .. mttoo boom !! me ajudouu basstantee !!

Anônimo disse...

muito bom o que eu quiria

Anônimo disse...

ficou maneiro

Anônimo disse...

Me ajudou muito no meu trabalho de geografia.Este site tem muitas informações importantes que não encontrei em outros sites.
VALEU!!! COM CERTEZA TIRO UM 10!!

Anônimo disse...

vlw pela ajuda :D

Ivanize Barbosa disse...

Otimo *----*tudo o que precisava!!

Ivanize Barbosa disse...

Vlw me ajudou muito

Ivanize Barbosa disse...

Otimo *----*tudo o que precisava!!

Anônimo disse...

Muuito boom