sábado, 4 de junho de 2011

Europa - Rios - Hidrografia

                     Os Rios do Continente Europeu
      A rede hidrográfica européia é muito densa e apresenta numerosos cursos d’água, e é importante para a  produção de energia (usinas hidrelétricas), irrigação e navegação.
                                       

                                           
                                                   











   O rio Volga (imagens acima) com seus 3.688 km, é o maior rio da Europa em termos de comprimento, caudal e bacia hidrográfica. Nasce no planalto de Valdai, no norte da Rússia, corre pela planície russa e desemboca no mar Cáspio, sendo portanto um rio de drenagem exorréicaO Volga é uma importante via fluvial de comércio.
      Ele atravessa as grandes planícies da Rússia, indo desaguar no mar Cáspio, em forma de um grande delta. Por meio de canais, esse rio interliga os mares Branco, Báltico, Cáspio, Azov e Negro, formando uma importante via econômica.
      O Volga possui grandes trechos navegáveis e também desníveis que permitem o uso da força de suas águas para a geração de energia elétrica.
   
       O  Danúbio (imagens abaixo) é o segundo rio mais longo da Europa (depois do Volga), e tem entre 2.845 e 2.888 quilômetros de extensão, atravessando o continente de oeste a leste, desde sua nascente  na Floresta Negra (Alemanha) até desaguar no Mar Negro, no Delta do Danúbio (Romênia).

   O rio Reno  :  nasce nos Alpes Suíços, separa a Alemanha da França, corta a principal região industrial da Alemanha, passa pela Holanda e desemboca no mar do Norte).  Com 1. 230 km de comprimento ele atravessa a Europa de sul a norte, desaguando no Mar do Norte no Delta do Reno e Mosa.

    
Fonte : http://pt.wikipedia.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !