terça-feira, 16 de agosto de 2011

América - População






Geografia Newton Almeida
















  Considerações Gerais  Sobre a População na  América Anglo-Saxônica e América Latina


     O continente americano possui   cerca de 850 milhões de habitantes, ocupando o território de forma irregular, ou seja, algumas regiões são pouco povoadas e outras são mais densamente povoadas. Essa distribuição desigual da população é explicada pelas condições de relevo, clima e vegetação do imenso território da América, e por fatores históricos e econômicos .  Nas altas montanhas, nos desertos e em regiões de clima muito frio a densidade demográfica é pequena, pois são as chamadas áreas anecúmenas  * .
    De maneira geral, é na porção leste do continente americano em que a densidade demográfica é mais elevada. Justamente  na primeira região a ser colonizada pelos europeus.  Na porção leste o relevo é constituído por planaltos de baixas altitudes , o que facilitou a ocupação humana nessa região.  E o contrário ocorre nos extremos norte e sul do continente, por conta das baixas temperaturas comuns nas altas latitudes do planeta.
    Na porção centro-norte  do continente sul-americano também são baixas as densidades demográficas, pois é lá que está localizada a imensa Floresta Amazônica , além  de desertos.         Na porção central da América do Norte o fator anecúmeno (fator limitador  da ocupação humana)   são os climas muito secos. Em toda a porção oeste do continente americano o relevo montanhoso  impediu maiores adensamentos humanos .

Considerações Sobre a DEMOGRAFIA DO CONTINENTE AMERICANO
    O crescimento demográfico na América é muito desigual. Os países mais desenvolvidos apresentam taxas de crescimento da população menores que as dos países subdesenvolvidos.

    A  América Anglo-Saxônica, Estados Unidos e Canadá, apresentou um considerável desenvolvimento econômico, na segunda metade do século XIX (o século XIX começa no ano de 1801 e vai até o ano de 1900, a segunda metade do século XIX começa em 1850),  em especial nos Estados Unidos, e a conseqüência foi a melhoria nas condições de vida da população e a redução das taxas de mortalidade. Isso proporcionou um rápido crescimento da população . Outro fator que contribuiu para o aumento populacional da América Anglo-Saxônica, nesse período, foi a chegada de muitos imigrantes.
   No início do século XX ( o século XX tem início no ano de 1901 e vai até o ano de 2.000 ) as taxas de natalidade diminuíram, devido ao alto custo de criação dos filhos, pela entrada das mulheres no mercado de trabalho e pela disseminação dos métodos anticoncepcionais.   A partir da segunda metade do século XX , a redução da natalidade, associada a um rigoroso controle da imigração na América Anglo-Saxônica, resultou na queda do seu crescimento demográfico.

        Na América Latina os indicadores demográficos evoluíram de maneira muito diferente. Na segunda metade do século XX a explosão demográfica aconteceu na América Latina, justamente no período em que na América Anglo-Saxônica a taxa de crescimento do  número de habitantes começava a  diminuir.  O crescimento populacional na América Latina ocorreu devido às melhorias sanitárias, como melhor cobertura do sistema de saúde, campanhas de vacinação, tratamento da água, coleta de lixo e tratamento do esgoto.

       Existe  Relação entre o Crescimento Populacional e a Pobreza  ?

    Para muitos estudiosos e especialistas da década de 1960,  o acelerado crescimento demográfico seria a principal causa do subdesenvolvimento da América Latina. Com base nisso, a partir da década de 1970 muitos países latino-americanos passaram a adotar políticas de controle de natalidade, como a esterilização masculina e feminina e as campanhas de planejamento familiar.  Essas políticas resultaram  em um menor crescimento demográfico, mas os problemas sociais, como a fome, o analfabetismo e a mortalidade infantil ainda são motivos de preocupação.
     Isso demonstra que o crescimento populacional não é a principal causa do subdesenvolvimento , como se afirmava na década de 1960 . 
    A razão fundamental dos problemas sociais na América Latina é a distribuição desigual da riqueza. 
    
 *   Áreas anecúmenas são regiões do globo terrestre nas quais existe pouca ou nenhuma  população, devido ao ambiente não ser favorável à ocupação humana, com condições naturais adversas, como uma  região de frio intenso ou polar, regiões de desertos, regiões de relevo muito elevado.
    Fonte :  Projeto Araribá Geografia ; 8º ano; Sônia Cunha de Sousa Danelli ; Editora Moderna .
     Fonte da imagem : http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica

Geografia Newton Almeida


     

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial