A Economia Global : Globalização
O que é economia ? Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Além dos resultados da atuação desta ciência em questões diretamente a ela ligadas, como dinheiro ou produção ou mercado financeiro, a economia influencia diretamente e indiretamente outras áreas da sociedade, seja a política, que está a ela intimamente ligada, ou seja a qualidade de vida das pessoas.
A partir da década de 1990, após o fim do bloco socialista, a circulação mundial de bens e serviços tornou-se muito mais ampla, pois muitos países socialistas que somente faziam comércio entre si passaram a integrar o mercado global. Hoje, várias pessoas do mesmo mundo mantém hábitos de consumo semelhantes ( Exemplos disso : 1- comer hambúrguer da rede MacDonald’s , o hambúrguer da China é igual ao do Brasil , 2- Vestir-se com calça jeans 3- assistir aos últimos lançamentos do cinema 4 – comprar dvd’s de artistas mundialmente famosos : Justin Bieber, Michael Jackson, Byonce, Lady Gaga) . O século XX (século vinte tem início em 1901 e vai até o ano 2.000) marcou o momento em que hábitos culturais, como o modo de se vestir e o padrão alimentar das pessoas, passaram a ser ditados pelas grandes potências econômicas do mundo e adotados em escala mundial .
Características da Economia Global
A partir da segunda metade do século XX (a partir do ano 1950) as empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços (fábricas, bancos, hotéis, redes de restaurantes, companhias de telecomunicações, etc) começaram a instalar filiais em vários países, num processo que ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do capital e da produção. Dessa forma, o processo de expansão do capitalismo constituiu a chamada economia global, que teve a tecnologia como a grande impulsionadora. O fluxo de mercadorias (comércio) entre os países foi multiplicado por seis entre 1975 e 1995 . Graças ao uso de computadores e satélites, bilhões de dólares são movimentados todos os dias, como os investimentos em bolsas de valores ou pagamentos por mercadorias ou serviços.
GLOBALIZAÇÃO : é o aumento da velocidade das trocas de mercadorias e informações entre os países do mundo, permitido pelo desenvolvimento tecnológico das redes de transporte e telecomunicações . Portanto, a globalização aproxima todo o mundo, ou seja, as distâncias não são mais barreira para a integração mundial. Qualquer acontecimento no Japão, por exemplo, pode ser do nosso conhecimento, aqui no Brasil, em alguns segundos. É como se o mundo tivesse se transformado numa pequena aldeia, a ALDEIA GLOBAL . A GLOBALIZAÇÃO favorece o intercâmbio político, econômico e cultural entre os países. Atualmente o mundo forma um sistema integrado no qual, países, cidades, empresas e universidades, por exemplo, encontram-se em constante comunicação .
Fonte dos conteúdos : DANELLI, Sônia Cunha de Souza. Projeto Araribá 8º ano. 2ª edição. São Paulo : 2007. ; Pesquisa da Internet : http://pt.wikipedia.org
Geografia Newton Almeida
Geografia Newton Almeida
1 Comentários:
excelente vai ajudar muito no meu trabalho
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial