O Sistema Capitalista : Fases do Capitalismo
O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV . Lentamente ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, e tornou-se predominante a partir do século XVIII (o século dezoito tem início no ano de 1701 e vai até o ano de 1800) . No sistema capitalista a sociedade é marcada pela tensão entre duas classes sociais : a burguesia e o proletariado. A burguesia é representada por um grupo de pessoas que se tornaram donas dos meios de produção (máquinas, equipamentos, matérias-primas, terras) que são necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (o mesmo que trabalhadores) vende a sua força de trabalho.
Fases do Capitalismo
Capitalismo comercial
Essa fase foi marcada pela expansão marítima com as Grandes Navegações iniciadas no século XV (de 1401 a 1500), que permitiu aos europeus conquistarem territórios antes desconhecidos. Esses territórios tornaram-se colônias fornecedoras de mão-de-obra escrava e matérias-primas (recursos naturais). As colônias também eram consumidoras dos bens produzidos nas metrópoles (países conquistadores da Europa, Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra, França) .
O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XVIII possibilitaram a acumulação do capital (dinheiro) pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial. Veja na figura abaixo, exemplos de rotas comerciais utilizadas por Portugal e Espanha .
Capitalismo Industrial
A Revolução Industrial marcou essa nova fase do capitalismo. Ela teve início, por volta do ano de 1750 (século XVIII) na Grã-Bretanha (Inglaterra ou Reino Unido) e é caracterizada pelo intenso uso de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas (especialização) dos trabalhadores e pela utilização de mão-de-obra assalariada.
A consequência da Revolução Industrial foi o grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital nas mãos da burguesia . O capitalismo industrial ampliou ainda mais as trocas internacionais, pois o aumento da produção tornou necessária a busca de novos mercados consumidores e de matérias-primas.
Capitalismo financeiro
É a fase atual do capitalismo, caracterizada pela integração (união) entre capital industrial e capital bancário : as indústrias criam seus próprios bancos, ou compram bancos que já existem, ou os bancos é que compram indústrias. O capitalismo financeiro consolidou-se após a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram a sua influência .
Fonte dos conteúdos : Livro Projeto Araribá 9º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007 ; Pesquisa na internet, em 07 de setembro de 2011 : http://pt.wikipedia.org
Geografia Newton Almeida
6 Comentários:
Muito boa a explicação. De forma clara e detalhada, ainda esclarece a correspondência do tempo. Parabéns!
Obrigado Lili Rebuá ! Fico feliz com a sua participação !
Professor,
Poderíamos dizer então, que todo trabalhador remunerado
"assalariado, independente da sua classe social ou
politica partidária"
- É UM CAPITALISTA !?
Prezado(a), penso que uma pessoa capitalista se refere a quem acredita, a quem defende que o sistema capitalista é o melhor para o mundo, nesse caso, essa pessoa pode ser de qualquer classe social, na política partidária costuma ser de direita.
Em geral, o capitalista é aquele que possui muito dinheiro, que vive de seus rendimentos, ou que é ativo e notório em atividades do sistema financeiro.
Obrigado por participar, e solicito que divulgue meus blogs em tuas redes sociais. Abraço.
Qual é a tensão entre duas classes sociais do capitalismo ?
Prezado a resposta à sua pergunta está logo no início do texto. Leia com atenção e procure entender e assim você vai observar a resposta.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial