Regionalização do Mundo : Países Desenvolvidos x Países Subdesenvolvidos
Países Desenvolvidos e Países Subdesenvolvidos
O mundo é imenso, em qualquer sentido em que se pense. Ele é imenso primeiramente no tamanho, mas também pela sua diversidade de culturas, países, línguas e costumes. Portanto, para se estudar assuntos tão grandes é preciso dividi-los em partes. Regionalizar significa organizar o espaço geográfico em áreas com características semelhantes, de acordo com critérios preestabelecidos. Esses critérios podem considerar aspectos econômicos, políticos ou culturais dos países, a qualidade de vida de suas populações, entre outras possibilidades.
A população dos países desenvolvidos corresponde a cerca de 20% da população do planeta, e tem renda de cerca de 86 % do PIB mundial (PIB , o produto interno bruto, é a soma de toda a riqueza produzida num país em um ano ; é a soma da produção de bens e serviços do país em um ano).
O mundo tem cerca de 200 países, e apenas uns 40 são considerados desenvolvidos. A elevada renda per capita (renda média por habitante) nos países desenvolvidos possibilita um padrão de vida e níveis de consumo muito altos : dos gastos com o consumo individual no mundo, 86% são efetuados pela população dos países desenvolvidos . O consumismo é incentivado principalmente pela publicidade, paga pelas próprias indústrias. Também contribuem para o aumento do consumismo o rápido desenvolvimento tecnológico e a obsolescência programada (os produtos industrializados têm uma duração média de uso reduzida, previamente calculada pelos fabricantes) .
Qualidade de vida : nos países desenvolvidos, a parcela da população pobre é reduzida. A maior parte da população pertence à classe média e tem elevado padrão de vida . Há também uma classe constituída por pessoas muito ricas, mas a distribuição de renda nos países desenvolvidos não é tão desigual como nos países subdesenvolvidos.
A Cidadania nos Países Desenvolvidos : as pessoas são respeitadas pelo Estado* e têm seus direitos assegurados. * Estado = o poder político / administrativo de um país .
Os altos impostos cobrados nos países desenvolvidos são investidos na construção e manutenção de hospitais, escolas, estradas, habitações, transporte coletivo, segurança, etc. Portanto, a noção de país desenvolvido não se relaciona apenas ao crescimento econômico, mas também ao desenvolvimento social (população com boa qualidade de vida, saúde, moradia, transporte, direitos humanos) .
A Dominação Econômica / Política e Tecnológica dos Países Desenvolvidos
Muitos dos países desenvolvidos foram os primeiros a se industrializar (o aparecimento das indústrias no mundo teve início na Inglaterra, por volta de 1750, com a Revolução Industrial, a partir da utilização de máquinas a vapor) . Eles possuem grandes empresas transnacionais (empresas que tem sede e negócios em diversos países do mundo) e efetuam investimentos pesados em pesquisas científicas . O investimento em pesquisa possibilita a invenção de novas técnicas e tecnologias para a produção. Para utilizar as novas tecnologias é necessário pagar royalties às empresas que as inventaram. Os países desenvolvidos têm maior poder de decisão nos organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial do Comércio (OMC), e o Fundo Monetário Internacional (FMI) . Esse poder faz com que os investimentos ou empréstimos sejam realizados em regiões subdesenvolvidas que atendam aos interesses dos países desenvolvidos.
Os Países Subdesenvolvidos
Na grande maioria os atuais países subdesenvolvidos foram colônias de exploração dominadas pelas potências europeias (países ricos da Europa) , que exploravam a sua madeira, as suas riquezas minerais (ouro, prata, pedras preciosas) e seus produtos agrícolas (açúcar, fumo, algodão, café). As colônias (México, Brasil, Índia, etc.) tinham suas economias organizadas de acordo com os interesses dos colonizadores (países ricos da Europa : Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra, etc.).
(Fonte dos conteúdos : Livro Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007 ; Pesquisa da Internet : http://pt.wikipedia.org )
Geografia Newton Almeida
Geografia Newton Almeida
3 Comentários:
poxa pior que isso nn me ajudou muito a estudar pq vc nn falou mt sobre os países subdesenvolvidos... tinha que fazer uma prova sobre esse assunto ja vi que nn vou bem....
É vdd
É vdd
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial