quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Regionalização : Mundo : Países Capitalistas : Países Socialistas


                                 Regionalização do Espaço  Mundial
      
     O mundo é imenso, em qualquer sentido em que se pense. Ele é imenso primeiramente  no tamanho, mas também pela sua diversidade de culturas, países, línguas e costumes. Portanto, para se estudar assuntos  tão grandes é preciso dividi-los em partes. Regionalizar significa organizar o espaço geográfico em áreas com  características semelhantes, de acordo com critérios preestabelecidos. Esses critérios podem considerar aspectos econômicos, políticos ou culturais dos países, a qualidade de vida de suas populações, entre outras possibilidades. 
      
  O Mundo Regionalizado em : Países Capitalistas e Países Socialistas

     Muitos períodos da história da humanidade foram marcantes e trouxeram conseqüências aos anos que se sucederam. A Segunda Guerra Mundial é um desses períodos da história das civilizações humanas. Ela teve início em 1939 e deixou mais de 50 milhões de mortos,  arrasou as economias de muitos países do mundo e  alterou as fronteiras  da Europa, principalmente .  O fim da Segunda Guerra Mundial foi em 1945.
     Após  a Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) firmaram-se como os países mais poderosos do mundo (por terem muito dinheiro ,  exércitos e armas) . As duas superpotências ampliaram sua liderança a outros países, formando dois blocos, ou grupos, de países :  o bloco  capitalista e o bloco socialista.
     A disputa entre o EUA e a URSS pela hegemonia (poder) no mundo é a Guerra Fria (1950 a 1990) .  Essa disputa recebeu esse nome de Guerra Fria, pois os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)  nunca se enfrentaram diretamente num conflito armado. O confronto entre eles só ocorreu na diplomacia e pelo apoio a guerras em outras regiões e países do mundo, como a Guerra do Vietnã, Guerra da Coréia, e do Afeganistão .  
   
     Mapa  de Países   Socialistas  (corrente Marxista-Leninista , conhecidos no Ocidente como "Estados Comunistas", em algum momento de suas histórias. O mapa apresenta as fronteiras atuais. Nem todos os países apresentados foram Marxistas-Leninistas ao mesmo tempo ) .



Fonte dos conteúdos : Livro Projeto Araribá 9º ano ;  Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007  ; Pesquisa na internet, em 07 de setembro de 2011 :  http://pt.wikipedia.org

Geografia Newton Almeida

Nenhum comentário: