Texto sobre As Fronteiras Políticas e Geografia da Pólis
“ Embora hoje as fronteiras políticas sejam identificadas principalmente como os limites demarcadores de territórios soberanos dos países ou, em outras palavras, com a geografia política dos estados nacionais, nem sempre foi assim.
A palavra política tem origem na Grécia antiga. Deriva da polis grega, um tipo especial de cidade cujo apogeu se deu entre os séculos VI e V a.C., ou seja, há mais de 2.500 anos. Em certo sentido, a pólis resultou do desenvolvimento de aldeias e cidades que já haviam se constituído muito tempo antes. O que diferenciava a pólis desses outros aglomerados, entre outras características, é que nela ganharam contornos mais nítidos as delimitações dos diversos espaços internos à cidade e desta com as áreas externas a ela. Assim, compunham os ingredientes básicos da geografia da pólis, no apogeu do seu desenvolvimento, desde a existência de uma muralha ou o aproveitamento de barreiras naturais, que fisicamente definiam e protegiam os limites de seu território, até as nítidas indicações dos lugares reservados à religião, ao comércio, ao poder, à arte e ao lazer. Havia diferenciações claras também entre os espaços comuns e aqueles restritos a grupos ou indivíduos, segundo as atividades, os poderes, as origens e a condição social de cada um.
A geografia da pólis (geografia política), portanto, revela-se nesse emaranhado de fronteiras construídas pelas pessoas e, em alguns casos a elas impostas, para distinguir suas atividades, vínculos, crenças, poderes e, consequentemente, os territórios que correspondiam a todos esses ítens.
Por extensão, a noção de fronteira política pode ser aplicada, em um sentido amplo, para identificar quaisquer limites estabelecidos entre os seres humanos para demarcar os diversos lugares de suas atividades e os territórios dos quais se apropriam para exercê-las – independentemente do momento em que isso ocorra, seja antes ou depois do advento da pólis.
As primeiras fronteiras políticas coincidem em grande parte com as diferenças de povos, hábitos e esquemas de vida. Ou seja, demarcavam também diferenças culturais, em vários de seus desdobramentos, tais como religiosos e os lingüísticos, por exemplo. "
Fonte : Livro Geografia do Mundo ; Carvalho, Marcos Bernardino de ; Pereira, Diamantino Alves Correia ; Editora FTD ; São Paulo ; 2009; 8º ano
Geografia Newton Almeida
Geografia Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial