terça-feira, 11 de outubro de 2011

Solos : Degradação : Erosão

            


Geografia Newton Almeida

        A  Degradação dos Solos

     Os seres humanos empreenderam uma mudança de vida quando começaram a praticar a agricultura.  Se antes a sobrevivência humana dependia de uma constante locomoção, na busca por pesca, caça e coleta de frutos, com a prática do cultivo de alimentos, os humanos passaram a se fixar num único local. Portanto,  a agricultura desenvolveu a técnica sobre o espaço e permitiu maior abundância de alimentos. 
     Os solos são recursos importantíssimos para a produção de alimentos, assim como a água, e a manutenção deles depende de técnicas e cuidados apropriados. Os desmatamentos excessivos, a irrigação sem planejamento, a poluição por excesso de defensivos agrícolas (agrotóxicos)  e a erosão são alguns dos problemas mais comuns, que ocasionam a degradação dos solos.
   A vegetação é muito importante para manutenção da coesão do solo contra a erosão. As raízes das plantas fazem com que os solos recebam a infiltração da água de chuva, e fazem uma espécie de trama que sustenta a coesão dos solos, principalmente em encostas e inclinações. As copas das árvores recebem as chuvas e conduzem as gotas de água pelos troncos até o solo, amortecendo a velocidade com que a enxurrada corre pela superfície dos solos, e mantendo as suas características físicas e químicas preservadas. Os restos vegetais também tem papel importante, pois também retêm a água e dificultam o escoamento superficial.
    Outra conseqüência do desmatamento e da atividade agropecuária é a compactação da camada superficial do solo pelo uso de máquinas pesadas e pelo pisoteio do gado, o que impede a boa absorção da água e dos nutrientes.
    A erosão também é responsável pela degradação biológica, isto é, pela eliminação de insetos, minhocas, bactérias e outros pequenos organismos que vivem no solo e são fundamentais para a produção  dos nutrientes . Em todo o mundo, a erosão traz problemas ambientais para as áreas rurais e ocorre com maior intensidade no norte e no centro da África, nas áreas mais elevadas da América do Sul e em grande parte do sul da Ásia.
     A  Erosão é a destruição (desagregação) do solo e das rochas  e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do congelamento da água (em regiões de clima frio a água que penetra nas fissuras das rochas se congela e se expande, quebrando- as) . A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear (o mesmo que entupir) os cursos d'água.
      Fonte dos conteúdos : Livro Projeto Araribá 6º ano ;  Organizadora  Editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007  ; Pesquisa da Internet :   http://pt.wikipedia.org

Geografia Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial