quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Coordenadas Geográficas

     O sistema de coordenadas geográficas permite localizar qualquer ponto na superfície da Terra . As coordenadas geográficas se referem a um conjunto de linhas imaginárias, os paralelos e os meridianos, que formam uma espécie de rede envolvendo todo o globo terrestre. 
     As coordenadas geográficas são definidas pelos valores de latitude e longitude, duas grandezas angulares, para aquilo que se quer localizar em qualquer lugar do planeta. 
Geografia Newton Almeida
     Para medir a latitude é necessário utilizar os paralelos, que são as linhas imaginárias traçadas ao redor do globo terrestre paralelamente à Linha do Equador. A Linha do Equador é o paralelo principal, e divide o globo terrestre em dois hemisférios (duas metades de esfera) : Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. 
Geografia Newton Almeida
     Portanto, uma cidade, ou país, ou estado, ou uma pessoa, podem estar localizados no Hemisfério Norte, se estiverem ao norte da Linha do Equador, ou no Hemisfério Sul, se estiverem ao sul da Linha do Equador. Outros paralelos importantes são o Círculo Polar Ártico, o Círculo Polar Antártico, o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. 
      Para medir a longitude é necessário utilizar os meridianos, que são linhas imaginárias traçadas ao redor do globo terrestre paralelamente ao Meridiano de Greenwich.   O Meridiano de Greenwich divide o globo terrestre em dois hemisférios (duas metades de esfera) :  Hemisfério Oeste (também chamado  de Hemisfério  Ocidental) e Hemisfério Leste (ou Hemisfério Oriental). O  Meridiano de Greenwich passa perto de Londres no Observatório Astronômico de Greenwich, e serve de referência para os fusos horários. Os meridianos passam sempre pelos polos. 
Geografia Newton Almeida
     Portanto, um país, ou cidade, ou um  bairro pode estar localizado no Hemisfério Oeste, se estiver a oeste do Meridiano de Greenwich, ou no Hemisfério Leste, se estiver a leste do Meridiano de Greenwich .
      Saber o que são paralelos e meridianos é um dos primeiros passos para entender o sistema de localização proporcionado pelas coordenadas geográficas. Quaisquer pontos  a serem localizados na superfície da Terra resultarão sempre do cruzamento entre um paralelo e um meridiano. Para comparação, seria como o cruzamento de duas ruas, necessário para localizar qualquer esquina. 
      Observe agora  nas figuras, abaixo,  a maneira com que são atribuídos os valores que definem as coordenadas de qualquer ponto na superfície terrestre, a partir da identificação de dois ângulos : o ângulo de latitude (distância, em graus, do ponto, que se quer localizar,  à Linha do Equador) e o ângulo de longitude (distância, em graus, do ponto ao Meridiano de Greenwich). 
Geografia Newton Almeida

        A latitude corresponde ao ângulo formado pelo ponto (P), que se quer localizar, o centro da Terra (C) e um ponto na Linha do Equador (Q). A medida desse ângulo é a distância em graus do paralelo onde P se encontra à Linha do Equador. Lembre de verificar, também, se o ponto está no Hemisfério Norte ou Sul, ou seja, se a latitude é norte ou se é latitude sul. No exemplo da figura a latitude, do ponto P é norte, ou seja, ele está localizado no Hemisfério Norte. Evidentemente que todos os pontos pertencentes ao paralelo que passa por P apresentam a mesma latitude.  Observe mais uma vez a figura e note que o mais distante que um ponto pode estar da Linha do Equador é 90 graus (ou 90 °), para o norte ou para o sul.   Por convenção,  a  Linha do Equador marca a latitude  de  0° . 
         A longitude, por sua vez, é dada pelo ângulo formado pela interseção, no eixo de rotação da Terra, entre o plano que contém o meridiano que se quer localizar e o plano do meridiano principal (de Greenwich). A longitude pode ser obtida no plano da Linha do  Equador, medindo o ângulo formado pelos pontos P, C e Q, resultantes dos cruzamentos, com o plano da Linha do Equador,  do meridiano do ponto, do eixo de rotação e do meridiano principal. Evidentemente todos os pontos pertencentes ao mesmo meridiano terão a mesma longitude. Por convenção, o Meridiano de Greenwich marca a longitude de 0° . As longitudes poderão variar de 0° a 180° para o leste e o mesmo para o oeste. Lembre de observar se o ponto está no Hemisfério Oeste ou no Hemisfério Leste, no caso da figura, o ponto P está no Hemisfério Oeste ou Ocidental, ou seja está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich. 
         Veja abaixo algumas cidades do mundo e suas coordenadas geográficas. 

Geografia Newton Almeida

( Fonte :  Fonte : Livro Geografia do Mundo ; Carvalho, Marcos Bernardino de ; Pereira, Diamantino Alves Correia ; Editora FTD ; São Paulo ; 2009; 8º ano )


Geografia Newton Almeida
      

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial