segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Brasil no Mundo Globalizado - Inserção Brasileira na Produção Técnico-Científica - Produtos de Valor Agregado

       O Brasil no Mundo Globalizado : a Integração do Brasil à Economia Mundial

                                     Política Externa Brasileira

           O que é geopolítica ?   Segundo alguns pesquisadores, o conceito de geopolítica foi criado com base no trabalho do geógrafo alemão Friedrich Ratzel no final do século XIX. Para ele, a geopolítica é um instrumento da política externa de um país, baseado na valorização do espaço ou território como forma de exercer a hegemonia mundial.   A geopolítica pode ser definida como a ciência que estuda estratégias do Estado para melhor administrar seu território com vistas à sobrevivência de seu povo e sua melhor inserção no plano internacional. 

                                   A geopolítica brasileira

      A geopolítica brasileira intensificou-se após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), quando a política externa se voltou para o fortalecimento da liderança do Brasil na América do Sul e para uma participação mais ativa no mundo. A fim de atingir os objetivos dessa política, o governo brasileiro passou a investir na formação de profissionais qualificados para representar o país no exterior. Em 1945 foi criado o Instituto Rio Branco, importante formador de diplomatas  que representam e defendem os interesses brasileiros em outros países. A geopolítica brasileira tem um enfoque contemporâneo, isto é, fundamenta-se na cooperação e no estabelecimento de parcerias que ofereçam vantagens comerciais ao país.
     A política externa praticada pelos representantes do Brasil não pretende impor seus interesses por meio da força. Também não aceita coação ou pressão por parte de qualquer outro país ou organização internacional. Assim, para os diplomatas brasileiros não há inimigos ou desafetos. Todos os países são potenciais parceiros comerciais. Desde o início da década de 1990,  essa estratégia fez com que importantes parcerias fossem estabelecidas com vários países do mundo.

                              Os Anos  1990 e o Modelo Neoliberal  

      A partir da década de 1990, com a intensificação dos fluxos de capitais estrangeiros, resultado do processo de globalização, ocorreu uma nova mudança no modelo econômico brasileiro. Para atrair investimentos, o governo promoveu a abertura da economia ao capital estrangeiro e colocou à venda várias empresas estatais, num processo conhecido como privatização. O governo brasileiro deixou então de ser proprietário para tornar-se fiscalizador das empresas que foram privatizadas. Várias agências de fiscalização foram criadas para estabelecer regras de funcionamento e de controle sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas. Esse processo de privatizações – ocorrido principalmente na década de 1990 como parte do modelo econômico neoliberal e globalizado – foi acompanhado por manifestações públicas contrárias à venda das estatais. Muitos defendiam a idéia de que o governo estava entregando à iniciativa privada, a preços muito baixos, empresas consideradas patrimônio do povo brasileiro, como foi o caso da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em 1997 .  A abertura da economia foi marcada por uma grande redução das taxas de importação, principalmente de bens de consumo. O aumento das importações tinha como objetivo ampliar a concorrência e incentivar as inovações tecnológicas na indústria brasileira.

                                                   O  Mercosul

     O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é o bloco econômico mais importante da América Latina. A sua implantação começou com  acordos entre o Brasil e Argentina, a partir de 1985.   Em 26 de março de 1991 o Brasil, a Argentina , Uruguai e o Paraguai assinaram o Tratado de Assunção, que formalizou o Mercosul . A principal finalidade do Mercosul é fortalecer a inserção e a participação de cada um dos países-membros no mercado globalizado, constituindo um bloco econômico a fim de aumentar a capacidade de negociação dos países-membros com outros países  ou blocos, como os Estados Unidos ou a União Européia . 

                                        Economia Globalizada – Economia Mundial

           O que é economia ? Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir.  Além dos resultados da atuação desta ciência em questões diretamente a ela ligadas, como dinheiro ou produção ou mercado financeiro, a economia influencia diretamente e indiretamente outras áreas da sociedade, seja a política, que está a ela intimamente ligada, ou seja a qualidade de vida das pessoas.  
         A partir da década de 1990, após o fim do bloco socialista, a circulação mundial de bens e serviços tornou-se muito mais ampla, pois muitos países socialistas que somente faziam comércio entre si passaram a integrar o mercado global. Hoje, várias pessoas do  mundo mantém hábitos de consumo semelhantes ( Exemplos disso : 1- comer hambúrguer da rede MacDonald’s , o hambúrguer da China é igual ao do Brasil , 2- Vestir-se com calça jeans  3- assistir aos últimos lançamentos do cinema 4 – comprar dvd’s de artistas mundialmente famosos : Justin Bieber, Michael Jackson, Byonce, Lady Gaga) . O século  XX (século vinte tem início em 1901 e vai até o ano 2.000) marcou o momento em que hábitos culturais, como o modo de se vestir e o padrão alimentar das pessoas, passaram a ser ditados pelas grandes potências econômicas do mundo e adotados em escala mundial .

                                        Mundo Globalizado

         Os avanços tecnológicos nas telecomunicações e nos transportes possibilitam o intercâmbio político, econômico e cultural entre os países. Podemos dizer que atualmenteinternet,  e sistemas de telecomunicações, que com mais de trezentos satélites artificiais  em órbita em volta da Terra permitem a transmissão de imagens e informações em tempo real. Profissionais, altamente qualificados,  são capazes de oferecer serviços de dentro do conforto de suas casas para outros países, através do computador.
                       
                       A Recente Estabilização Econômica e os Desafios para o  Brasil

     Nas últimas décadas, as reformas implantadas pelo novo modelo econômico brasileiro promoveram o controle da inflação e dos gastos públicos, ampliaram os investimentos externos e internos no país e iniciaram um novo ciclo de modernização econômica.  O Brasil enfrentou em 2008 uma crise econômica mundial. Essa crise de 2008 retrata uma característica da economia global. Como existe uma rede integrada das economias das empresas e países,  basta um problema num  ponto dessa rede (num país ou numa empresa ou banco) que o problema é propagado para todo a economia globalizada. Em 2008, houve uma crise econômica iniciada nos Estados Unidos, chamada Sub-prime com hipotecas (empréstimos para  aquisição de casa própria) e essa crise de espalhou pelo mundo, mas no Brasil ela foi bem menor. Porque o Brasil adotou como grande parceiro comercial a China, além dos Estados Unidos , essa estratégia funcionou, a China continuou  comprando  as produtos primários (comodities) brasileiros (carnes, minério de ferro, petróleo e soja) . Outra decisão importante que manteve o crescimento econômico brasileiro  foi o fortalecimento do mercado interno, isso fez com que renda das pessoas aumentasse. O Brasil fez isso  pela a transferência de renda para os mais carentes (seja pelo aumento do salário mínimo, do programa bolsa família, do BPC, benefício da prestação continuada para  pessoas que possuem alguma deficiência, projeto Minha Casa Minha Vida que dá subsídio para a construção  da casa própria). Dessa forma a economia se manteve em  crescimento.
     A população brasileira é de cerca de 190 milhões, a 5ª maior do mundo .  Atualmente PIB do Brasil é de cerca de US $ 2 trilhões, o PIB é  a soma de toda a riqueza produzida no país em um ano.  Portanto o  Brasil é  a sétima maior economia do mundo hoje. Para comparação o maior PIB do mundo é dos Estados Unidos de US $ 14 trilhões .
    Mas  o PIB per capita do Brasil  é ainda baixo de cerca de U$ 10 mil  por brasileiro por ano , dividindo  a riqueza produzida por todos  os  brasileiros ,  devido à grande população. Para comparação, um dos  maiores PIB per capita  do mundo é o dos EUA  com cerca de U$ 50 mil  por ano, da Noruega é maior ainda de cerca de US$ 90 mil dólares, e o maior de todos é de Luxemburgo de pouco mais de US$ 100 mil.   
     O Brasil está fazendo parte dessa economia globalizada mundial, participando ativamente no cenário econômico mundial, destacando o Bloco econômico que ajudou a fundar o Mercosul. A taxa de desemprego brasileira é bem baixa de uns 5% (de cada cem trabalhadores brasileiros apenas 5 estão desempregados) . Para comparação, a Espanha, país desenvolvido da Europa, a taxa de desemprego é  de cerca de 20 % .   O Brasil tem que fortalecer o conhecimento técnico e o desenvolvimento tecnológico, para tornar-se mais competitivo no mundo globalizado.  Hoje a economia mundial necessita de criatividade e conhecimento, portanto um desafio para o Brasil é formar pessoas que dominem as novas tecnologias.
     O desafio  é combater a desigualdade social e investir em educação de qualidade, desenvolvendo tecnologias de ponta !

                      Bons Exemplos da Inserção Brasileira na Produção Técnico-Científica / Produtos de Valor Agregado

    Agora  , eu  vou citar (Newton Almeida) exemplos positivos da integração do  Brasil na economia mundial globalizada como a empresa EMBRAER, que é a 3ª maior fabricante de aviões do mundo. A EMBRAER é das maiores empresas exportadoras brasileiras em termos de valor absoluto. A sede fica em São José dos Campos e tem quase 20.000 funcionários. Foi fundada em 1969, era empresa estatal e foi privatizada em 1994.  Outro exemplo  de integração brasileira na  economia globalizada  é  que   recentemente o governo brasileiro incentivou fabricação de tablets, através de uma empresa pioneira sediada no Paraná (leadership). O Tablet é uma espécie de computador  de mão, um produto que necessitou  de desenvolvimento técnico e científico para ser fabricado.  Dessa maneira o Brasil, vai aos poucos  desenvolvendo produtos que tem altíssimo valor no mercado mundial, produtos que são uma  conquista do desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nacional, deixando aos poucos de ser um mero exportador de produtos primários para exportar produtos industrializados de alta tecnologia. A realização da Copa do Mundo de 2014 e olimpíadas de 2016 afirma o potencial turístico brasileiro, ampliando a participação do setor terciário brasileiro (setor de serviços) na economia globalizada mundial. 
      Por fim lembro que o Brasil já desenvolveu sua tecnologia própria de biocombustíveis, o etanol, combustível  renovável e menos poluente. A utilização do etanol (álcool proveniente de cana-de-açúcar) só foi possível devido :
   -  ao desenvolvimento genético de melhores espécies de cana-de-áçúcar, pela  EMBRAPA, empresa brasileira de biotecnologia agrícola ;
   -  também pela contribuição da Petrobrás, com o CEMPES, seu centro de pesquisa que desenvolveu a qualidade do biocombustível etanol ;
   -  e finalmente  a invenção dos motores  flex, que funcionam tanto com gasolina quanto com etanol, que são uma grande inovação brasileira, outra invenção de engenheiros brasileiros que desenvolveram um software (programa de computador)  próprio .
     
Fonte :  DANELLI, Sonia Cunha  de Souza. Projeto Araribá Geografia 8º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 . 

                    *  Atenção Concurseiros - Para você que deseja passar em concurso público  :   
    
      Apostila Geoconcursos consiste: - Coletânea digital de provas específica para o referido cargo + Dicas & Estratégia: Como passar em Concursos + Indicação de material didático, 349 video-aulas ; 44.797 teses, dissertações, textos gerais  . Visite a página de vendas que contém maiores detalhes, basta seguir o link acima, sem compromisso ! 


Geografia Newton Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !