A Origem da Terra
A história geológica da Terra teve início há cerca de 4,6 bilhões de anos e a teoria que explica a origem do planeta é apenas uma hipótese.
A Terra é o resultado do acúmulo de poeira cósmica e de fragmentos gerados pelo Big Bang. Esses materiais se atraíram e se compactaram, formando nosso planeta.
No início, o nosso planeta foi, muito provavelmente, uma grande massa incandescente, que apresentava em alguns pontos frias camadas rochosas.
Envolta em gases, a Terra sofria ataques de pedaços de rochas, talvez restos de planetas mais antigos. Eram os meteoritos, que abriam grandes crateras na superfície terrestre.
Com o passar do tempo, a crosta tornava-se mais grossa, ao mesmo tempo que perdia pequenos pedaços que afundavam no manto derretido e se fundiam novamente.
Quando isso acontecia, eram emitidas nuvens de gases que envolviam nosso planeta. Essa "primeira atmosfera" da Terra caracterizou-se por não conter oxigênio.
Vulcões lançavam lava e gases sobre a superfície que se formava. As lavas ajudavam a engrossar a crosta. Os gases eram lançados na atmosfera juntamente com o vapor proveniente do resfriamento da Terra. As nuvens formadas condensavam-se e caíam as primeiras chuvas que se acumulavam na crosta já resfriada, formando lagos e os primeiros oceanos. Nessa ocasião, sem que se saiba o motivo, formaram-se duas crostas bem distintas entre si: uma continental e outra oceânica. Posteriormente, surgiram os primeiros continentes e as primeiras montanhas.
Fonte : DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 6º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. GEOGRAFIA - série novo ensino médio. Editora moderna. 3ª edição . São Paulo : 2008 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial