Os Aspectos Físicos do Oriente Médio
Oriente Médio
O Oriente Médio localiza-se no sudoeste da Ásia, constituindo um ponto de contato desse continente com a África. No norte da África, como no Oriente Médio, a paisagem natural dominante é desértica, sendo grande a presença de povos árabes ou de troncos étnicos semelhantes, há muito petróleo e tradições históricas comuns, que remontam à expansão muçulmana a partir do século VII da nossa era. Os climas predominantes são o árido e o semiárido, motivo pelo qual quase toda a região é constituída por desertos. As temperaturas variam de mais de 40 °C durante o dia a menos de 10 °C à noite. Essas características climáticas são um dos fatores que levaram a população a concentrar-se em cidades como Damasco (Síria) e Riad (Arábia Saudita), localizadas nos raros pontos do Oriente Médio em que as águas subterrâneas afloram à superfície, formando os oásis.
Foto acima: oásis na cidade de Tiuri (Omã, 1997) .
Foto acima: vista da cidade de Riad (Arábia Saudita).
Atualmente se considera Oriente Médio toda a região que vai da Turquia, a oeste, até o Afeganistão, a leste, tendo como centro a parte asiática do Egito (que é predominantemente um país africano), Israel, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, Irã e os países da península Arábica : Arábia Saudita, Kuwait, Iêmen, Omã, Bahrein, Catar e Emirados Árabes Unidos (veja o mapa abaixo) .
Também no Oriente Médio está situado Chipre, país que ocupa a maior parte de uma pequena ilha no Mediterrâneo, com 9.200 Km². Desse total, um terço está sob controle da Turquia.
Aspectos Físicos
O clima predominante no Oriente Médio é o desértico, e também o semidesértico, lembrando o deserto do Saara, do norte do continente africano. Em alguns trechos, especialmente próximos ao litoral, o clima é subtropical mediterrâneo. Aí se concentra a maioria da população.
O relevo em geral é baixo, com exceção das partes leste e, especialmente, norte dessa região - Afeganistão, norte do Irã e da Turquia - onde surgem planaltos e cadeias de montanhas. A principal planície é a da mesopotâmia, localizada na Síria e principalmente no Iraque. Essa planície é formada pelos rios Tigre e Eufrates. Ela apresenta grandes densidades demográficas e nela se cultivam vários gêneros agrícolas, como arroz, trigo, cevada e algodão (veja o mapa abaixo).
Uma característica fisiográfica importantíssima para o Oriente Médio é a formação geológica de terrenos, suas rochas e recursos minerais. Na região predominam as bacias sedimentares - em especial na península Arábica e ao redor do golfo Pérsico - , que são áreas rebaixadas e preenchidas por rochas sedimentares. Essas bacias sedimentares apresentam as condições necessárias para a ocorrência de hidrocarbonetos, já que existe aí um anticlíneo ( formação curva), que constitui uma fenda preenchida há milhões de anos por organismos marinhos que ficaram aprisionados no meio de camadas rochosas e transformaram-se em petróleo e gás no decorrer desse tempo. Esse anticlíneo foi produzido pela colisão de duas placas tectônicas , a placa Eurasiana e a Árabe, que têm uma zona de encontro nessa região.
Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . 8º ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .
Fonte Livr: DANELLI, Sonia Cunha de; Geografia Projeto Araribá; 9º ano; Editora Moderna, 2ª edição; São Paulo : 2007
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial