O MUNDO QUE QUEREMOS - Texto do Newton Almeida sobre Desenvolvimento Sustentável e Distribuição de Renda
A Conferência da Organização das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável reflete a necessidade de distribuir os benefícios do desenvolvimento tecnológico a todos países, e, dessa forma, erradicar a miséria e a pobreza extrema.
O desenvolvimento tecnológico, a que me refiro, deve ser entendido como a maneira de produzir em maior quantidade, melhor qualidade e com proteção ao meio ambiente, nos moldes do almejado Desenvolvimento Sustentável.
Dividir as tecnologias com todos os países significa preservar os recursos naturais e biodiversidade para as gerações futuras, garantindo uma vida plena para todos seres humanos. Dividir as tecnologias significa dividir a riqueza entre todos no mundo.
Um exemplo simples é a questão da água. Segundo dados da ONU mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à quantidade mínima de água para a sua plena existência. Mas, as reservas de água no planeta são suficientes para todos os 7 bilhões de seres humanos. O que falta para essa grande parcela da humanidade é a tecnologia para a captação, adução ( transporte) e tratamento da água. A água em si existe, a tecnologia para consumi-la é que tem que ser dividida.
Percebam que dividindo os avanços tecnológicos com todos, estaremos consequentemente ampliando a renda per capita, ampliando o acesso à saúde e educação. Quando uma família ascende socialmente passa ter menos filhos.
A distribuição da riqueza ou divisão das tecnologias fará com que em três décadas as taxas de natalidade estabilizem, produzindo alimentos e bens industrializados de maneira a otimizar a utilização dos recursos naturais, com a reciclagem dos resíduos e economia de energia.
O MUNDO QUE QUEREMOS inclui qualidade de vida a todos os seres vivos do planeta. O desafio continua dentro de nós, pois a natureza é plena para todos, o que falta é olhar ao próximo como irmão, olhar o outro como um aliado.
Somente juntos conseguiremos. O MUNDO QUE QUEREMOS tem a solidariedade como princípio e a plena qualidade de vida como consequência !
GEOGRAFIA Newton Almeida
1 Comentários:
Obrigada
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial