Exercícios de Geografia e Texto - Guerra Fria - Equilíbrio pelo Terror - Mikhail Gorbatchev
" A Guerra Fria
No ano de 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial, os países conhecidos como " Três Grandes " (Estados Unidos, União Soviética e Grã-Bretanha), vitoriosos na guerra, participaram de conferências para reorganizar o espaço europeu de acordo com seus interesses. As conferências de Yalta e Potsdam remodelaram as fronteiras soviéticas e alemãs, expandindo a área de influência da União Soviética.
Os Estados Unidos, temendo um avanço soviético, lançaram a Doutrina Truman em 1947, com o objetivo de colocar os países da Europa Ocidental sob sua influência. Assim teve início o processo de bipolarização mundial.
Como consequência, em 1949 os países da Europa alinharam-se no bloco ocidental (capitalista) ou no bloco oriental (socialista). No mesmo ano, a Alemanha foi dividida em dois países: a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental, capitalista, e a República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental, socialista. Veja o quadro abaixo :
Duas Ideologias
Já no decorrer da Segunda Guerra Mundial, ficaram evidentes as divergências ideológicas entre os aliados ocidentais e a União Soviética. Os dois grupos apresentavam dois modelos de sociedade completamente distintos.
. O bloco ocidental (capitalista) priorizava a proteção das liberdades individuais e defendia a democracia representativa, a economia de mercado e a livre iniciativa empresarial.
. O bloco oriental (socialista) priorizava a construção de uma sociedade sem desigualdades, com a abolição da propriedade privada dos meios de produção e o controle estatal da produção e da distribuição.
A existência dos blocos antagônicos, dotados de arsenais nucleares, afetou as relações entre os países, a cultura, a ciência e a tecnologia.
|
Corrida espacial
Nesse cenário, a corrida espacial foi um marco na disputa entre os blocos capitalistas e socialistas. Os soviéticos foram os primeiros a lançar um satélite e a enviar um homem ao espaço, enquanto os estadunidenses organizaram a primeira expedição tripulada até a Lua. A corrida tinha finalidade científica, mas sobretudo era uma maneira de cada bloco fazer propaganda de suas conquistas tecnológicas e de seu modo de vida.
Figura acima : em 12 de abril de 1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a viajar ao espaço, a bordo da espaçonave Vostok I.
Figura acima : em 20 de julho de 1969, o astronauta estadunidense Neil Armstrong tronou-se o primeiro homem a caminhar na Lua. A viagem foi feita a bordo da espaçonave Apollo 11, mostrada na foto.
Equilíbrio do terror
Além da corrida espacial, durante a Guerra Fria ocorreu a chamada corrida armamentista, que teve início com o lançamento das bombas atômicas sobre o Japão. Estados Unidos e União Soviética esforçavam-se em produzir bombas nucleares com poder de destruição cada vez maior, gerando preocupação em todo o mundo. Acreditava-se que o ataque de um dos dois lados desencadearia uma guerra total que poderia pôr em risco a própria existência humana. Era o equilíbrio do terror. Por esse motivo, as duas superpotências tentavam manter os conflitos longe de suas fronteiras.
Os focos de tensão foram mudando ao longo do tempo, sempre que algum país não deixava claro a qual bloco estava aliado. Soviéticos e estadunidenses financiaram grupos rebeldes, partidos e até artistas e intelectuais para difundir suas ideologias.
Por isso, a Guerra Fria não foi uma guerra no sentido militar, de combate armado, mas uma guerra tecnológica, ideológica e cultural.
O fim da Guerra Fria
Em 1985, Mikhail Gorbatchev (figura abaixo) assumiu o poder na União Soviética. Nos anos seguintes, ele iniciou um processo de reestruturação econômica (perestroika, em russo), com abertura política e com transparência das ações do Estado (glasnost).
Entre as ações empreendidas por iniciativa do líder soviético, destacaram-se os acordos entre os dois blocos para diminuição do arsenal nuclear. Desse modo, o equilíbrio pelo terror tornou-se menos inquietante.
Iniciado no governo de Gorbatchev, o fim da Guerra Fria teve alguns momentos marcantes :
1989 - a população de Berlim derruba o muro que dividia a cidade em duas partes incomunicáveis e havia se tornado um símbolo de opressão.
1990 - ocorre a reunificação do território alemão, dividido formalmente em 1949. A República Federal da Alemanha passa a ser o único Estado alemão.
1991 - Depois de ser vítima de uma tentativa de golpe de Estado, Gorbatchev perde o poder e a União Soviética desmembra-se em várias repúblicas independentes. "
Exercícios (com respostas, do professor Newton Almeida)
1- Explique como o mundo se dividiu no contexto da Guerra Fria .
RESPOSTA O mundo ficou bipolarizado (dois polos opostos) em bloco ocidental (países capitalistas) e bloco oriental (países socialistas).
2- De que maneira cada um dos blocos de poder procurou conter a expansão do adversário ?
RESPOSTA Cada bloco de poder, sendo o capitalista liderado pelos Estados Unidos, e o socialista liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, financiava grupos rebeldes, partidos políticos e até artistas e intelectuais para difundir suas ideologias. Além disso, cada bloco buscava mostrar que possuía tecnologia espacial mais avançada, a chamada corrida espacial, além de sempre buscar aumentar seu arsenal nuclear.
3- Por que se diz que a Guerra Fria não foi uma guerra no sentido militar ?
RESPOSTA Essa competição e disputa entre os dois blocos hegemônicos foi chamado de Guerra Fria, pois os dois polos de poder, Estados Unidos e União Soviética nunca se enfrentaram diretamente numa guerra, havendo conflitos armados em outros países, como no Vietnã ou em Cuba. Caso as duas superpotências tivessem se enfrentado diretamente seus armamentos nucleares seriam suficientes para destruir o mundo inteiro.
4- Qual líder mundial teria dado início ao fim da Guerra Fria ?
RESPOSTA Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o poder na União Soviética. Nos anos seguintes, ele iniciou um processo de reestruturação econômica e abertura política, que foram fundamentais para o fim da Guerra Fria. Entre as ações empreendidas por iniciativa do líder soviético, destacaram-se os acordos entre os dois blocos para diminuição do arsenal nuclear. Desse modo, o equilíbrio pelo terror tornou-se menos inquietante.
5- Quais momentos da história marcaram o fim da Guerra Fria?
RESPOSTA O fim da Guerra Fria foi marcado pela queda do Muro de Berlim (o chamado Muro da Vergonha, em 1989), a reunificação da Alemanha (1990) e a fragmentação da União Soviética em várias repúblicas independentes (1991) .
GEOGRAFIA Newton Almeida
Fonte : DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 9º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial