Ex - Repúblicas Soviéticas
" A Modernização das Ex-Repúblicas Soviéticas
Os países da extinta União Soviética não estavam preparados para o cenário econômico e tecnológico mundial do final do século XX, principalmente no que se refere às tecnologias de informação.
No final da década de 1980, a economia planificada mostrou que não poderia persistir. A ex-URSS havia realizado investimentos pesados nas indústrias de bens de produção e na indústria bélica no período da Guerra Fria, porém não investira na indústria de bens de consumo. Isso gerou uma carência de produtos básicos, como alimentos e produtos de higiene. As populações enfrentavam longas filas, às vezes sob temperaturas abaixo de zero, para adquirir produtos de primeira necessidade (figura abaixo). Bens de consumo, habituais nos países ocidentais, ficavam restritos a uma pequena elite dominante ou só podem ser comprados no mercado paralelo. Embora fosse garantido o mínimo vital para os cidadãos, muitos sentiam-se insatisfeitos com o modelo econômico.
Figura acima : fila para comprar alimentos na cidade de Bryansk (URSS, 1990).
Além de ter causado atraso tecnológico, a economia planificada fracassou pela falta de motivação que gerava em suas populações: não havia incentivos governamentais que estimulassem a produção e a inovação, já que esse sistema inibia a livre iniciativa.
Atualmente, os setores de bens de consumo das antigas repúblicas soviéticas incorporam as tecnologias mais modernas e aumentam cada vez mais a competitividade de seus produtos, incorporando-lhes maior valor agregado, de forma que garanta vantagens no comércio internacional (veja figura abaixo).
Figura acima : vista da refinaria de uma das empresas russas que se destaca pelo uso de equipamentos modernos, tecnologias avançadas e preocupação com proteção ambiental (Rússia, 2006).
A privatização das empresas públicas, praticada nesses países na década de 1990, significou a formação de uma camada de novos ricos que se aproveitou de seus contatos políticos no regime anterior para enriquecer.
A corrupção , já muito presente na época soviética, continuou a ser praticada nos regimes democráticos. O aparecimento de grupos mafiosos passou a interferir no funcionamento normal da economia de mercado e na democracia representativa. "
Fonte : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007 .
2 Comentários:
Análise sucinta e muito boa sobre as razões do desmoronamento do Império Soviético nas décadas de 1980/90. É bom lembrar que a União Soviética era um Império que apenas se mantinha sob o manto da Tirania das Épocas até o final da Época Stalin. O desmorononamento deste Império dando lugar, novamente à Rússia e diversas outras nações que conquistaram, então, suas liberdades, ocorreu - é bom chamar a atenção - sem derramamento de sangue e sofrimentos para os povos envolvidos ( à exceção da Chechênia), como aconteceu, infelizmente, com a fim da Iugoslávia, comandada pela Sérvia, até a morte de Tito. É bom lembrar tais fatos, porque o atual desmoronamento das Tiranias e Monarquias Absolutas Árabes se processa, muito, com mortes e sofrimentos para os povos destas nações. Nossa Sociedade Humana tem que superar a Sociedade de Conflitos ( um inimigo em cada canto) para afirmar-se como Sociedade de Consensos ( uma amigo em cada canto) para que suas diferentes etnias, povos, crenças e ideologias deixem de ser os "ANJOS DA MORTE" que hoje são.
O Blog do Professor Marciano Dantas ultrapassou a marca dos 900 mil acessos.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial