terça-feira, 25 de setembro de 2012

JAPÃO : Exercícios : Perguntas com Respostas

   Atenção prezados alunos, pesquisadores e leitores, abaixo alguns exercícios com respostas sobre o Japão, no nível do 8º e 9º anos do ensino fundamental.  Boa sorte ! 

1-  Até a alguns anos anos atrás a economia japonesa era a segunda maior do mundo. Será que isso continua assim ?

   RESPOSTA 

   Atualmente a China é a segunda maior economia do mundo, Japão em  terceiro, com Estados Unidos no primeiro lugar e nosso Brasil na sexta posição. 

2-  O Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial, sendo que duas boas atômicas foram lançadas e detonadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, pelos Estados Unidos. Comente, resumidamente, sobre o desempenho econômico do Japão após esse trágico período.

   RESPOSTA

  O país apresentou notável desenvolvimento tecnológico e industrial na segunda metade do século XX e foi dos responsáveis pelo grande crescimento econômico dos chamados Tigres Asiáticos.
   
3-  Comente sobre a configuração e principais aspectos do território geográfico japonês . 

   RESPOSTA 
    
     O Japão é um  país-arquipélago de tradições milenares. O Japão tem apenas 378.000 km² de extensão.  É constituído por quase 4 mil ilhas, entre as quais se destaca Honshu (230.948 km²), Hokkaido (85.514 km²) e Shikoku (18.798 km²). Essas quatro ilhas são interligadas por pontes e túneis que permitem a perfeita integração do território. 
   As atividades econômicas do país concentram-se nas estreitas planícies litorâneas. 

4 -  Com uma população de aproximadamente 127,9 milhões de habitantes em 2005 (segundo a ONU), o Japão é um dos países mais populosos do mundo, com alta densidade demográfica (cerca de 337 hab./km²).  Comente sobre a ocupação humana no Japão e suas principais características demográficas.

      RESPOSTA

     A população japonesa é predominantemente urbana (75%), concentrando-se em cidades como Tóquio (capital do país), Yokohama, Osaka, Nagoya, Sapporo, Kyoto e Kobe .
   Na faixa que se estende de Tóquio a Kyoto, encontra-se uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, com mais de 70 milhões de habitantes. A concentração populacional em grandes áreas urbanas dificulta a solução do problema de espaço para moradia e trabalho por parte do governo.
   Dois aspectos importantes da população japonesa atual são a queda constante da taxa de natalidade, apesar das campanhas governamentais pelo seu aumento, e a elevada expectativa de vida (82,3 anos em 2005, segundo a ONU). Esse quadro aponta para o envelhecimento da população e para a necessidade da destinação de verbas públicas a um número cada vez maior de aposentadorias. 

5-  Sobre a taxa natalidade no Japão : é alta, média ou baixa ?  Por quê ?

       RESPOSTA

    A taxa de natalidade no Japão é muito baixa, acarretando como principais consequências a queda do crescimento vegetativo e a carência de mão-de-obra. 
     A razão dessa baixa taxa de natalidade seria o alto nível educacional da população, a maior inserção da mulher japonesa no mercado de trabalho e a formação de uma sociedade informatizada e altamente competitiva, que acabaram por desestimular a natalidade. 
   Os japoneses, a exemplo dos europeus, encaram os filhos como obstáculo à ascensão econômica da família e temem as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho que eles poderão ter no futuro.

6 -  Qual solução o Japão tem buscado para o problema da falta de mão-de-obra ? 

        RESPOSTA

   A saída que o Japão tem dado à carência de mão-de-obra é o incentivo à imigração de dekasseguis (descendentes de japoneses que nasceram e residem em outros países), geralmente jovens, que desejam se aventurar a ganhar até US 5 mil por mês trabalhando nesse país. Em 2006 havia cerca de 313 mil brasileiros trabalhando no Japão, a maioria descendente de japoneses. 

7 -  Quais dificuldades físicas, ou obstáculos geográficos, o Japão enfrenta ? De que forma o país tenta resolver isso (destaque a agricultura do país) ?

        RESPOSTA

   Apesar de sua grandeza econômica, o país tem enormes desafios, entre os quais o relevo montanhoso, com mais de 40 vulcões ativos, e a pequena extensão, fatores que dificultam a produção agrícola e, consequentemente, o abastecimento alimentar da população.
   Para superar essa limitação, os japoneses tem recorrido a recursos tecnológicos e a técnicas agrícolas modernas - como, por exemplo, o cultivo hidropônico (que usa somente água e nutrientes) -, obtendo alta produtividade com boa qualidade. Os principais produtos agrícolas do país são o arroz (figura abaixo) e o chá; também se destacam o algodão, a soja e o trigo.
   Porém, apesar da elevada produção agrícola, o Japão não é autossuficiente, o que o obriga a recorrer à importação de alimentos para suprir as necessidades de sua população.

8 -  O que são os Zaibatsus japoneses ? 

       RESPOSTA

    Os  Zaibatsus são poderosos grupos financeiros japoneses controlados por famílias tradicionais, proprietárias de grandes empresas, que se unem e buscam parceria com o Estado no desenvolvimento de suas atividades produtivas.      

9 - De que  maneira o governo japonês aliou a tradição dos Zaibatsus às necessidades de tornar a sua indústria competitiva ?   

     RESPOSTA 

   É na atividade industrial que se encontra  a força econômica do Japão.  O governo busca aliar valores tradicionais aos processos industriais do Ocidente, formando pactos com suas antigas elites (os zaibatsus) para investir maciçamente na criação da infraestrutura necessária às indústrias. Governo e empresários se fundem então em um único interesse: mostrar ao mundo que o Japão é um país com grande poder industrial, econômico, político e tecnológico.

10 - Comente sobre a indústria japonesa. 

       RESPOSTA  
                    
   O Japão está entre os mais importantes produtores mundiais em quase todos os ramos industriais, destacando-se nos seguintes:

. siderúrgico  -  para o qual depende de importações de matéria-prima (aço), principalmente da Ásia, da América do Sul e da Austrália;
. automobilístico -  com um sistema de produção que emprega robótica e oferece alta qualidade, é o líder de vendas para os Estados Unidos ;
. eletroeletrônico - com destaque para equipamentos de imagem e som, transmissão de dados digitais e microcircuitos;
. naval -  o país é  um dos maiores construtores de navios do mundo;
. têxtil: -  especialista em novas fibras artificiais.

11-  O relevo japonês  dificulta a instalação de novas indústrias. Como o Japão enfrenta essa limitação territorial ?

     RESPOSTA

   Como as áreas montanhosas impedem a expansão para o interior, os japoneses construíram pôlderes (diques) e ilhas artificiais à beira-mar para a instalação de indústrias.

Foto acima : vista do Monte Fuji, na Ilha de Honshu (Japão, 2004). 

 Fonte Livro:  DANELLI, Sonia Cunha de;  Geografia Projeto Araribá; 9º ano; Editora Moderna, 2ª edição; São Paulo : 2007    

5 comentários:

Anônimo disse...

obrigado pela ajuda







Anônimo disse...

valeu brow me ajudou muito cara vc e 10

Kelvin Basilio disse...

Pow vc me ajudou muitissimo essas perguntas todas eram da minha prova vlw!

Kelvin Basilio disse...

pow vlw kra vc quebrou foi uma arvore mesmo as questões da minha prova era toda sobre isso! VLW!

Anônimo disse...

O Japão esta em 4° lugar não em 3°!
mas boas perguntas