quarta-feira, 14 de novembro de 2012

URUGUAI

                            "  O  Uruguai 
                  Menor país da América Platina, o Uruguai se destaca pelos indicadores sociais elevados .  

                          Características do  território e da população    
   Com uma  área  territorial  de 176.215 Km² , o Uruguai é  menor que o estado de São Paulo (que tem 248.209 Km²). Grande parte de seu território está situada no Pampa e apresenta relevo pouco acidentado, com extensas planícies e colinas de baixa altitude, conhecida localmente como cuchillas.  
   O Uruguai é um dos países mais urbanizados do mundo, com cerca de 93,5 % dos seus 3,2 milhões de habitantes concentrados em cidades. Porém, com exceção da região metropolitana de Montevidéu, onde vive cerca de 66% da população uruguaia, as demais cidades do país não ultrapassam 100 mil habitantes. 
   Além de contar com a sede do governo uruguaio, a Grande Montevidéu é o centro comercial, industrial e financeiro do país. Situada às margens do Rio da Prata, abriga balneários muito frequentados, como o  de Punta Del Este (abaixo). 


  Figura acima, foto de Iara Venanzikino : Hotel de luxo no balneário  de Punta Del Este (Uruguai , 2003). A região atrai muitos turistas, principalmente argentinos e brasileiros.  

                            Aspectos econômicos
   Nas cuchillas desenvolve-se a agropecuária, principal atividade econômica do país. Os produtos gerados pela agropecuária representam 57% das exportações, com destaque para a produção de lã, carne e couro, e cultivo de trigo, soja, arroz e milho. Além disso,  essa atividade é responsável pelo fornecimento de matérias-primas  para as mais importantes indústrias do Uruguai : as têxteis  e as alimentícias, concentradas no entorno de Montevidéu (figura abaixo).


  















       Figura acima, foto de Ivan Franco : indústria de papel em Montevidéu (Uruguai, 2007). 

     Atualmente a agropecuária praticada no Uruguai utiliza grandes extensões de terras e emprega técnicas modernas, com alto índice de mecanização em boa parte das áreas cultiváveis e de criação de animais. Por consequência, apenas 13% da população economicamente ativa está  empregada no setor primário.  
     Até a década de 1960, o Uruguai era conhecido como  a "Suíça sul-americana" por apresentar  perfis de país desenvolvido, com estabilidade política e indicadores sociais elevados. 
   A partir dos anos 1970,  a escassez de recursos minerais e energéticos (o país importa todo o petróleo que consome) contribuiu para a desestabilização da economia. Associaram-se a isso também a falta de tecnologia e a queda do preço da lã e da carne no mercado internacional.
    Porém, embora esses fatores tenham reduzido o padrão de vida da população, o Uruguai mantém-se no grupo de países com elevado  IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) , ocupando o 48º lugar no ranking da ONU (2011) - *Atualizado  pelo Newton Almeida

                            O golpe militar e suas consequências
   Em 1973 ocorreu um golpe militar que gerou prisão e tortura de pessoas que se opunham ao regime, censura à imprensa e às instituições de ensino, entre outras graves consequências. Tais fatos favoreceram o  surgimento de movimentos de oposição e de guerrilha, como o dos tupamaros (nome em homenagem a Tupac Amaru, rebelde inca que lutou contra  a dominação espanhola). 
   A ditadura militar prolongou-se até 1984. Porém, mesmo com o restabelecimento da democracia, os problemas econômicos continuaram. 
   A década de 1990 foi marcada por privatizações, diminuição dos gastos públicos, aumento do desemprego e, diante desse cenário, por uma grande emigração de jovens. Na tentativa de contornar a crise e diversificar as atividades econômicas, o governo uruguaio adotou uma legislação favorável à implantação de instituições financeiras, o que acabou atraindo diversas empresas do setor e transformando o Uruguai em um país de destaque na área bancária.   "

FONTE : DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Araribá Geografia 8º ano. Editora Moderna. 2ª edição. São Paulo : 2007 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !