domingo, 23 de dezembro de 2012

Geografia : Exercícios Resolvidos : Países Capitalistas x Países Socialistas

              Geografia - Ensino Fundamental  -  Exercícios Resolvidos - Países Capitalistas e Países Socialistas . 

     Queridos alunos e leitores, os exercícios, abaixo, acompanham o desenvolvimento dos conteúdos do livro Projeto Araribá Geografia Crítica, 8º ano, edição 2010.
    O importante é entender e não apenas decorar. Quando você decora, ou memoriza, sem ter entendido, vai esquecer em pouco tempo. 
   Portanto, caso fique alguma dúvida, leia novamente o exercício, converse com os colegas e professores ou envie um email para mim. Ao final dos exercícios estão as respostas. Divirtam-se !  

    1 -  O que significa regionalização do espaço mundial ?
_______________________________________________________________________

2-  Após a Segunda Guerra Mundial o espaço mundial fica dividido em dois sistemas opostos de poder. Quais são eles ?
 __________________________________________________________________________

3-  Explique de que maneira o mundo ficou dividido em dois blocos de poder, após a Segunda Guerra Mundial .
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________  
                   
4- Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas firmaram-se como os Estados (países) mais poderosos do mundo, tanto em termos econômicos quanto em termos militares. Essas potências (países muito poderosos) eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos. Quais são esses sistemas ? 
_________________________________________________________________________   

5-  O que significam os blocos socialista e capitalista ? 
_________________________________________________________________________

6-  Como ficou conhecida a disputa de poder entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ? 
_________________________________________________________________________ 

7- A Guerra Fria durou até quando ? Por que ela terminou ? 
_________________________________________________________________________

 RESPOSTAS 

   1-  A geografia é a ciência que estuda a superfície terrestre e as interações do homem com o meio ambiente. O espaço geográfico, que se refere à presença humana alterando e interagindo com a natureza, é muito amplo, e portanto, é comum dividir essa imensidão do espaço (parte da superfície terrestre) em regiões, ou porções menores, com determinadas caracteríiticas. Quando você vai estudar o corpo humano, por exemplo, vai perceber que é comum dividí-lo em partes, como a cabeça, tronco e membros, ou vai estudar o sistema respiratório, ou circular, e assim por diante.  
   Outro exemplo, podemos dividir a superfície terrestre, ou regionalizar a superfície terrestre,  em oceanos e continentes : os oceanos são as porções, ou regiões da superfície terrestre, cobertas por água de algum oceano; os continentes são as porções da superfície terrestre que estão acima dos oceanos, são as chamadas terras firmes.

   RESPOSTA :  A regionalização do espaço mundial significa a sua divisão em regiões que possuem características semelhantes, a partir de algum critério ou estudo específico.
     
2-  RESPOSTA :   Após a Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939 e terminou no ano de 1945, portanto no século XX, o mundo ficou dividido (o mesmo que regionalizado) em países capitalistas e países socialistas.
   
3-  RESPOSTA :  A Segunda Guerra Mundial envolveu quase todos os países do mundo, e deixou a Europa arrasada. As cidades da Europa foram destruídas pelos bombardeios frequentes. Estima-se que tenham morrido cerca de 50 milhões de pessoas na segunda Guerra Mundial. Um país que chegou a ruína foi o Japão, que teve duas cidades destruídas por bombas atômicas : Hiroshima e Nagasaki.
    Portanto, até mesmo países vencedores, como o Reino Unido sofreram imensamente com a Segunda Guerra Mundial. Mas, os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia) saíram da guerra com melhor situação econômica. Dessa forma, os países do mundo foram divididos em dois blocos de poder : o bloco socialista, liderado pela URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas); e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos.

4- RESPOSTA :  Sistema capitalista (EUA)  e sistema socialista (URSS) .
  
5- RESPOSTA :  A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas liderava o bloco dos países socialistas, que defendiam que o país fosse governado segundo rígido plano econômico que desse a toda a população iguais condições, com moradia, saúde e educação, garantidas pelo governo. Então, simplificando, num país socialista não era importante votar ou escolher um presidente, mas sim pensar em condições  de igualdade para todos. Num país socialista cada pessoa tinha sua casa, recebia educação, mas não tinha liberdade de escolher sua própria profissão. 
     Os Estados Unidos da América liderava o bloco dos países capitalistas, que defendiam a liberdade individual e o direito a escolher o presidente, as autoridades do governo. Para o capitalismo a maior importância é o direito à propriedade privada, o direito de  escolher seu próprio caminho, um sistema de governo em que qualquer pessoa pode ficar rica desenvolvendo seu próprio negócio.
6- RESPOSTA :  Essa disputa de poder, entre os dois blocos de países socialistas e capitalistas ficou conhecida como Guerra Fria. Esse nome Guerra Fria aconteceu já que as duas potências mundiais (EUA e URSS) nunca se enfrentaram diretamente no campo de batalha. O confronto entre eles só ocorreu no campo diplomático, principalmente pelo apoio a guerras em outras regiões e países, como as guerras do Vietnã, da Coeria e do Afeganistão.
     
7- RESPOSTA :  A Guerra Fria vai desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a fragmentação ou dissolução do bloco de países socialistas, que tem na Queda do Muro de Berlim o seu acontecimento marcante. A Guerra Fria vai do ano de 1950 até 1989.
     A Guerra Fria chegou ao fim porque a partir dos anos 1980 o mundo bipolarizado (dois blocos de poder) passou por uma série de transformações. Durante  décadas, a URSS investira grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial e de armamentos, em prejuízo de outros setores da economia. Além disso, enviava grandes somas de dinheiro para sustentar a economia de outros países socialistas (como Cuba, por exemplo), o que acarretava grandes gastos ao tesouro público. Com isso, os soviéticos  não conseguiram acompanhar as economias capitalistas no que diz respeito a investimentos em setores como indústrias de bens de consumo, informática, telecomunicações e agricultura, enfrentando graves crises de abastecimento.
    Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo soviético e iniciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS, o que provocou o fim da Guerra Fria. 









Foto acima :  queda do Muro de Berlim (tirado da internet, sem autoria informada).

Geografia - Newton Almeida  http://geografianewtonalmeida.blogspot.com
Fonte :  DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 9º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007  .  

     *  Atenção Concurseiros - Para você que  deseja passar em concurso público  :   
    
      Apostila Geoconcursos consiste: - Coletânea digital de provas específica para o referido cargo + Dicas & Estratégia: Como passar em Concursos + Indicação de material didático (349 video-aulas*; 44.797 teses, dissertações, textos gerais  . Visite a página de vendas que contém maiores detalhes, basta seguir o link acima, sem compromisso ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça desse blog seu espaço para participação do desenvolvimento da geografia e conhecimento humano . Deixe um comentário !