quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Geografia : Questões : Múltipla Escolha : Com Respostas

     Questões de múltipla escolha de geografia, do nível do ensino fundamental 8º ano, seguindo os conteúdos e textos do livro Projeto Araribá 8º ano, Editora Moderna, de Sônia Cunha Danelli, 2007,  elaboradas pelo Newton Almeida.  
     As questões abaixo são sobre o capitalismo.   Ao final das questões estão as respostas . Está bem fácil !  Bom exercício ! 

1-  Em oposição ao sistema capitalista surgiu o sistema socialista com a Revolução Russa, de Bolchevique em 1917.  Marque a alternativa que informa corretamente sobre o surgimento do capitalismo no mundo.

a) O capitalismo  é o sistema econômico e social que surgiu na América durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se mais dominante a partir do século XVIII.

b) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII. 

c) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na África durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII. 

d) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Ásia durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.


2-  No sistema capitalista, a sociedade é marcada pela "tensão"  entre duas classes sociais : a burguesia e o proletariado.  Marque a alternativa correta .

a) A burguesia detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 

b)  O proletariado detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 

c) O proletariado é  refém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia, por não possuir os meios de produção, prende a  sua força de trabalho. 

d) A burguesia é refém do proletariado, com seus  meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho. 


3-  Quais são as três fases do capitalismo ? 

a) Levando em conta o processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em duas fases :  capitalismo de mercado e capitalismo social.

b) Tomando como base o processo de desenvolvimento, o capitalismo é classificado em três fases : capitalismo agrícola, capitalismo agropecuário e capitalismo bancário.
c) Considerando seu processo de desenvolvimento, classifica-se o capitalismo em três fases : 
capitalismo portuário, capitalismo rodoviário e capitalismo aéreo .
d)  Considerando seu processo de desenvolvimento, classifica-se o capitalismo em três fases : 
capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro . 


4- A fase do capitalismo comercial foi marcada pela expansão marítima, com as Grandes Navegações iniciadas no século XV. A expansão marítima permitiu aos europeus tomar  contato com territórios até então desconhecidos por eles. Esses territórios tornaram-se  colônias fornecedoras de mão-de-obra escrava, matérias-primas e metais preciosos. As  colônias também eram consumidoras dos bens produzidos nas metrópoles, além de receptoras do excedente populacional europeu.      Sobre o capitalismo comercial é correto afirmar :

a) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XXI possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

b) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XVIII ao século XX possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

c) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XVIII possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.

d) O comércio de mercadorias e a exploração das colônias do século XV ao século XX possibilitaram a cumulação do capital pela burguesia, daí a denominação de capitalismo comercial.


5- As principais formas de produção de mercadorias no capitalismo comercial eram o artesanato e a manufatura. Marque a alternativa que explica corretamente a diferença entre artesanato e manufatura. 

a)  O artesanato é uma atividade industrial, na qual o artesão trabalha com máquinas muito desenvolvidas. Já na manufatura o trabalho é realizado manualmente, mas em conjunto por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

b) O artesanato é uma atividade coletiva, na qual o artesão trabalha manualmente e é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também manualmente, mas de maneira solitária por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

c) O artesanato é uma atividade individual, na qual o artesão não é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também coletivamente, mas individualmente  por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 

d) O artesanato é uma atividade individual, na qual o artesão trabalha manualmente e é o dono das suas ferramentas. Já na manufatura o trabalho é realizado também manualmente, mas em conjunto por diversos trabalhadores, sob a direção do dono dos meios de produção. 


6 - Durante a fase do capitalismo comercial, a cumulação de capital e as crescentes exigências do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento  do que hoje conhecemos como indústria. 
    O texto acima se refere ao surgimento de  qual fase do capitalismo ? 

a) Capitalismo industrial.
b) Capitalismo comercial.
c) Capitalismo social.
d) Capitalismo consumidor. 


7-   No século XVIII, teve início na Grã-Bretanha a chamada  Revolução Industrial, caracterizada pelo intenso uso de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalho e pelo emprego de mão-de-obra assalariada. Como consequência,  ocorreu um grande aumento da produção de mercadorias, o que multiplicou os lucros e elevou a concentração do capital. A indústria tornou-se a principal atividade econômica do sistema  capitalista. O desenvolvimento do capitalismo industrial fez ampliar ainda mais as trocas internacionais, já que o aumento da produção tornou necessária a busca de novos mercados consumidores de matérias-primas. 
     Sobre o texto acima, é correto afirmar : 

a)  A revolução industrial aumentou a produção de mercadorias, pela utilização de máquinas a vapor e especialização do trabalho, ampliando as trocas internacionais. 

b) A revolução industrial diminuiu a utilização de matérias-primas devido à utilização de   máquinas a vapor e especialização do trabalho, ampliando as trocas internacionais. 

c) A revolução industrial aumentou a renda da mão-de-obra assalariada, pelo aumento das trocas internacionais e especialização do trabalho.

d) A revolução industrial recebeu esse nome, pois revolucionou os processos de trocas de mercadorias, ampliando o mercado consumidor e  especializando o trabalho.


8-  O capitalismo financeiro é a fase atual do capitalismo caracterizada pela integração entre capital industrial e capital bancário. Nessa fase as indústrias incorporam ou criam bancos, ou então os bancos absorvem indústrias. O capitalismo financeiro consolidou-se após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando as empresas associadas às instituições financeiras aumentaram sua influência. Uma forma de as indústrias garantirem dinheiro para investimentos é vender cotas de suas empresas - as ações - nas bolsas de valores. As ações permitem que pessoas ganhem dinheiro sem a necessidade de participar diretamente da produção de alguma mercadoria. 
            Sobre o texto acima é correto afirmar : 

a) A fase atual do capitalismo é a financeira, que substituiu as indústrias pelos bancos.  As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 

b) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo da bolsa de valores, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de os bancos conseguirem dinheiro com as indústrias .  

c) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo financeiro, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 

d) O capitalismo se encontra na fase de capitalismo industrial, atualmente, que associou as indústrias e os bancos. As bolsas de valores são uma maneira de as indústrias conseguirem dinheiro para investimentos. 


9-  Assinale a alternativa que enumera as principais características do capitalismo :

a) Propriedade privada dos meios de produção; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; proibição do lucro. 

b) Propriedade privada dos meios de produção ; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; lucro. 

c) Propriedade pública dos meios de produção; economia de supermercado; lei da consulta e da procura ; gasto. 


d) Propriedade pública dos meios de produção; economia de mercado; lei da oferta e da procura ; lucro. 




10- Uma característica do capitalismo é a concorrência : para obter a maior rentabilidade possível, as empresas buscam oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis, tentando conquistar mais consumidores. A concorrência entre as empresas é benéfica, pois amplia para o consumidor as opções de compra e pode reduzir os preços. 
      Sobre o texto acima, a única alternativa correta é :   

a) A concorrência busca obter a maior rentabilidade possível, que significa aumentar o lucro, e isso prejudica os consumidores.  

b) A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos empresários e é prejudicial aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 

c) A concorrência é uma característica do capitalismo que beneficia aos consumidores, pois amplia suas opções de compra e reduz preços. 

d) A concorrência é uma característica do capitalismo que traz prejuízos  aos consumidores, pois diminui suas opções de compra e reduz preços. 

RESPOSTAS 

1  b     2 a    3 d    4 c     5 d    6 a    7 a     8 c    9 b    10 c 


GEOGRAFIA Newton Almeida http://geografianewtonalmeida.blogspot.com

Conheça o  blog :  www.newtonalmeida.com.br

Um comentário:

Ana Carolina disse...

Obrigada pela ajuda !