Correntes do Pensamento Geográfico : Geografia Crítica : Perguntas com Respostas
Perguntas com Respostas que preparei, atendendo solicitação, sobre a Geografia Crítica. Espero que os especialistas participem enviando comentários. Tentei elaborar perguntas bem simples e abrangentes. Espero que seja útil !
1- Explique o que é a Geografia Crítica .
RESPOSTA - A geografia é um dos saberes mais antigos do mundo. Ela estuda o espaço em que os seres humanos habitam. A palavra geografia foi criada pelo grego Eratóstenes de Cirene, em III a.C., e significa : GEO = terra , GRAFIA = escrita ou descrição , portanto Descrição da Terra. A geografia ganhou status de ciência a partir do século XIX na Alemanha, através dos estudiosos Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel.
Diversas correntes ou escolas do pensamento geográfico foram se desenvolvendo, como : Determinismo Ambiental; Possibilismo Geográfico; Geografia Regional; Geografia Quantitativa; Geografia Crítica ou Marxista; Geografia Humanística; Geografia Ambiental.
A Geografia Critica, ou Geografia Marxista, se caracteriza pelo questionamento das desigualdades sociais, busca motivar para o pensamento crítico, e até mesmo a um posicionamento político de enfrentamento a um modelo capitalista que exclui e explora. A Geografia Crítica propõe o rompimento com a neutralidade fria e puramente científica.
2- Situe a Geografia Crítica no tempo e espaço.
RESPOSTA - Em relação ao tempo : a Geografia Crítica surgiu em 1970. Com relação ao espaço, ou localização : a Geografia Crítica teve início na França, depois Alemanha, Brasil, Itália, Espanha, Suíça e México, e outros países.
3- Comente sobre o surgimento da expressão Geografia Crítica.
RESPOSTA - A expressão Geografia Crítica foi criada pelo escritor Yves Lacoste, França, 1970, em seu livro : " A Geografia - Isso serve em primeiro lugar, para fazer a guerra ".
4- Quem se destacou dentro da corrente da Geografia Crítica no Brasil ?
RESPOSTA - O geógrafo Milton Santos foi o baluarte da Geografia Crítica no Brasil.
" Embora pouco conhecido fora do meio acadêmico, Santos alcançou reconhecimento fora do país, tendo recebido, em 1994, o Prêmio Vautrin Lud (conferido por universidades de 50 países).
- Sua obra O espaço dividido, de 1979, é hoje considerado um clássico mundial, onde desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento urbano nos países subdesenvolvidos.
- Suas ideias de globalização, esboçadas antes que este conceito ganhasse o mundo, advertia para a possibilidade de gerar o fim da cultura, da produção original do conhecimento - conceitos depois desenvolvidos por outros. Por uma Outra Globalização, livro escrito por Milton Santos dois anos antes de morrer, é referência hoje em cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras. Traz uma abordagem crítica sobre o processo perverso de globalização atual na lógica do capital, apresentado como um pensamento único. Na visão dele, esse processo, da forma como está configurado, transforma o consumo em ideologia de vida, fazendo de cidadãos meros consumidores, massifica e padroniza a cultura e concentra a riqueza nas mãos de poucos. " Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Santos
5- Que paralelo se pode traçar entre a Geografia Crítica e os movimentos sociais?
RESPOSTA - A corrente da Geografia Crítica significou uma aproximação com os movimentos sociais, principalmente os que levantam a bandeira dos direitos civis, o combate à pobreza, o acesso à educação e condições mínimas para a qualidade de vida.
1 Comentários:
Muito útil ao que estavamos buscando
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial