domingo, 11 de agosto de 2013

América : Indústria : Perguntas com Respostas : 8º ano

      Perguntas com respostas, seguindo o texto do Livro Projeto Araribá, 8º ano, 2º edição de 2007, Editora Moderna, páginas 98 e 99. Sugiro que os alunos leiam com atenção o texto e ao responderem as perguntas utilizem suas próprias palavras. O importante é entender ! 


1 -  Quais os dois países da América que  apresentam indústrias com tecnologia mais avançada ? 

RESPOSTA  -  Os países que constituem a América Anglo-Saxônica, os Estados Unidos e o Canadá . 

2-  Em quais províncias do Canadá concentram-se as suas indústrias ? 

RESPOSTA   -   " Quebec e Ontário são os centros da manufatura canadense, sendo a siderurgia um dos setores mais importantes " . 

3- Comente sobre a região industrial dos Estados Unidos . 

RESPOSTA  -   " A região industrial estadunidense, uma das maiores e mais antigas do mundo, conhecida como manufacturing belt ou cinturão da manufatura, concentra as tradicionais indústrias dos ramos automobilísticos, siderúrgico, metalúrgico, mecânico, têxtil, aeronáutico e naval. " 


4-  Qual é a principal atividade econômica do setor secundário, e onde está concentrada na América ? 

RESPOSTA   -  " A indústria, principal atividade econômica do setor secundário, está concentrada na América Anglo-Saxônica e em algumas regiões da América Latina. 

5- Comente sobre o processo de industrialização da América Latina, em comparação ao da América Anglo-Saxônica. 


RESPOSTA  -   " A industrialização da América Latina, iniciada mais tarde que a da América Anglo-Saxônica, caracteriza-se por uma grande dependência do capital e da tecnologia provenientes, principalmente de empresas transnacionais sediadas na América Anglo-Saxônica, na Europa e no Japão.  

6- O que é o chamado Sun belt ?

RESPOSTA  -   " No sul da América Anglo-Saxônica, há uma região industrial mais recente conhecida como Sun belt ou cinturão do Sol, onde se destacam as indústrias dos ramos aeroespacial e petroquímico. 

7-  Onde se concentram as indústrias de ponta dos Estados Unidos ?

RESPOSTA  -  " No oeste, na região conhecida como Vale do Silício, concentram-se as indústrias de tecnologia de ponta, como informática, eletrônica e robótica. 

8- Comente sobre a atividade industrial na América Latina, e em quais países estão as principais indústrias. 

RESPOSTA  -   " Em muitos países latino-americanos, a atividade industrial é pouco significativa, predominando as indústrias tradicionais de bebidas, alimentos e tecidos, que empregam baixa tecnologia no processo produtivo e mão-de-obra barata e pouco qualificada. Outros países, como o Brasil, o México e a Argentina, apresentam as principais e mais modernas áreas industriais do território latino-americano, com variados tipos de indústria e produção diversificada de bens. 

9-  Existe ligação entre  a tecnologia e a indústria ? 

RESPOSTA  -   " A tecnologia, que consiste na aplicação do conhecimento para produzir bens, está em estreita ligação com as indústrias para melhorar os processos de produção e o aproveitamento de matérias-primas. "

10- Onde se encontram, na América, as principais regiões de desenvolvimento tecnológico ?

RESPOSTA -  " Na América, as principais zonas de desenvolvimento tecnológico, os chamados tecnopolos, localizam-se nos Estados Unidos e no Canadá, com destaque para as regiões do Rio São Lourenço e dos Grandes Lagos. Esses países dedicam grande parte de seu orçamento a pesquisas, educação e formação profissional  ".  

11-  A maioria dos países latino-americanos não conta com a tecnologia necessária para transformar matérias-primas. Qual a consequência disso ? 

RESPOSTA  -  "  Isso os leva a exportá-las para nações com desenvolvimento tecnológico e a importar desses países os produtos industrializados de que necessitam ". 

12-  Cite um exemplo de uma exceção à pouca industrialização na América Latina ? 

RESPOSTA  -   " Nos países mais desenvolvidos dessa região do continente, como o Brasil, já há tecnopolos. É o caso de cidades como Campinas, São Carlos e São José dos Campos, localizadas no estado de São Paulo, que têm grandes centros de pesquisa, empresas e universidades ".  



















Acima : Siderúrgica em Ontário (Canadá, 2006).



















Acima :  vista aérea do Vale do Silício, Califórnia (EUA, 2000).      "

GEOGRAFIA Newton Almeida   http://geografianewtonalmeida.blogspot.com

Conheça o  blog :  www.newtonalmeida.com.br

Nenhum comentário: