Estados Unidos : 8º ano : Divisão Política : Imperialismo
" Divisão Política atual dos EUA
Atualmente, o território dos Estados Unidos está dividido em 50 estados (figura abaixo, Fonte www.wikipedia.org).
Dois deles não estão em terras contínuas :
- o Alasca, o maior Estado da União, que é uma península localizada próximo ao Canadá e foi comprado da Rússia em 1867 ;
- o arquipélago do Havaí, no Ocano Pacífico, anexado em 1898 depois da derrubada da monarquia nativa cinco anos antes.
O imperialismo
Consolidada a conquista do oeste e os contornos do atual território, os Estados Unidos intensificaram a política de expansão externa, com o intuito de ampliar sua influência sobre outras regiões.
Desde 1823, o país já manifestava abertamente o interesse em afirmar sua hegemonia sobre o continente americano. Esse objetivo teve como fundamento a Doutrina Monroe, editada por James Monroe, presidente dos Estados Unidos entre 1817 e 1825.
* Doutrina Monroe - Sintetizada na frase " A América para os americanos ", a Doutrina Monroe era um conjunto de princípios de política externa formulados pelo presidente James Monroe. O governo estadunidense deixava claro para os países europeus que qualquer tentativa de recolonizar os territórios americanos, após a independência das antigas possessões, seria considerada um ato de hostilidade contra os Estados Unidos. *
A expansão imperial
Depois de atingida a costa do Pacífico, teve início um segundo momento da expansão dos Estados Unidos, com a aquisição do Alasca.
Cuba, Porto Rico e Filipinas
A ambição expansionista ficaria ainda mais evidente no final do século XIX, com a Guerra Hispano-Americana de 1898. Depois de enviar tropas em apoio aos cubanos, que lutavam por sua independência, os Estados Unidos anexaram territórios até então pertencentes à Espanha, como a ilha de Porto Rico (figura abaixo) e o arquipélago das Filipinas, no Pacífico.
Cuba permaneceu ocupada por tropas estadunidenses até 1902. Depois disso, uma emenda à Constituição cubana, a Emenda Platt, deu ao governo dos Estados Unidos o direito de intervir na ilha a qualquer momento. A emenda permaneceu em vigor até 1933.
Figura acima : Vista aérea de El Morro Fortress, em San Juan (Porto Rico, 2005).
Havaí
Ainda em 1898, a República do Havaí, proclamada cinco anos antes e presidida por um cidadão dos Estados Unidos, foi anexada pelo governo de Washington. Em 1900, tornou-se oficialmente um território dos Estados Unidos (veja a figura abaixo).
Assim, o país formado em 1776, além de exercer sua hegemonia sobre extensos territórios da América Central, transformou-se numa potência imperialista, com possessões nos oceanos Atlântico e Pacífico.
Figura acima : Porto do Ala Wai, em Honolulu (EUA, 2006). "
Fonte dos conteúdos : Livro Projeto Araribá 8º ano ; Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial