segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Estados Unidos : 8º ano : Potência Militar : Terrorismo : Perguntas com respostas

  
Geografia Newton  Almeida

    No momento atual os Estados Unidos estão sob os holofotes da opinião pública : de um lado alguns defendem que a potência mundial lance um ataque militar contra a Síria; de outro lado muitos outros, dentre eles a maior parte da classe política estadunidense, protestam contra essa possibilidade. 
   Abaixo, algumas perguntas com respostas, seguindo os textos do Livro Projeto Araribá, 8º ano, sobre a   Estados Unidos - Potência Militar   .    Bons Estudos ! 

1-  A Guerra Fria foi a disputa de poder travada entre os Estados Unidos, que liderava o bloco dos países capitalistas, e a União Soviética, bloco dos países socialistas. A Guerra Fria teve início após a Segunda Guerra Mundial (1945) e terminou em 1989 (queda do Muro de Berlim, início da fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). 

   Pergunta : Cite um momento crítico da Guerra Fria que envolveu os Estados Unidos e Cuba.

RESPOSTA  -   " Um momento crítico da Guerra Fria ocorreu em 1962, com a instalação, na ilha de Cuba, de mísseis soviéticos capazes de atingir Washington e menos de 15 minutos. A crise foi superada com a remoção dos mísseis e um acordo em que os EUA se comprometeram a não invadir a ilha, desde que a URSS não fornecesse armas ao governo cubano ". 


2-  Os Estados Unidos, no século XX, anexaram territórios no Caribe e no Pacífico. Comente sobre a trajetória imperialista dos Estados Unidos. 

RESPOSTA  -   " Até o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o país desenvolveu ações políticas, econômicas e militares voltadas para a América. Após 1918, porém, emergiu como potência mundial, financiando a reconstrução dos países europeus destruídos pela guerra.
   A participação decisiva dos Estados Unidos e da União Soviética na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) transformou esses dois países nas potências hegemônicas do mundo até 1991.
   Oponentes políticos, as duas potências passaram a buscar territórios onde pudessem exercer influência política e econômica. O objetivo era manter-se próximo do adversário para intimidá-lo com a possibilidade de um ataque. 
 Com o fim da União Soviética em 1991, os Estados Unidos tornaram-se a principal superpotência detentora de enorme poderio militar capaz de atuar em conflitos na selva, no deserto e nas cidades. "   


3- De que maneira os Estados Unidos têm um grande poder de decisão nas questões políticas atuais ? 

RESPOSTA  -  " Exercendo forte poder sobre instituições internacionais, como a ONU e a Otan, os Estados Unidos têm grande poder de decisão nas questões políticas atuais. Sem um oponente à altura, o país passou a intervir livremente em questões e conflitos locais ou mundiais, buscando soluções que, muitas vezes, atendem apenas a seus interesses particulares, sejam do governo ou de empresas privadas. " 

4 - O que é ONU e Otan ? 

RESPOSTA  -   " ONU (Organização das Nações Unidas) : Organização criada em 24 de outubro de 1945 com o propósito, entre outros, de promover a paz mundial, evitando que conflitos como a Segunda Guerra Mundial se repetissem.

  Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) : Organização militar de ajuda mútua, criada pelos Estados Unidos e pelas principais potências europeias para combater a expansão socialista da União Soviética e seus aliados, após a Segunda Guerra Mundial.  "


5-   " Muitas pessoas ou organizações extremistas, em regiões controladas pelos Estados Unidos, buscam no terrorismo uma saída para resistir à superpotência. 
   O terrorismo deve ser ser visto como uma prática inaceitável, na medida em que atinge pessoas indefesas ou inocentes. Porém, muitas ações dos Estados Unidos no cenário mundial também devem ser consideradas condenáveis, pois ignoram os valores de outras sociedades.  "
       PERGUNTA  -  Qual foi o mais surpreendente ataque terrorista dos últimos tempos ? 

RESPOSTA  -    " O mais surpreendente ataque terrorista dos últimos tempos ocorreu nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, quando o World Trade Center e o Pentágono (figura abaixo) - símbolos, respectivamente, dos poderes econômico e militar do país - foram atingidos por aviões de passageiros pilotados por terroristas suicidas. 

Geografia Newton Almeida
                                                 Figura - World Trade Center em chamas, no atentado de 11 de setembro de 2001 (Nova York, EUA).              "


6-  Quais foram as consequências do atentado terrorista do dia 11 de Setembro de 2001 ? 


RESPOSTA  -   " Desde então, o governo dos Estados Unidos deu início a uma rigorosa busca aos organizadores do atentado.
   Osama Bin Laden, líder do grupo fundamentalista islâmico Al Qaeda, foi considerado o responsável pelos ataques. Com essa justificativa, ainda em 2001 os Estados Unidos e o Reino Unido atacaram o Afeganistão, sob a alegação de que o país estaria dando abrigo e proteção ao terrorista.  
   A intervenção militar anglo-americana derrubou o governo afegão, então controlado pelo grupo religioso ultrarradical Talibã, que, de fato, mantinha ligações com o Al Qaeda. O ataque provocou milhares de mortes e destruiu boa parte do país, mas Bin Laden não foi encontrado. 
   Em seguida, os governos estadunidense e britânico passaram a ameaçar o Iraque, acusado de ter ligações com os terroristas e de produzir e armazenar armas químicas e biológicas de destruição em massa.
   Em 2003, mesmo sem o apoio da ONU, tropas dos dois países invadiram o Iraque e depuseram o ditador Saddam Hussein. Contudo, as armas de destruição em massa não foram encontradas, e os dois governos acabaram por admitir que elas não existiam. 
   Hoje o Iraque vive uma crise permanente. Saddam Hussein, preso pelos estadunidenses e condenado à morte por um tribunal iraquiano, foi enforcado em 30 de dezembro de 2006, mas o número de ações terroristas não diminuiu. Em 2008, os Estados Unidos ainda mantinham tropas no Iraque.  "   

7-   Explique  o que é o Talibã .

RESPOSTA    -   " O Talibã é um movimento político e religioso nascido em escolas na zona fronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão. 
   Para combater a invasão dos soviéticos, ocorrida entre 1979 e 1989, surgiram no Afeganistão diversas milícias que, após expulsarem os invasores - contando com o apoio dos Estados Unidos - passaram a reivindicar o controle do país. O Talibã conseguiu se destacar, chegando a controlar 95% do território  afegão.    "  


Fonte : Livro Projeto Araribá 8º ano ;  Organizadora editora Moderna ; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli, 2ª edição, 2.007

GEOGRAFIA Newton Almeida





0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial