domingo, 29 de setembro de 2013

Quais são as consequências da DIT para os países diante do novo cenário global ?

Geografia Newton  Almeida
     O mundo está em constante mudança. O processo de globalização se confunde com as transformações impostas aos países pelo capitalismo. 
     O sistema capitalista impõe a liberdade de negociar, de comprar e vender, e também prega que a democracia é o melhor para o  mundo. A democracia é o direito ao voto, principalmente, e um certo equilíbrio entre o poder das empresas e o poder do governo, além dos direitos dos cidadãos (os direitos humanos). Já o outro sistema político e econômico, o socialismo, entende que a democracia não é importante, tampouco o direito de eleger as autoridades do governo, e tem por objetivo dar igualdade a todos os seres humanos, com educação e saúde de qualidade, moradia e pleno emprego.    
    O sistema socialista quase não existe mais no mundo, apenas uns três países se dizem socialistas (Cuba, Coréia do Norte e China), sendo que na China o governo vem aos poucos cedendo espaço para o sistema capitalista.  Então o mundo atual é capitalista . E isso favorece o processo de Globalização. 
     Mas, o que é Globalização ? 
     Em palavras simples : a globalização é o aumento das trocas de informação e mercadorias entre os países do mundo. As tecnologias da informação (televisão, satélites, rádio, celulares, internet) permitem que em segundos fiquemos sabendo de coisas que acontecem em outros países do mundo, e o mundo parece até uma ALDEIA GLOBAL . Ou seja, é como se estivemos vivendo numa pequena aldeia, pois sabemos de tudo o que acontece. Além disso, as redes de transportes (rodovias, portos, aeroportos, ferrovias, trens, aviões, navios, automóveis e caminhões) facilitaram a compra e venda de mercadorias e produtos. Isso é consequência do avanço do capitalismo ! 

    E a Divisão Internacional do Trabalho, o que é isso ?  

   Para entendermos a DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é interessante lembrar das etapas do capitalismo . Veja na figura abaixo as transformações ocorridas à medida que o capitalismo avançou : 


Geografia Newton Almeida





































     De maneira simples, entenda o que Significa a Divisão Internacional do Trabalho : 


  DIT    (A DIT durou até a 2ª Guerra Mundial , 1945)  
       A  divisão internacional do trabalho (DIT) , se refere ao padrão de comércio/trabalho entre  os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos, da seguinte maneira :
      os países desenvolvidos importam (compram) as matérias primas dos países sub-desenvolvidos ; os países desenvolvidos transformam as matérias-primas em bens acabados (automóveis, eletrodomésticos, máquinas,  etc.) através das suas indústrias (fábricas) .  Então, os países sub-desenvolvidos importam os produtos industrializados  dos países desenvolvidos .
     Esse padrão de comércio/trabalho entre os países desenvolvidos e países subdesenvolvidos (DIT)  durou até 1945, após  o final da Segunda Guerra Mundial . 

                                    A Nova DIT  é a nova divisão internacional do trabalho : 

     Após a 2ª Guerra Mundial   muitos países subdesenvolvidos começaram a ser financiados pelos países detentores do capital, ou desenvolvidos,  e dessa maneira, muitas empresas passaram a espalhar filiais pelo mundo, o que acabou transformando os países subdesenvolvidos em exportadores de produtos industrializados, dessa maneira alterando as relações comerciais que predominavam no mundo . Na Nova DIT a participação  dos países pobres se dá pela produção de manufaturas que empregam pouca tecnologia, mão-de-obra barata , em atividades insalubres e poluidoras, rejeitadas nas nações mais ricas. Nos países desenvolvidos a participação ocorre com a produção de bens industriais de alto valor agregado (caros) e de serviços de apoio à produção . 


     Agora sim , vamos à pergunta difícil : 

         Quais as consequências da DIT para os países no novo cenário global ? 


    As consequências da nova Divisão Internacional do Trabalho para os países no novo  cenário global é que os países subdesenvolvidos não mais são somente exportadores de matérias primas aos países desenvolvidos. Portanto, existem países subdesenvolvidos que são industrializados, graças aos investimentos das empresas transnacionais, que encontraram maneira mais lucrativa levando filiais de suas indústrias aos países subdesenvolvidos. 
    Os países sub-desenvolvidos, e aqueles que estão em desenvolvimento, precisam investir na educação do seu povo, como a maneira mais importante para poderem desenvolver suas próprias técnicas de agricultura, e manterem a sua cultura. Muitas vezes o que é importante para o país custa pouco dinheiro, ou seja, não é preciso importar ou ficar dependendo do conhecimento e da tecnologia dos países mais ricos. 
   Muitos países pobres podem resgatar a cultura da medicina tradicional, com ervas e chás, por exemplo, e isso não depende de grandes somas de dinheiro, como a importação de aparelhos de ressonância magnética ou modernas Unidades de Terapia Intensiva. 
     A degradação ambiental em alguns países foi uma triste consequência desse processo de mudança  da Divisão Internacional do Trabalho. Um exemplo clássico é a China. Um país que está buscando tornar-se desenvolvido, produzindo valor agregado às matérias primas com indústrias muito poluidoras. Em grandes centros urbanos da China costuma chover uma espécie de água com fuligem cinza,  tamanha a poluição atmosférica. Portanto, é importante aliar o desenvolvimento industrial com leis para a diminuição da poluição, em toas as formas possíveis (poluição do ar, poluição atmosférica, poluição sonora, poluição dos rios, etc.). A degradação ambiental degrada a saúde das pessoas, além de destruir a biodiversidade dos ecossistemas. 
    Para enfrentar as consequências impostas pelo processo de globalização e do avanço do capitalismo, que alteraram a DIT clássica para a Nova Divisão  Internacional do Trabalho, é importante também, além de investir fortemente na educação, distribuir a riqueza produzida no país para toda a população. Dos cerca de 7 bilhões de seres humanos do mundo atual, mais de um bilhão passa por severas privações, vivem na miséria. Isso é mais do que 10% da população mundial. A distribuição da riqueza fará com que a crescente população mundial entre em equilíbrio, já que uma família que possui renda melhor, consequentemente tem menos filhos. A distribuição da riqueza pode ser feita de diversas formas, como através de programas de transferência de renda, o famoso Bolsa Família do Brasil, ou pelo aumento do salário mínimo, ou pela diminuição para o tempo de aposentadoria, ou com a diminuição da jornada de trabalho, etc.  
   A diminuição da desigualdade social, aliada à recuperação do meio ambiente é o objetivo atual ! Para isso o capitalismo precisa apresentar novas propostas e mecanismos, dentre os quais o compromisso verdadeiro com a qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente.   
    Ago
Fonte : http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40673

GEOGRAFIA Newton Almeida

2 Comentários:

Às 29 de setembro de 2013 às 19:43 , Blogger vindealmei disse...

Muito boa a exposição. Bastante compreensível. abs.

 
Às 18 de fevereiro de 2016 às 19:07 , Blogger Gabriela França disse...

top!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial