sábado, 19 de outubro de 2013

México : Perguntas com Respostas : 8º ano

     Prezados, perguntas com respostas, sobre o México, acompanhando os conteúdos do Livro: 

Fonte Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , Geografia do Mundo Desenvolvido . Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2010 .  


     Essas perguntas  são sobre : características gerais ; seu vizinho poderoso EUA 


          Bons estudos  ! 


Geografia Newton Almeida


                              México  -  Aspectos Gerais 

1-  O México é um país industrializado ? 

RESPOSTA  -  Sim ! O México é um dos países mais industrializados da América Latina.


2-  O México possui economia forte ? 

RESPOSTA  -  Sim.  " Segundo dados do Banco Mundial, em 2006, esse país era a segunda maior economia do continente latino-americano, ficando logo atrás do Brasil. "


3-  Quantos habitantes o México possui ?  A sua população está crescendo em quais níveis ? 

RESPOSTA  -   O México possui  cerca de 105 milhões de habitantes, e na América Latina somente o Brasil possui população maior (cerca de 200 milhões de habitantes). " O crescimento demográfico do México foi um dos mais elevados do mundo até o início da década de 1980. Apesar de ter diminuído, o crescimento anual da população mexicana ainda é relativamente alto (1,7 % ao ano) e maior que o do Brasil (1,6%).   " 


4-  A população do México é diversificada, do ponto de vista étnico ?

RESPOSTA  -    Sim. A sua população é predominantemente mestiça e etnicamente diversificada, em consequência da miscigenação entre inúmeros povos. 


5 -  Comente sobre a extensão territorial do México e sua localização  .

RESPOSTA  -  O território mexicano possui quase 2.000.000 Km² ( dois milhões de quilômetros quadrados) e está localizado entre duas áreas muito distintas (diferentes). O México faz parte da América Central;  ao norte do México estão dos Estados Unidos e o Canadá, dois países gigantescos e ricos , com mais de 9.000.000 km² (nove milhões de quilômetros quadrados) cada um; ao Sul do México estão os países da América Central, que somados atingem uma área de aproximadamente 765.000 Km² (setecentos e sessenta e cinco mil quilômetros quadrados), pequenos e pobres. 


6- Comente sobre om posicionamento do México na América do Norte.

RESPOSTA  -  "O México possui formato afunilado, mais  largo ao norte, estreitando-se ao sul. Esse fato sempre representou um problema para os cartógrafos na hora de classificá-lo. O México seria um país da América do Norte ou da América Central ? Sua porção norte apresenta traços de relevo, clima e vegetação que se assemelham aos dos Estados Unidos. No entanto, a partir do sul  da península de Iucatã as características desse território  lembram bastante a Guatemala, Honduras e Nicarágua.  "  
     Além disso, o idioma mexicano é o espanhol, predominante na América Central, diferente do inglês, falado nos Estados Unidos e do francês, também falado em parte do Canadá.   Então, o fator mais importante para a classificação do México na  América do Norte parece ser o político/econômico, lembrando que o México faz parte do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), um bloco econômico assinado em 1992, pelos Estados Unidos, Canadá e México. 


                        Um poderoso vizinho ao norte 

1 -   Por que o título diz   " um poderoso vizinho ao norte" ? 

RESPOSTA  -  Porque o México faz fronteira, ao norte, com os Estados Unidos, o país mais rico e poderoso do mundo. 


2-  Ter um vizinho rico deve significar uma enorme vantagem, ou não ? Comente sobre isso. 

RESPOSTA  -  " Não. O rio Grande constitui a principal fronteira do México com os Estados Unidos. Por causa dessa vizinhança, o México teve de enfrentar inúmeros problemas ao long de sua história :  perda de  parte de seu território para os  Estados Unidos (século XIX); emigração de mexicanos para os Estados Unidos . "


3- No século XIX os Estados Unidos expandiram seu território, de que maneira isso afetou o seu vizinho México? 

RESPOSTA  -  "  No século XIX, os Estados  Unidos expandiram seus territórios. Essa expansão se fez, para o oeste, à custa das nações indígenas e, para o sul, à custa do México. Antigamente, quatro dos atuais estados norte-americanos - Texas, Califórnia, Novo México e Arizona - pertenciam ao México. Além desses, enormes porções dos estados de Utah e Colorado também faziam parte do território mexicano.  "


4-   De que maneira os Estados Unidos conquistaram essas terras que antes eram do México?    

RESPOSTA - " A conquista dessas terras, que se deu no período de 1824 a 1853, foi realizada pela força das armas e seguida de tratados impostos pelos Estados Unidos ao governo do México.  "


5-  Comente mais sobre as perdas de territórios do México, citando a extensão das áreas.

RESPOSTA  -  O território mexicano, que em 1821 tinha cerca de 4.600.000 km² (quatro milhões e seiscentos mil quilômetros quadrados), em apenas três décadas foi reduzido aos atuais 1.967.183 Km² (um milhão, novecentos e sessenta e sete mil, cento e oitenta e três quilômetros quadrados). A maior parte dessa diferença se deve às anexações  norte-americanas. Mas o México também perdeu províncias na América Central por causa de guerras e instabilidades que teve de enfrentar após ter-se tornado independente da Espanha, em 1821. 


6-  Hoje em dia, a vizinhança com os Estados Unidos é um fato muito discutido pelos próprios mexicanos. Alguns a consideram positiva, e outros,  negativa. Destaque um aspecto vantajoso da vizinhança do México com os Estados Unidos. 

RESPOSTA  -  " Nas últimas décadas, o governo norte-americano deu uma "ajuda" intensa ao México. Emprestando-lhe centenas de bilhões de dólares. Em troca dessa "ajuda", muitas empresas norte-americanas obtiveram permissão para se instalar no México. O país passou então por uma  forte industrialização, graças principalmente à entrada de capitais estrangeiros. "


7-  Comente sobre  a emigração   dos mexicanos para os Estados Unidos. 

RESPOSTA  - " Outro fato desfavorável dessa vizinhança com os Estados Unidos, seria a emigração de mexicanos para os Estados Unidos. As plantações dos estados do sul dos Estados Unidos utilizam intensamente os chicanos ou braceros, trabalhadores mexicanos que cruzam ilegalmente a fronteira entre os dois países em busca de serviços temporários pelos quais ganharão em dólar, moeda bem mais valorizada que o peso mexicano.  Além de aproximadamente 2 milhões de braceros, existem por volta de 10 milhões de mexicanos residindo permanentemente nos estados  norte-americanos sulinos, grande parte deles clandestinamente, ou seja, sem autorização legal para permanecer em solo estrangeiro.  "


8-  Existe algo de bom para o México em respeito aos mexicanos residentes,  ilegais, nos Estados Unidos  ?

 RESPOSTA - " Segundo alguns dados, anualmente cerca de 1 milhão de mexicanos cruzam a fronteira com os Estados Unidos. São tantos que em 2005 o governo do México resolveu publicar e distribuir um polêmico manual com informações para os migrantes ilegais.  O lado bom disso : por causa do dinheiro que enviam a suas famílias, esses imigrantes, que em geral são das regiões mais pobres do México, dão um poderoso impulso à economia familiar e ao desenvolvimento local do país. Segundo dados do Banco Central do México, entre 1995 e 2004, o volume de remessas quadruplicou, passando  de 3,7 bilhões de dólares para 16,7 bilhões de dólares. Essa é uma das principais fontes de divisas, superando o turismo e alcançando as receitas obtidas com a exportação.  "


GEOGRAFIA Newton Almeida




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial