sábado, 4 de janeiro de 2014

Formação de Blocos Econômicos Regionais ao Redor do Mundo : Geografia para o Ensino Fundamental : União Europeia : Nafta : Mercosul : Alca : Apec

  Conteúdo adaptado e atualizado  por Newton Almeida, do  Livro - VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009 ; com dados complementares da www.wikpedia.org. ,   Sobre a formação dos Blocos Regionais .
  * Newton Almeida é editor desse blog, é formado em Geografia, licenciatura , e foi professor da rede estadual do Rio de Janeiro por três anos.  

           A  formação dos blocos econômicos regionais ao redor do mundo


   Uma tendência marcante no mercado mundial é a formação de blocos regionais ou associações econômicas entre países vizinhos. O principal  exemplo disso é a União  Europeia, atualmente constituída  por 28 países europeus : Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha,  Portugal, Grécia, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Irlanda, Dinamarca, Suécia, Áustria,  Finlândia, Chipre, República Tcheca, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Bulgária, Romênia e Croácia (a adesão da Croácia à União Europeia aconteceu em julho de 2013) . Observe a localização da União  Europeia,  abaixo (*fonte www.wikpedia.org) : 

Geografia Newton Almeida


   A unificação europeia teve início nos anos 1950, como uma associação comercial e, pouco a pouco,  foi evoluindo para uma integração também política. Com a consolidação da União Europeia, acabaram os impostos alfandegários (de fronteira)  entre os países dessa associação, e as empresas procuraram se adaptar à nova configuração do continente, fundindo-se ou passando a operar em âmbito continental. 
   Os habitantes de cada país membro também conquistaram diversos direitos  internacionais : podem abrir conta (ou realizar contrato de seguro, por exemplo) em bancos ou empresas dos outros países membros, têm acesso imediato ao território dos outros países da associação, proteção política, etc. 
   Em 1999, a União  Europeia iniciou de forma gradativa a experiência de uma moeda única, o euro, que passou efetivamente a vigorar em janeiro de 2002, substituindo, nesse mesmo ano, as moedas nacionais de doze países membros  do megabloco. Atualmente o euro é utilizado por 17 países da União Europeia .
  O sucesso da União Europeia foi tão grande que outras nações do continente pleiteiam o ingresso na organização. 
   É importante observar que as duas guerras mundiais tiveram início na Europa, e portanto, a União Europeia chega como um semeador da paz entre os países da Europa, e não somente uma associação para ampliar o comércio.  
   Assim como a União Europeia foram criadas outras associações semelhantes em outras partes do mundo, embora visem especificamente à integração econômica, e não à política e monetária. 
   Na América do Norte, criou-se o Nafta (Acordo de Livre-Comércio da América do Norte), associação econômica entre Estados  Unidos, Canadá e México .
    Na América do Sul formou-se o Mercosul (Mercado  Comum do  Sul), em 1991, integrado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, os quatro membros plenos e fundadores. 
  Em  2012 a Venezuela ingressou definitivamente no Mercosul, já que o Paraguai foi temporariamente suspenso, pois o então Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi deposto devido a um golpe de estado, e o novo presidente não foi reconhecido oficialmente pelos outros países fundadores. Outros países fazem parte do Mercosul : Bolívia, Colômbia, Peru, Chile e Equador; que participam como membros associados.  
   Os Estados Unidos propuseram, em 1994, a formação de uma grande  associação comercial  em todo o continente, a Alca (Aliança de Livre-Comércio das Américas), que tem o objetivo de  integrar todos os países do continente americano, com exceção de Cuba. As negociações para a criação da Alca estão paralisadas desde 2005.
  Em 1994, nasceu na Ásia, ao redor  do oceano Pacífico, uma organização que vai se constituindo na principal rota do comércio mundial, substituindo aos poucos a rota do Atlântico. Essa organização chama-se Apec (Cooperação  Econômica da Ásia e do Pacífico), que inclui Japão,  China, Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul e outros países banhados  pelo Pacífico. 
   Todas essas associações econômicas internacionais ampliam e organizam o mercado mundial, na medida em que aumentam as trocas entre os países membros e entre esses países e os demais.   

GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial