Os Produtos Agrícolas do Brasil : Exercícios de Geografia para o 7º Ano do Ensino Fundamental
Complete os textos abaixo com as palavras corretas ! Após cada parágrafo você pode conferir a resposta, o preenchimento correto das lacunas. Após cada conjunto de lacunas, o asterisco ( * ) vermelho mostra onde estão as respostas.
Os textos foram transcritos do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
BRASIL
" Produtos agrícolas
É comum agruparmos os produtos __________ brasileiros em duas categorias : as "culturas de pobre", nas quais se incluem o feijão, o milho, a mandioca e boa parte da produção do arroz, e as " culturas de __________ ", como são conhecidas as plantações de cana-de-açúcar, café, soja, algodão, trigo, entre outros produtos.
As primeiras - destinadas principalmente à __________ de alimentos para a população -, desde o período __________ , são relegadas a segundo plano, cultivadas nas piores terras e em pequenas propriedades. As "culturas de rico", ao contrário, destinam-se principalmente à _________ ou à transformação industrial, como ocorre com parte da produção da cana, do fumo, do algodão, etc. Também desde o período colonial ocupam os _________ solos e são cultivadas principalmente nas médias ou grandes propriedades rurais. (*)
RESPOSTA - agrícolas ; rico ; produção ; colonial ; exportação ; melhores .
RESPOSTA - agrícolas ; rico ; produção ; colonial ; exportação ; melhores .
Essas diferenças são relativas, pois muitos produtos destinados ao _________ interno podem eventualmente ser exportados se apresentarem _________ no mercado internacional, como ocorreu nas últimas décadas com a laranja. Da mesma forma, os produtos destinados à exportação também são consumidos dentro do __________ , mas geralmente se exporta o produto de melhor qualidade e deixa-se o pior para o consumo interno. Assim, em Nova York ou em Londres, toma-se um _________ brasileiro melhor do que em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
As grandes propriedades cultivam, eventualmente, os __________ alimentícios para a população em geral, mas, via de regra, essa tarefa cabe às pequenas propriedades. Muitos __________ também cultivam algodão, café e outras "culturas de rico", embora o grosso desses produtos, principalmente cana-de-açúcar e soja, se concentre nas médias e __________ propriedades. (*)
RESPOSTA - consumo ; valorização ; país ; cafezinho ; gêneros ; minifúndios ; grandes .
RESPOSTA - consumo ; valorização ; país ; cafezinho ; gêneros ; minifúndios ; grandes .
Os produtos extremos são mandioca e feijão, de um lado, e cana, de outro. Os imóveis rurais com dimensão de até 100 hectares, que abrangem pouco menos de 20% da área total das __________ agrárias, produzem mais de 88% da mandioca e 75% do feijão nacional. Porém, na produção da cana-de-açúcar , eles, contribuem com apenas cerca de 16% do total. Já os imóveis com área superior a 100 hectares, que abrangem cerca de 45% da __________ total dos imóveis rurais, produzem cerca de 50% da cana-de-açúcar e apenas 3% da mandioca e 5% do feijão.
Quais são os principais produtos agrícolas do Brasil ? Vamos conhecê-los a seguir. (*)
RESPOSTA - propriedades ; superfície .
O café
Originário do norte da _________ , o café foi introduzido no Brasil em 1727, na __________ , onde seu cultivo não obteve sucesso. No início do século XIX, foi transplantado para a Baixada Fluminense e expandiu-se para o Vale do __________ , entre o Rio de Janeiro e São Paulo, onde sua cultura prosperou de forma satisfatória, fato que coincide com o aumento do seu consumo __________ . É uma planta que tende a esgotar rapidamente o __________ , caso não se tomem medidas adequadas para sua preservação.
Foi o que aconteceu no Vale do Paraíba após algumas décadas de colheitas, em decorrência do relevo acidentado, das frequentes chuvas e da inobservância das curvas de nível. A partir do Vale do Paraíba, os _________ estenderam-se ainda mais no estado de São Paulo, até a região de Campinas e Sorocaba e, depois, até Ribeirão Preto. Daí, espalharam-se em direção a Presidente Prudente, Marília, Assis e, finalmente, atingiram o norte do Paraná, onde se destaca a cidade de Londrina. (*)
RESPOSTA - África ; Amazônia ; Paraíba ; internacional ; solo ; cafezais .
RESPOSTA - África ; Amazônia ; Paraíba ; internacional ; solo ; cafezais .
No início do século XIX , o café representava cerca de 20% das nossas exportações e era o terceiro produto em importância, após o açúcar e o algodão. No fim daquele século, passou a ser o primeiro artigo na pauta das _________ do país, representando mais de 60% dos produtos comercializados pelo Brasil no mercado internacional.
Foi quando o Brasil se tornou o grande fornecedor _________ , chegando a produzir cerca de 75% do total mundial. Atualmente, o país ainda ocupa o posto de maior produtor e exportador do mundo, mas sua produção chega no máximo a 15% do total mundial. Ocorre, porém, que a importância desse produto nas exportações do país _________ bastante, representando, hoje, menos de 4% do valor total exportado. Não obstante, continua a ser um produto relativamente importante na pauta de nossas exportações. Em 2008, Minas Gerais participava com cerca de 45% da produção __________ do Brasil, seguida por Espírito Santo (27%). (*)
RESPOSTA - exportações ; internacional ; diminuiu ; cafeeira .
A soja
Planta leguminosa de grande valor proteico, a soja se expandiu bastante nas áreas de __________ do Brasil central. Há cerca de vinte anos , é o grande destaque da _________ brasileira, e o Brasil já se tornou o segundo produtor mundial e o maior exportador. Em 1990, nosso país produziu cerca de 20 milhões de toneladas de soja e, em 2008, a produção chegou a superar os 53 milhões. A soja e seus ________ (principalmente óleos e farelos) já ultrapassam de longe o café no volume total das vendas de produtos agropecuários, alcançando mais de 10% do valor total das exportações brasileiras. Na verdade, nos últimos anos o Brasil se tornou o maior exportador mundial de soja, ultrapassando os _________ Unidos da América.
A soja foi o cultivo que mais cresceu no Brasil nos últimos vinte anos e, atualmente, é o ramo mais importante do setor _________ . Os principais produtores nacionais de soja são, pela ordem : Mato _________ , Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul ; mas essa cultura também se espalha por partes de São Paulo, oeste da Bahia e sul do Maranhão, entre outros estados cultivadores. (*)
RESPOSTA - cerrado ; agricultura ; derivados ; Estados ; oleaginoso ; Grosso .
A cana-de-açúcar
RESPOSTA - Ásia ; massapê ; cultivo ; álcool .
A laranja
RESPOSTA - citricultura ; suco ; crises ; cultura .
O arroz
Originário da _________ , o arroz é um produto básico para a alimentação brasileira. Há no país duas variedades principais : o arroz de várzea ou __________ , que é cultivado nos vales fluviais e oferece rendimento maior; e o arroz de sequeiro, que depende da estação de chuvas. Rio Grande do Sul (58% do total), Santa Catarina, Mato Grosso, Maranhão e Pará destacam-se na _________ nacional do arroz. (*)
RESPOSTA - Ásia ; irrigado ; produção .
O trigo
__________ cultivado em clima temperado, o trigo é o produto básico para a fabricação de pães e _________ . O Brasil tradicionalmente importa esse produto da _________ , dos Estados Unidos e do Canadá. Nos anos 1950, começou-se a incentivar o cultivo do trigo, cuja importação e compra da produção interna são desde 1962 monopolizadas pelo Banco do Brasil, que revende aos moinhos. Até os anos 1970, o Brasil __________ cerca de 80% do trigo que consumia. " (*)
RESPOSTA - Cereal ; massas ; Argentina ; importava .
RESPOSTA - cerrado ; agricultura ; derivados ; Estados ; oleaginoso ; Grosso .
A cana-de-açúcar
Originária da _________ , a cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. Durante séculos, a Zona da Mata nordestina foi a grande produtora no país. Os férteis solos de ________ e a menor distância em relação ao mercado europeu, propiciaram condições favoráveis a esse _________ . Além de produzir o açúcar, que em parte é exportado e em parte abastece o mercado interno, a cana serve também para a produção de _________ , importante fonte de energia.
A imensa expansão dos canaviais no Brasil, especialmente em São Paulo, está ligada ao uso do álcool como combustível em automóveis. Os principais estados produtores são São Paulo (58% do total), Paraná, Minas Gerais, Alagoas, Goiás e Pernambuco. (*)RESPOSTA - Ásia ; massapê ; cultivo ; álcool .
A laranja
Nos anos de 1990, a _________ passou por grande expansão no Brasil, devido ao aumento das exportações de _________ de laranja e da participação das empresas multinacionais na produção de suco. Nesta nova década porém, a área plantada e a produção total vem diminuindo. A principal região produtora é o estado de São Paulo (cerca de 80% do total), com destaque para os municípios de Itápolis, Mogiguaçu, Bebedouro, Matão, Tambaú, Itapetininga e Limeira. A produção de laranja é quase totalmente controlada pelas indústrias de suco.
O grande aumento nas exportações brasileiras de suco de laranja está ligado principalmente a _________ periódicas da citricultura norte-americana. Medidas restritivas às importações do produto brasileiro, implementadas pelo governo norte-americano, levaram à retração dessa _________ no Brasil. (*) RESPOSTA - citricultura ; suco ; crises ; cultura .
O arroz
RESPOSTA - Ásia ; irrigado ; produção .
O trigo
RESPOSTA - Cereal ; massas ; Argentina ; importava .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial