domingo, 16 de março de 2014

Floresta Amazônica : Devastação : Problemas Ambientais :Geografia para Ensino Fundamental : Exercícios

    
Geografia Newton Almeida

   Muitos estudantes de Geografia reclamam de dificuldades para o seu entendimento . Isso tem causas na dificuldade do domínio mínimo de noções de matemática, e principalmente a falta da prática de leitura, que ocasiona a incapacidade de interpretação de textos. 
    Abaixo um texto extraído do  Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. 
   Após o texto, algumas perguntas, com respostas, que formulei com o objetivo de  concretizar o entendimento dos conceitos e conteúdos da Geografia. 

"  A devastação da floresta Amazônica

   Um dos sérios problemas ecológicos que vêm ocorrendo no Brasil ultimamente é a devastação da floresta Amazônica, que gera inúmeras consequências negativas, como : 

-  Perda de biodiversidade e extinção de certas espécies de animais (como jacaré, tracajá e inúmeros peixes) e vegetais (como mogno ou pau-rosa). 

- Expulsão de indígenas e posseiros.

- Inundação de partes da mata e expulsão de indígenas e populações ribeirinhas devido à construção de hidrelétricas, que formam gigantescas represas pelo fato de o relevo ser aplainado.

-  Aumento da quantidade de gás carbônico na atmosfera provocado por grandes queimadas.

- Empobrecimento dos solos pela exposição direta à erosão pluvial.

- Alterações climáticas em algumas áreas.

   É difícil calcular com exatidão a extensão da floresta Amazônica já derrubada para o aproveitamento da madeira ou plantação de capim para a pecuária extensiva. Alguns estudiosos estimam em apenas 7% ou 8% da biomassa original, outros chegam até 30%. Todos concordam, porém, que a cada ano ocorre um desmatamento de, no mínimo, 3 milhões de hectares. Essa ocupação tem sido feita normalmente por grandes empresas, nacionais ou estrangeiras, que aproveitam os incentivos fiscais, ou seja, isenção ou redução de impostos, concedidos pelo governo. Às vezes, a compra da terra é puramente especulativa, ou seja, a empresa não está interessada em aproveitá-la de modo produtivo, mas sim em aguardar sua valorização futura (decorrente da construção de estradas ou cidades, da possível descoberta de minérios ou até mesmo da valorização da terra em geral, a longo prazo, superando a inflação).    "
Geografia Newton Almeida
       Paisagem da floresta Amazônica em área próxima a Manuas / AM 

                                         PERGUNTAS 

1-  O que é a floresta Amazônica  ? 

RESPOSTA  -   A floresta Amazônica é uma floresta homogênea, com milhares de espécies vegetais (muitas ainda sem classificação científica), e perene, ou seja, sempre verde, não perde as folhas no outono / inverno como as árvores de climas temperados e frios. É uma mata densa e intricada, em que as plantas crescem bastante próximas umas das outras e são comuns plantas parasitas . Costuma ser dividida em três tipos de mata, de acordo com sua proximidade dos rios : mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. 

2-  O que é a devastação da floresta Amazônica ? 

RESPOSTA  -  A devastação da floresta Amazônica é a sua destruição contínua ao longo dos anos, em que os seres humanos vão derrubando as árvores, caçando os animais, enfim, aos poucos a floresta vai sumindo, e em seu lugar vão aparecendo plantações, criação de gado e moradias e construções.

3-  Qual é razão de o ser humano praticar a devastação da floresta Amazônica  ? 

RESPOSTA - As razões são principalmente de cunho econômico, ou seja, com a derrubada da floresta ganha-se dinheiro vendendo a madeira, e depois inicia-se a criação de animais e a prática da agricultura. 
     No passado recente (de 1930 a 1970) o próprio governo incentivava a ocupação e devastação da floresta Amazônica. A partir de 1980 é que a opinião pública começou a denunciar os desmatamentos, surgindo movimentos ambientalistas, como a liderança de Chico Mendes, e o governo iniciou medidas de proteção à floresta Amazônica. 

4-   O texto classifica a devastação da floresta Amazônica como um sério problema ecológico . O que é problema ecológico ? 

RESPOSTA  -  Um bioma como a floresta Amazônica possui uma infinidade de seres  vivos , animais e vegetais, em relacionamento constante, condicionados a fatores físicos (como clima e tipo de solo), formando um conjunto harmonioso e equilibrado. Quando a ação humana interfere nessa cadeia ecológica, acontecem desequilíbrios ecológicos, que levam à destruição gradativa daquele ambiente natural. 
  
5-  Quais consequências negativas são geradas pelo desmatamento, ou devastação,  da floresta Amazônica ? 

RESPOSTA  -  As consequências negativas geradas pelo desmatamento da floresta Amazônica são : perda de biodiversidade, aumento de gás carbônico na atmosfera, empobrecimento de solo, alterações climáticas localizadas, deterioração da cultura e das etnias indígenas. 

6-    Quais números , de concordância geral, indicam o desmatamento da floresta Amazônica ?  

RESPOSTA -   Estima-se que a cada ano ocorre um desmatamento de, no mínimo, 3 milhões de hectares, na floresta Amazônica. 

7 -  Uma área de 3 milhões de hectares é muito ou pouco ?
        Em comparação com as dimensões, ou área, de um campo de futebol, qual é a velocidade de desmatamento da floresta Amazônica, a cada ano ? 

RESPOSTA -  Uma área de 3 milhões de hectares é muito !  
    A área de um hectare é o mesmo que 10.000 m² (dez mil metros quadrados) . 
      Um campo de futebol possui dimensões, ou área, de cerca 10.000 metros quadrados, ou 1 hectare, aproximadamente. Portanto, a velocidade de desmatamento da floresta Amazônica, em um ano, é de cerca 10.000.000 (dez milhões) de campos de futebol. 


GEOGRAFIA Newton Almeida