Geografia Ensino Fundamental 7º ANO Problemas Ambientais no Meio Rural
Perguntas com respostas , sobre texto do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 7º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
" Problemas ambientais no meio rural
O campo também enfrenta problemas ambientais, especialmente as áreas que passam por um processo de modernização agrária, com a mecanização e o uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos (inseticidas, pesticidas, herbicidas, desfolhantes e outros).
A primeira alteração ecológica ocasionada pela agricultura é a derrubada da vegetação original da área a ser cultivada e, no caso da agricultura moderna, o problema torna-se ainda mais grave, uma vez que as árvores atrapalham a ação dos tratores e demais máquinas agrícolas. O desmatamento extermina a fauna local.
O uso intensivo de agrotóxicos na agricultura e na pecuária, para combater pregas que reduzem as colheitas ou a produtividade do gado (em carne, leite ou couro), traz consequências negativas. Esses produtos químicos agem eficazmente durante algum tempo, mas, a longo prazo, acabam por multiplicar as pragas. Isso porque eles eliminam também certos micro-organismos benéficos às plantas por serem inimigos naturais das pragas. Com o tempo, algumas espécies de pragas e insetos nocivos ao cultivo e ao gado adquirem imunização em relação ao produto químico utilizado. Esse fato torna-se ainda mais grave nas áreas de climas quentes, equatoriais ou tropicais, onde o forte calor e a umidade elevada favorecem a proliferação de insetos e micro-organismos.
Para tentar conter as pragas, são utilizados outros tipos de produtos químicos, em maior quantidade, o que ocasiona a repetição do ciclo descrito e a contaminação dos alimentos produzidos pela agropecuária: verduras, frutas, cereais e até o leite começam a apresentar resíduos de inseticidas e outros produtos químicos nocivos à saúde. Também a carne bovina e a carne de frango apresentam, muitas vezes, resíduos de hormônios e de remédios fornecidos aos animais para que cresçam rapidamente e não contraiam doenças.
O uso excessivo de adubos químicos, por sua vez, provoca alterações ambientais negativas : com as chuvas, boa parte deles é carregada até os rios, que ficam poluídos; outras vezes, a água pluvial infiltra-se no subsolo, levando até os lençóis de água subterrâneos elementos como cobre, nitrato e fosfato, que comprometem a qualidade da água utilizada para o abastecimento de grupos humanos. Apesar disso, despreza-se o uso de adubos orgânicos (excrementos, restos de vegetais, entre outros), melhores e menos poluidores, dando-se preferência aos adubos químicos.
" PERGUNTAS
1- O que são problemas ambientais ?
RESPOSTA - Os problemas ambientais são desequilíbrios e alterações ocasionados nos ecossistemas, e natureza em geral, por conta da ação do homem. Essas alterações e degradações do meio ambiente tem por objetivo ampliar as áreas de cultivos agrícolas ou para criações de animais, ou para a construção de grandes obras (hidrelétricas, estradas, fábricas, etc.).
2- A agricultura, especialmente quando passou por processo de modernização, causa qual tipo de problema ambiental ?
RESPOSTA - O campo também enfrenta problemas ambientais, especialmente as áreas que passam por um processo de modernização agrária. Os problemas ambientais gerados são : desmatamentos, contaminação do solo, contaminação dos animais, contaminação da fauna dos rios, com resíduos dos agrotóxicos.
3- Quais tipos de componentes químicos são carreados para os rios e solo pela ação constante da pulverização das lavouras com adubos químicos ?
RESPOSTA - Cobre, nitrato e fosfato .
4- Existe algum tipo de agricultura que possa diminuir os problemas ambientais destacados no texto ?
RESPOSTA - A agricultura orgânica, que não utiliza pesticidas ou agrotóxicos ou adubos químicos, vem sendo cada mais praticada pelos produtores rurais.
GEOGRAFIA Newton Almeida
<< Página inicial