quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mapas : Aprendendo a Ler os Mapas Escalas dos mapas Orientação

    
Geografia Newton Almeida

   Os mapas são de vital importância para qualquer pessoa. Quando alguém nos pergunta sobre onde fica uma rua,  por exemplo, somos conduzidos a um esforço de raciocínio que elabora um mapa em nossa mente e, em seguida, expressamos em palavras as imagens desse nosso mapa mental.  Até inconscientemente estamos pensando nos mapas e utilizando, de certa maneira, o conhecimento geográfico empírico. 
   Leia o texto que segue, com atenção, e amplie seus conhecimentos geográficos sobre os mapas !

* O texto foi transcrito do Livro : ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 

  "        Aprendendo a ler os mapas


   Na representação da superfície terrestre, os cartógrafos usam uma linguagem própria - a linguagem dos mapas, ou linguagem cartográfica.
   Por meio dos mapas, podemos obter informações sobre o fenômeno geográfico representado e tirar nossas próprias conclusões.
   Além do significado dos símbolos utilizados (legenda), os principais elementos que devemos levar em conta na interpretação de um mapa são : a orientação indicada ; a escala em que está construído.
   
             A orientação no mapa 

   A maior parte dos mapas apresenta uma rosa-dos-ventos ou uma seta que indica onde está o norte. Não havendo essas indicações, devemos saber que o norte está na parte superior do mapa.

             A escala no mapa

   A escala estabelece a relação entre o tamanho real do fenômeno na superfície terrestre e a sua representação no mapa. Essa representação necessita de uma redução devido ao tamanho natural dos fatos geográficos.
   Podemos definir escala, portanto, como a relação entre o tamanho representado no mapa e o tamanho real na superfície terrestre.
   Os dois tipos de escala mais utilizados são a escala numérica e a escala gráfica.

Escala numérica - É expressa por uma fração, na qual o numerador representa a distância no mapa e o denominador, a distância na superfície real.
   Uma escala 1: 100000 lê-se "escala um por cem mil ", o que significa que a superfície terrestre representada foi reduzida 100 mil vezes. Nesse caso, então, 1 cm no mapa equivale a 100 000 cm = 1 Km, na realidade.
   Para descobrir a distância real entre dois pontos em um mapa, procedemos da seguinte maneira: 
1º) Com uma régua medimos a distância que existe entre os dois pontos.
2º) Multiplicamos essa distância, em centímetros, pelo denominador da escala e convertemos, em metros ou quilômetros, o resultado obtido em centímetros. Por exemplo : em um mapa cuja escala é 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 12 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades ? 

       Solução :  12 x 100 000 = 1 200 000 cm = 12 km

Escala gráfica - É uma linha reta graduada, na qual se indica a relação com as distâncias representadas no mapa.
   Por exemplo : 1cm = 100 km

           0   100  200 300  400 km
            !___!___!___!___!  
( *considere que as distâncias entre os traços verticais sejam de 1 centímetro * )
   
     Quanto maior é a escala, menor é a área representada e com muito mais detalhes. As escalas grandes ( por exemplo: 1: 5 000) geralmente são usadas para representar a planta de uma cidade, de uma propriedade rural ou de um prédio.
   O mapa-múndi, os mapas murais e os mapas de um atlas são elaborados com escala pequena (por exemplo: 1:5 000 000); os mapas com escala média (por exemplo: 1 : 100 000) representam regiões, estados  e países.    "

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial