Exercício de Geografia : Europa : 9º Ano Ensino Fundamental : Preencha as Lacunas
Preencha as lacunas com as palavras corretas !
O texto foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 6º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
"
O continente europeu
RESPOSTA
" O continente europeu
O texto foi transcrito do Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 6º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
Verifique o último texto com a resposta do exercício, onde as palavras das lacunas estão destacadas em vermelho ! (Fonte da Imagem : Google Earth ) .
O continente europeu
No conjunto de terras chamado Mundo, a Europa, do ponto de vista físico ou , é apenas uma península da .
Mas, do ponto de vista -social, a Europa é um , pois ao longo dos séculos desenvolveu uma que a diferencia inteiramente da Ásia. A cultura europeia é , baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico- e na ideia de progresso ou material.
É, portanto, a história dos povos que habitam essa península que justifica a expressão continente . Da mesma forma, a não é considerada um país europeu. Ainda que, do ponto de vista geográfico, uma pequena porção da Turquia fique na península , no sudeste da Europa, sua tradição cultural, especialmente a religião muçulmana ou , resulta dos valores culturais da Ásia.
A Europa tem pouco mais de 10 500 000 de extensão (incluindo a parte ocidental da ) e uma população de pouco mais de 730 milhões de habitantes, segundo estimativa da para 2010. E foi em sua porção oeste, ou , que se iniciou a expansão marítimo-comercial em direção ao oceano e ao resto do mundo.
É por isso que desde o século XV a Europa passou a desempenhar um papel fundamental no espaço mundial. Afinal, os europeus não só grande parte da superfície terrestre como dominaram política, e culturalmente. Isso explica a indiscutível que exerceram sobre essas áreas conquistadas, pelo menos até o início do século .
Essa dominação também explica por que ainda hoje predomina a tendência de enxergar o do ponto de vista da Europa. Você pode notar que quase todos os mapas-múndi apresentam a Europa no . Assim, cada país ou dos outros continentes vê a si próprio baseado nesse referencial, que lhe é externo. "
RESPOSTA
" O continente europeu
No conjunto de terras chamado Velho Mundo, a Europa, do ponto de vista físico ou geológico, é apenas uma península da Ásia.
Mas, do ponto de vista histórico-social, a Europa é um continente, pois ao longo dos séculos desenvolveu uma cultura que a diferencia inteiramente da Ásia. A cultura europeia é ocidental, baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs e na ideia de progressou ou desenvolvimento material.
É, portanto, a história dos povos que habitam essa península que justifica a expressão continente europeu. Da mesma forma, a Turquia não é considerada um país europeu. Ainda que, do ponto de vista geográfico, uma pequena porção da Turquia fique na península Balcânica, no sudeste da Europa, sua tradição cultural, especialmente a religião muçulmana ou islâmica, resulta dos valores culturais da Ásia.
A Europa tem pouco mais de 10 500 000 Km² de extensão (incluindo a parte ocidental da Rússia) e uma população de pouco mais de 730 milhões de habitantes, segundo estimativa da ONU para 2010. E foi em sua porção oeste, ou ocidental, que se iniciou a expansão marítimo-comercial em direção ao oceano Atlântico e ao resto do mundo.
É por isso que desde o século XV a Europa ocidental passou a desempenhar um papel fundamental no espaço geográfico mundial. Afinal, os europeus não só colonizaram grande parte da superfície terrestre como dominaram política, econômica e culturalmente. Isso explica a indiscutível hegemonia que exerceram sobre essas áreas conquistadas, pelo menos até o início do século XX.
Essa dominação também explica por que ainda hoje predomina a tendência de enxergar o mundo do ponto de vista da Europa. Você pode notar que quase todos os mapas-múndi apresentam a Europa no centro. Assim, cada país ou Estado- Nação dos outros continentes vê a si próprio baseado nesse referencial, que lhe é externo. " Fonte - Livro : VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica , o espaço brasileiro . 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009.
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial