Exercício de Geografia : Preencha as Lacunas : 6º Ano Ensino Fundamental : Dinossauros no Brasil
Preencha as lacunas do texto com as palavras corretas !
O texto foi transcrito do Livro :
Projeto Araribá 6º ano, Editora Moderna, de Sônia Cunha Danelli, 2007.
Consulte a resposta , observando que as palavras das lacunas estão em vermelho.
Boa leitura ! Bom exercício !
" Habitantes da Pré-História do Brasil
Para fazer projeções sobre o futuro do planeta , entender o que aconteceu no é um bom caminho. Descobrir que tipos de seres viveram e por que foram é importante para conhecer nossa história. O texto a seguir traz um pouco da Pré- do Brasil.
Será que dá para imaginar como eram e como em nosso país répteis (...) dos mais variados tipos ? Pode apostar que, com as informações conseguidas por pesquisadores que estudaram os desses animais, sua imaginação terá uma boa ajuda para voltar no tempo alguns de anos !
(...) há 110 milhões de anos, no período chamado , mais de 20 espécies de ('lagarto alado') viviam onde hoje é o Ceará, no brasileiro (...)
Os pterossauros possuíam longas, cuja envergadura (a distância de uma ponta a outra das asas) podia ser maior que nove metros. Os cientistas acreditam que esses animais tinham variadas. Alguns comiam , como os urubus; uns filtravam água como as ; outros comiam frutas e outros tantos se alimentavam de peixe. Esse foi o caso do Thalassodromeus sethi, conhecido como 'corredor dos ' que também possuía a maior crista encontrada até hoje, com cerca de um de comprimento.
Dinossauros que andavam em duas patas também habitaram o Brasil no passado. O mais antigo deles foi o Staurikossaurus pricei, que viveu no Triássico, há mais de 230 de anos, na região de Santa Maria, no Rio do Sul. Outro que habitava o Sul do país no Triássico era o Guaibassaurus ('lagarto do '). No Cretáceo, existiu o Santanaraptor ('predador de Santana') placidus, encontrado na bacia do Araripe, no . Os três podiam medir até dois metros de altura e caçavam pequenas . (...)
Os ('lagartos titânicos') eram outro grupo de dinossauros que habitava a América do . Uma das espécies brasileiras, o Gondwanatitan faustoi, vivia nos arredores de Presidente , em São Paulo, há 80 milhões de anos. Em geral, mediam de seis até 15 metros de comprimento, mas alguns titanossaurus podiam ter mais de 40 metros ! Eles se de plantas, ou seja, eram herbívoros. Fósseis desses animais já foram encontrados em São Paulo e em Peirópolis, Gerais.
A era dos grandes lagartos terminou definitivamente há cerca de 65 de anos, quando um acontecimento misterioso exterminou todos eles de uma só vez. Muita gente acredita que esse acontecimento foi a queda de um imenso.
O meteoro teria sido tão grande que, quando bateu na Terra, levantou muita poeira e impediu que os raios do chegassem à superfície do planeta. Assim, o se tornou muito frio e afetou toda a vida na Terra. Muitas plantas morreram, depois os animais , e finalmente os , que se alimentavam dos outros. (...)
O fato é que depois da dos dinossauros só sobraram os animais pequenos. Demorou milhões de anos até que novamente surgiram alguns animais , como o Purussaurus brasiliensis, um jacarezão ! Ele viveu na região amazônica, especialmente no , durante o Mioceno, há uns 10 ou 12 milhões de anos. Se você acha que os jacarés já são grandes, o que diria desse, que chegava a ter 18 metros de comprimento ?! (...) "
Fonte - FURTADO, Fred. Ciência Hoje das Crianças, n. 133, mar. 2003. Colaboração de : Alexander Kellner, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Cástor Cartelle, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em . Acesso em 17 jan. 2006.
RESPOSTA
" Habitantes da Pré-História do Brasil
Para fazer projeções sobre o futuro do planeta Terra, entender o que aconteceu no passado é um bom caminho. Descobrir que tipos de seres viveram e por que foram extintos é importante para conhecer nossa história. O texto a seguir traz um pouco da Pré-História do Brasil.
Será que dá para imaginar como eram e como viviam em nosso país répteis (...) dos mais variados tipos ? Pode apostar que, com as informações conseguidas por pesquisadores que estudaram os fósseis desses animais, sua imaginação terá uma boa ajuda para voltar no tempo alguns milhões de anos !
(...) há 110 milhões de anos, no período chamado Cretáceo, mais de 20 espécies de pterossauro ('lagarto alado') viviam onde hoje é o Ceará, no Nordeste brasileiro (...)
Os pterossauros possuíam asas longas, cuja envergadura (a distância de uma ponta a outra das asas) podia ser maior que nove metros. Os cientistas acreditam que esses animais tinham dietas variadas. Alguns comiam carniça, como os urubus; uns filtravam água como as baleias; outros comiam frutas e outros tantos se alimentavam de peixe. Esse foi o caso do Thalassodromeus sethi, conhecido como 'corredor dos mares' que também possuía a maior crista óssea encontrada até hoje, com cerca de um metro de comprimento.
Dinossauros carnívoros que andavam em duas patas também habitaram o Brasil no passado. O mais antigo deles foi o Staurikossaurus pricei, que viveu no Triássico, há mais de 230 milhões de anos, na região de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Outro que habitava o Sul do país no Triássico era o Guaibassaurus ('lagarto do Guaíba'). No Cretáceo, existiu o Santanaraptor ('predador de Santana') placidus, encontrado na bacia do Araripe, no Ceará. Os três podiam medir até dois metros de altura e caçavam pequenas presas . (...)
Os titanossaurus ('lagartos titânicos') eram outro grupo de dinossauros que habitava a América do Sul. Uma das espécies brasileiras, o Gondwanatitan faustoi, vivia nos arredores de Presidente Prudente, em São Paulo, há 80 milhões de anos. Em geral, mediam de seis até 15 metros de comprimento, mas alguns titanossaurus podiam ter mais de 40 metros ! Eles se alimentavam de plantas, ou seja, eram herbívoros. Fósseis desses animais já foram encontrados em São Paulo e em Peirópolis, Minas Gerais.
A era dos grandes lagartos terminou definitivamente há cerca de 65 milhões de anos, quando um acontecimento misterioso exterminou todos eles de uma só vez. Muita gente acredita que esse acontecimento foi a queda de um meteoro imenso.
O meteoro teria sido tão grande que, quando bateu na Terra, levantou muita poeira e impediu que os raios do Sol chegassem à superfície do planeta. Assim, o clima se tornou muito frio e afetou toda a vida na Terra. Muitas plantas morreram, depois os animais herbívoros, e finalmente os carnívoros, que se alimentavam dos outros. (...)
O fato é que depois da extinção dos dinossauros só sobraram os animais pequenos. Demorou milhões de anos até que novamente surgiram alguns animais gigantes, como o Purussaurus brasiliensis, um jacarezão ! Ele viveu na região amazônica, especialmente no Acre, durante o Mioceno, há uns 10 ou 12 milhões de anos. Se você acha que os jacarés já são grandes, o que diria desse, que chegava a ter 18 metros de comprimento ?! (...) "
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial