Exercício Resolvido de Geografia - Fusos Horários : Linha Internacional da Data
Abaixo, um texto sobre fusos horários, e uma sequência de perguntas.
Ao final confira se suas respostas estão corretas.
Bom Exercício !
Bom Exercício !
O texto, e imagens, são do Livro : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007 .
" Os fusos horários
Você já pensou que confusão seria se cada país quisesse adotar uma hora diferente sem um critério comum ?
Uma convenção internacional realizada em 1884, nos Estados Unidos, determinou que o fuso horário do Meridiano de Greenwich (0°) seria a referência mundial na determinação das horas. Fuso horário é cada uma das 24 faixas de 15° em que se divide a Terra : cada faixa corresponde a uma hora.
O Meridiano de Greenwich passa pelo Observatório Astronômico de Greenwich, situado em Londres, na Inglaterra (figura).
Observe no mapa, abaixo, que as localidades a leste do fuso horário de Greenwich têm a hora adiantada em relação a esse fuso, e as localidades a oeste têm a hora atrasada.
Linha Internacional da Data
O meridiano de 180° , oposto ao Meridiano de Greenwich, foi estabelecido como linha internacional que marca a mudança de data. Observe essa linha no mapa, acima.
Imagine um viajante que navega no sentido oeste-leste : ao cruzar a Linha Internacional da Data, ele deve adiantar a data em um dia.
Se ele estivesse cruzando essa linha no sentido contrário, isto é, de leste para oeste, teria de atrasar a data em um dia.
Os fusos horários no Brasil
Por sua grande extensão no sentido leste-oeste, nosso país apresenta três fusos horários . Por isso há três horários diferentes no território brasileiro.
A hora oficial do Brasil é a da cidade de Brasília, capital do país. A hora de Brasília é definida de acordo com a do fuso inicial, de Greenwich. Assim, em sua hora oficial nosso país tem três horas de atraso em relação a Greenwich.
Observe no mapa, abaixo, que todos os estados representados com cor verde adotam a hora oficial do país, isto é, a hora de Brasília.
Horário de verão
Quando o horário especial de verão entra em vigor, temos de adiantar os relógios em uma hora. Com isso, ainda há claridade quando os relógios marcam 19 ou 20 horas.
O objetivo dessa mediada é reduzir o uso de energia elétrica no período do dia em que o consumo da população atinge os níveis mais altos, entre 18 e 21 horas.
O horário de verão é uma medida de economia de energia elétrica adotada por muitos países. No Brasil ele é adotado anualmente, mas apenas em alguns estados.
"
* Novos Fusos Horários Brasileiros : Segundo a Lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008, a partir de zero hora de 24 de junho de 2008 passaram a vigorar no Brasil 3 (três) fusos horários. Antes eram quatro, o fuso horário do estado do Acre era - 5 UTC , passou a - 4 UTC . ( UTC quer dizer Tempo Universal Coordenado ) .
PERGUNTAS
1- Como é possível ter a noção de que horas são no caso de não ter um relógio ?
2- O texto comenta sobre a Convenção Internacional realizada nos Estados Unidos em 1884. O que é uma convenção internacional ? O que ela determinou ?
3- Localize o Meridiano de Greenwich .
4- Digamos que a hora local no Meridiano de Greenwich seja 12:00, meio-dia, então que horas serão numa cidade localizada a 45° Leste ?
5- Se em Brasília o relógio marca 14:00, duas horas da tarde, que horas serão em qualquer lugar localizado sobre o Meridiano de Greenwich (longitude 0°) ?
6- O que é a linha Internacional da Data ?
7- Qual medida tomamos quando entra em vigor o horário de verão ?
8 - Qual é o objetivo do horário de verão ? De que maneira esse objetivo é alcançado ?
RESPOSTAS
1- Caso não tenhamos um relógio à disposição, é possível ter a noção de que horas são através do Sol. Sabemos que o Sol nasce na direção Leste e se põe no Oeste. Portanto, por exemplo, quando o Sol estiver bem em cima das nossas cabeças estaremos perto do meio-dia, ou 12:00.
2- Uma convenção internacional é uma grande reunião realizada entre diversos países, para tratar de objetivos específicos. A convenção internacional realizada nos Estados Unidos em 1884 determinou que o Meridiano de Greenwich fosse a referência mundial para a marcação das horas.
3- O meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que passa no Observatório Astronômico de Greenwich, em Londres, na Inglaterra, e vai do norte ao sul da Terra, marcando a longitude de zero graus (0° , medida do ângulo).
4- A cada 15° que avançamos na direção leste, aumenta uma hora. Então, após 15 ° teremos 12 +1 = 13:00 ; após 30° teremos 12 + 2 = 14:00 ; após 45º teremos 12 +3 = 15:00 .
No caso de 45° na direção Leste, teremos aumentado três horas . Se em Greenwich são 12:00, a 45° Leste são 15:00, ou três da tarde !
5- O fuso horário de Brasília é -3 , ou seja, estamos a três horas de diferença com relação ao Meridiano de Greenwich. Avançando para leste, estaremos somando uma hora a cada fuso horário. Então, se em Brasília são 14:00, em Greenwich são 17:00, ou cinco horas da tarde.
6- A Linha Internacional da Data é o meridiano de 180°, oposto ao meridiano de Greenwich. Ao cruzar a Linha Internacional da Data, no sentido oeste-leste, deve-se adiantar a data em um dia. Se ele estivesse cruzando essa linha no sentido contrário, isto é, de leste para oeste, teria de atrasar a data em um dia.
7 - Quando o horário especial de verão entra em vigor, temos de adiantar os relógios em uma hora.
8- O objetivo do horário de verão é reduzir o uso de energia elétrica no período do dia em que o consumo da população atinge os níveis mais altos, entre 18 e 21 horas. Esse objetivo é alcançado, pois ainda há claridade quando os relógios marcam 19 ou 20 horas, no horário de verão.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial