Exploração de Caverna : Profundezas da Terra : Krubera : Geórgia
" Caverna Krubera : as profundezas da Terra
Exploradores de caverna ucranianos bateram novo recorde ao atingir uma profundidade de 2.080 metros - o mais fundo que alguém já chegou no interior da Terra - na caverna de Krubera, na região de Abkhazia, na Geórgia. O recorde anterior (2.000 metros) havia sido obtido na mesma caverna.
(Foto - rapel na entrada da Caverna de Krubera , Geórgia em 2005).
' Mesmo agora, não sabemos se alcançamos o limite ou se a caverna continua. Mas achamos que podemos ir ainda mais fundo ' , afirmou Alexander Klimchouk, organizador da missão.
Durante uma expedição realizada entre agosto e setembro (de 2004), um grupo de 56 especialistas (45 homens e 11 mulheres) provenientes de sete países explorou Krubera (...) . Carregando cerca de cinco toneladas de equipamentos, os exploradores tiveram que enfrentar um mundo de trevas repleto de quedas livres e águas gélidas. Eles também tiveram que dinamitar pedras que bloqueavam passagens.
(...) Os exploradores mantinham contato com a base da expedição, na superfície, por meio de uma linha telefônica de quase três quilômetros de extensão.
Mas a expedição encontrou muitos obstáculos. Na terceira semana, uma fossa repleta de água praticamente congelada reteve o avanço do grupo. Quando o explorador Sergio Garcia - Dils de la Vega tentava descobrir se havia uma forma de ultrapassar o obstáculo, foi atingido por uma cascata de água gélida e forçado a retroceder ao descobrir que seu traje especial à prova d'água estava danificado.
Finalmente, conseguiram descobrir uma estreita passagem que contornava a fossa. Em outubro, um novo grupo de nove exploradores foi enviado a Krubera para continuar a expedição do ponto onde o grupo anterior havia parado. Eles acabaram descobrindo uma nova série de caminhos e poços. Em 19 de outubro, o líder da expedição, Yuri Kasjan, desceu num dos poços e descobriu, por meio do altímetro, que havia ultrapassado a marca dos 2.000 metros. Os exploradores chegaram, então, a uma gruta a 2.080 metros, a região mais profunda já atingida por seres humanos.
O GLOBO. Rio de Janeiro, 23 abr. 2005. Disponível em www.oglobo.com, Acesso em 13 out. 2005 . "
Fonte do texto e imagem - DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo : 2007 .
Segundo o site Redes Peleo Brasil ( http://www.redespeleo.org/artigodet.asp?txtid=324 ) , esse recorde foi batido em 2007, quando um novo grupo de exploradores conseguiu descer a 2.197 metros, na mesma caverna.
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial