terça-feira, 13 de maio de 2014

Geografia para 6º Ano Ensino Fundamental : Perguntas com Respostas : Deriva Continental : Pangeia : Como se formaram os continentes ?

        Leia o texto abaixo e depois responda às PERGUNTAS. Em seguida verifique as RESPOSTAS . 
            O texto e as figuras são do Livro : DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano  . Editora Moderna . 2ª Edição  .  São Paulo : 2007   .


   "                Como se formaram os continentes da terra 
Geografia Newton Almeida

 Você consegue imaginar que a crosta terrestre está em movimento ? Que a América, o continente onde está localizado o Brasil, está se deslocando para oeste ? 

                          A deriva continental

   No início do século XX, o cientista alemão Alfred Wegener desenvolveu  uma teoria chamada deriva continental . 

                          O continente Pangeia

   Segundo a teoria da deriva continental, os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente que existiu há 300 milhões de anos, denominado Pangeia.
   Wegener chegou a essa conclusão após analisar vários fatos. Por exemplo, ele observou que a costa leste da América do Sul parecia se encaixar na costa oeste do continente africano, como se no passado a América e a África tivessem formado um só bloco. 
   Além disso, alguns fósseis de animais e vegetais que viveram na mesma época, há milhões de anos, foram encontrados tanto na América quanto na África e em outros continentes. 

                         A fragmentação de Pangeia

   Há cerca de 200 milhões de anos, o continente Pangeia teria começado a se dividir em dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana. Esses blocos teriam se afastado lentamente um do outro e se fragmentado. Esse processo, de milhões de anos, teria dado origem aos atuais continentes. 

                           Continentes em  formação

Geografia Newton Almeida    
   Há 240 milhões de anos - O continente único, chamado Pangeia, começou a se dividir.    
Geografia Newton Almeida
   

    Há 200 milhões de anos - A fragmentação de Pangeia deu origem a dois blocos de terras: Laurásia e Gondwana. 

  

Geografia Newton Almeida
   
   Há 135 milhões de anos - Laurásia e Gondwana também se desintegraram. Note que já é possível identificar, por exemplo, as atuais América do Norte (1), Eurásia ou bloco Europa-Ásia (2), América do Sul (3) e África (4).   
Geografia Newton Almeida
       
    Há 65 milhões de anos - a movimentação continuou e os continentes foram chegando à sua formação atual: a Austrália (5) separou-se da Antártida (6) e a Índia (7) continuou seu deslocamento para o norte.  
Geografia Newton Almeida

          






                         
                                                    
                        Os Continentes Atuais


Geografia Newton Almeida

  Estudos recentes demonstram que os continentes continuam a se movimentar lentamente. Por exemplo, a parte sul da América e a África afastam-se entre 7 e 10 centímetros por ano, ampliando a área ocupada pelo Oceano Atlântico.

                      Animais e vegetais em trânsito

   Vários achados arqueológicos ajudaram a teoria da deriva continental e do continente-gigante Pangeia. Vejamos dois exemplos.
   O Mesosaurus viveu há cerca de 200 milhões de anos. era um pequeno réptil, que se deslocava em terra e também conseguia nadar distâncias curtas em água doce. Fósseis desse animal foram encontrados na América do Sul e no sul do continente africano. Considerando que a travessia do Oceano Atlântico (3.200 quilômetros a nado) teria sido impossível, como o Mesosaurus se deslocou de um continente para o outro ? 
   Algo semelhante ocorreu com o Glossopteris, um tipo de vegetação extinta há milhões de anos. Fósseis dessa planta foram identificados no sul de cinco continentes : América, África, Ásia (Índia), Antártida e Oceania (Austrália). Observe na figura as áreas de ocorrência dos fósseis citados. 
         Fontes: elaborado com base em ALBERGHINA, Lilia; TONINI, Franca. La Terra come sistema. Milão: Mondadori, 2001. p. 197; SALGADO-LABORIOU, Maria Léa. História ecológica da Terra. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. p. 67.   


                                PERGUNTAS 


1- A crosta terrestre está em movimento contínuo, tanto as terras emersas, os continentes quanto o assoalho ou fundo dos oceanos. Por que você não sente esse movimento ? 



                            
2- Quantos continentes existem na Terra, atualmente ?  Quais são eles ? 

3- Há 300 milhões de anos atrás, segundo o cientista Alfred Wegener, quantos continentes existiam ?  Como foi chamado  ? 

4- Quais fatos reforçam a teoria da Deriva Continental ?  

5- De que maneira os atuais continentes foram formados ? 

6- A área ocupada pelo  Oceano Atlântico está crescendo ou diminuindo ?  Por quê ? 

7-   Quais achados arqueológicos ajudaram, e de que maneira, a teoria da deriva Continental ? 


                                      RESPOSTAS 



1-  O movimento da crosta terrestre é muito lento. A América se afasta da África a uma velocidade de cerca de 7 centímetros por ano. Não conseguimos sentir que o chão que pisamos está se movendo, devido à velocidade extremamente pequena desse deslocamento. 


2- A Terra possui seis continentes. Europa, Ásia, África, América, Oceania e Antártida. 


3-  Há 300 milhões de anos atrás, de acordo com a teoria de Alfred Wegener, existia apenas um continente. Ele foi chamado de Pangeia.


4- Os fatos que reforçam a teoria da Deriva Continental são:  costa leste da América do Sul se encaixa na costa oeste do continente africano;  alguns fósseis de animais e vegetais que viveram na mesma época, há milhões de anos, foram encontrados tanto na América quanto na África e em outros continentes. 


5- Os atuais continentes foram formados há cerca de 200 milhões de anos. O continente Pangeia teria começado a se dividir em dois grandes blocos: Laurásia e Gondwana. Esses blocos teriam se afastado lentamente um do outro e se fragmentado, e acabaram formando os seis continentes atuais.


6- A área ocupada pelo Oceano Atlântico está crescendo, porque a América se afasta da África cerca de 7 centímetros ao ano. 



7 - Os achados arqueológicos que ajudaram a comprovação da teoria da Deriva Continetal, de Alfred Wegener, são: 
    O Mesosaurus que viveu há cerca de 200 milhões de anos, um pequeno réptil, se deslocava em terra e também conseguia nadar pequenas distâncias. Fósseis desse animal foram encontrados na América do Sul e no sul do continente africano; 
   O Glossopteris, um tipo de vegetação extinta há milhões de anos. Fósseis dessa planta foram identificados no sul de cinco continentes : América, África, Ásia (Índia), Antártida e Oceania (Austrália). 


GEOGRAFIA Newton Almeida



     


3 Comentários:

Às 7 de junho de 2015 às 22:30 , Anonymous Anônimo disse...

Me ajudou muito, obrigada.

 
Às 31 de outubro de 2015 às 21:50 , Blogger Unknown disse...

mt bom na minha escola vms fzr um trabalho e eu criei uma provinha me ajudou mt msm ^^

 
Às 27 de novembro de 2015 às 14:09 , Anonymous Anônimo disse...

Muito bom! Me ajudou muito mesmo!!!
Obg ^^
P.S: Podem confiar neste site, é tudo muito bem explicado além do conteúdo ser muito bom.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial