Exercícios de Geografia : 6º Ano Ensino Fundamental : Onde Está a Água Doce ? : Rios : Águas Subterrâneas : Lagos : Geleiras
Ao final de cada conjunto de lacunas, observa a Resposta, a pós a letra R .
Os textos e figuras são do livro :
DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo: 2007
DANELLI, Sônia Cunha de Souza . Projeto Araribá , Geografia 6º ano . Editora Moderna . 2ª Edição . São Paulo: 2007
Bom exercício !
" Onde está a água doce?
Os rios, as águas subterrâneas, os lagos e as geleias são as porções de água doce que se encontram nos continentes.
Os rios
são cursos de água doce que correm sobre os continentes e as . São muito importantes para as sociedades , pois fornecem água e alimento, possibilitam a geração de elétrica, a navegação e a irrigação de áreas , além de servirem para o lazer. R
RESPOSTA - naturais ; ilhas ; humanas ; energia ; agrícolas .
Em geral, as águas de um rio se originam de:
- fontes subterrâneas que afloram do e chegam à superfície ;
- escoamento superficial ();
- derretimento de .
No território brasileiro, onde não há geleiras, os se originam das duas primeiras fontes. O Amazonas, embora a maior parte da sua extensão se situe no , nasce do derretimento do dos Andes * peruanos.
* Andes é uma denominação simplificada para dos Andes, uma cadeia de ao longo da costa da América do Sul, com cerca de 8 mil de extensão e altitude média em torno de 4 mil , sendo o o pico mais alto, com 6.962 metros. R
RESPOSTA - solo ; chuva ; geleiras ; rios ; Rio ; Brasil ; gelo ; Cordilheira ; montanhas ; ocidental ; quilômetros ; metros ; Aconcágua .
Curso e volume de água dos rios
Um rio corre sempre de áreas de altitude, onde fica a nascente, para áreas de menor , onde está a foz ou embocadura, local de seu término, que pode ser junto de um oceano, , lago ou mesmo outro rio.
A variação do volume das de um rio no período de um ano é chamada de regime . A água das chuvas interfere no regime de um rio: nas épocas de seca, muitos rios têm seu volume ; e o contrário acontece na estação , quando o volume de água aumenta.
Nos seus cursos em direção à , os rios podem se encontrar e se unir. Nesse caso, um rio principal recebe as águas de outros rios, chamados . Os rios existentes em um espaço geográfico formam uma rede , e a área drenada por um rio principal e seus afluentes é chamada de hidrográfica. R
RESPOSTA - maior ; altitude ; mar ; águas ; fluvial ; diminuído ; chuvosa ; foz ; afluentes ; fluvial ; bacia .
Rios de planalto e rios de planície
O curso de um rio apresenta características relacionadas às formas do . Os rios que cruzam áreas de planalto costumam ter muitas d'água. São os chamados rios de . Geralmente, são aproveitados para geração de energia .
Já os rios que percorrem áreas de não apresentam quedas d'água, sendo por isso ideais para a , a pesca e o lazer. São denominados de planície. R
RESPOSTA - relevo ; quedas ; planalto ; elétrica ; planície ; navegação ; rios .
As águas subterrâneas
Cerca de um quarto da água existente nos continentes é subterrânea. Quando essa água chega à superfície, formam-se as dos rios e dos lagos.
As águas subterrâneas armazenam-se sob o por causa da infiltração das . Quando chove, parte da água penetra na terra e forma abaixo da superfície. A água também se infiltra no solo através das raízes das .
Existem dois níveis do solo nos quais a água subterrânea é encontrada : no lençol e no lençol .
- Lençol freático. É um reservatório de água encontrado na camada do solo mais da superfície. A água ali armazenada é a mais de ser alcançada e retirada. Poços que abastecem casas e povoados distantes de rios foram escavados até essa do solo.
- Lençol artesiano. É um reservatório de água localizado em uma camada mais do solo. Para captar a água nele acumulada, são necessárias máquinas capazes de perfurar as . R
RESPOSTA - doce ; nascentes ; solo ; chuvas ; reservatórios ; plantas ; freático ; subterrâneo ; próxima ; fácil ; camada ; profunda ; rochas .
Os lagos
são originados pelo acúmulo de em áreas mais baixas de um terreno. Essa água pode provir de rios, de fontes subterrâneas, das ou do derretimento de geleiras.
A forma, a profundidade e a dos lagos variam muito. Existem lagos fechados, isto é, que não possuem uma por onde a água possa escoar. Assim, todas as substâncias levadas até eles pelos e pelas chuvas ficam acumuladas em suas águas, que se tornam por causa da concentração de sais .
A maioria de lagos, porém, apresenta uma saída de água, formando um rio . Nessas situações, a água do lago não fica completamente e dizemos que ele é de água doce.
Há também lagos , criados para atender a alguma necessidade dos humanos. Exemplos desse tipo de lago são as barragens das hidrelétricas e os açudes. R
RESPOSTA - água ; chuvas ; extensão ; passagem ; rios ; salgadas ; minerais ; emissário ; parada ; artificiais ; seres ; usinas .
As geleiras
são de gelo formadas em regiões onde a queda de neve é superior ao .
Elas são encontradas nas regiões de elevada, como os picos de montanhas, ou nas zonas . Nessas áreas, quando ocorre um aumento de em períodos mais quentes, o pode se descongelar e dar origem a lagos e rios. R
RESPOSTA - massas ; degelo ; altitude ; polares ; temperatura ; gelo .
Geleiras na Ilha Bylot, no Canadá, em 2000 .
"
Curso de Manicure e Pedicure - com Certificado - Link na Descrição - YouTube
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial