quarta-feira, 4 de junho de 2014

Perguntas com Respostas : Exercício de Geografia : Pré-Vestibular : Tsunami : O que é um Tsunami ?


Geografia Newton Almeida

      Abaixo um texto muito interessante sobre o tsunami. Para contribuir na aprendizagem preparei sete perguntas, com respostas, sobre os conteúdos do texto. 
    O texto e a figura são do Livro :   ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de ;  RIGOLIN, Tércio Barbosa . Geografia , Série Novo Ensino Médio, Volume Único. Editora Ática. São paulo : 2008 . 
                           
                      Boa leitura!  Bom exercício!

     "  Um terremoto no fundo do oceano é o ponto de partida para um fenômeno natural ainda mais assustador: o tsunami ou maremoto, nomes pelos quais são conhecidas as séries de ondas gigantescas que invadem áreas costeiras quilômetros adiante, causando terror, morte e destruição. Este tipo de movimento tectônico ocorre em zonas de subducção - regiões de contato entre as placas tectônicas que se chocam e onde as placas oceânicas  mergulham sob as placas continentais. 
   As ondas comuns são causadas pela transferência de energia dos ventos para a água. O tamanho dessas ondas depende da força do vento que as cria e da distância sobre a qual ele sopra. O tsunami é uma onda gigante, associada ao deslocamento de algo sólido, como placas tectônicas, erupções subaquáticas ou a queda de um meteoro. Quando o fundo do oceano se desloca, a água acompanha o movimento e é jogada para cima. 
   Perto do epicentro, o deslocamento da água pode não ser muito claro por causa da profundidade. Quando o tsunami entra na linha costeira, mais rasa, sua velocidade diminui, mas sua altura aumenta. À medida que se aproxima da terra, com a diminuição da profundidade do mar, a onda se agiganta. Um tsunami de alguns centímetros ou metros de altura pode atingir de 30 a 50 metros de altura na costa, com força devastadora. 
   O problema não é tanto a altura, e sim o comprimento atingido mar adentro. Em média, uma onda normal que chega à praia de Ipanema, por exemplo, tem de 50 a 100 metros de comprimento. O tsunami tem quilômetros de comprimento. Uma onda de 6 metros de altura e 2 Km de comprimento não pára na praia, ela segue terra adentro. Os tsunamis podem viajar pelo oceano com velocidade de até mais de 900 Km por hora, dependendo da profundidade local.
   Embora a ocorrência de tsunamis seja mais frequente no oceano Pacífico, foi no oceano Índico que ocorreu recentemente um maremoto que causou morte e destruição e abalou a opinião pública do mundo todo. De magnitude 9.3 , este terremoto submarino, ocorrido em 26 de dezembro de 2004, diante da costa norte da ilha Sumatra, na Indonésia, foi o maior terremoto do mundo desde 1964 e o quarto maior do período instrumental da sismologia. Rompeu em torno de 1 000 Km do fundo do oceano Índico e, em seguida, gerou uma onda marinha gigantesca.
   Antes de a onda estourar houve uma retração enorme do mar, como mostraram imagens feitas na ocasião do tsunami. Numa onda comum, a retração do mar é, em média de 20 metros e dura apenas de 6 a 12 segundos. Num tsunami, em virtude de sua enorme extensão, a retração pode ser de 2 quilômetros, ou seja, a água da praia some. E isso pode durar de 15 a 20 minutos. As pessoas costumam achar o fenômeno fantástico, vão lá olhar e, quando vêem o paredão vindo em sua direção, é tarde demais.
   O tsunami gerado pelo terremoto se espalhou por todo o oceano Índico. Afetou as áreas costeiras da Indonésia (principalmente Sumatra), Malásia, Tailândia, Mianma, Bangladesh, Índia, Sri Lanka, Maldivas, chegando até a costa da África, onde atingiu Somália. Quênia, Moçambique e países deste continente situados em ilhas do oceano Índico. 
                 Fonte  www.revistaepoca.com.br
                        Acesso em jan. 2005 .                        
     

            1-  A ruptura do fundo do oceano empurra a água para cima, dando origem à onda.
            2-  Ondas se movem a 500 Km por hora pelo oceano.
           3- Quando se aproximam da praia, as ondas diminuem a velocidade para cerca de 45 km por hora, aumentando sua altura.
              4- Ao atingir o continente, as ondas destroem tudo o que encontram pelo caminho.  
                              Fonte: www.bbc.co.wk  . Acesso em jan. 2005. 
                                                                                                                   " 
                                                          
                                        PERGUNTAS 

1-   Qual é a causa, principal,  de um tsunami, ou maremoto? 

RESPOSTA  -   Um tsunami é gerado, principalmente, por um terremoto no fundo do oceano.


2- Quais  fenômenos naturais podem gerar um tsunami? 

RESPOSTA  -  Fenômenos naturais que causam tsunamis são : choque de placas tectônicas, erupções subaquáticas ou a queda de um meteoro.  

3-  Explique o que é um tsunami, resumidamente. 

RESPOSTA  -  O tsunami é uma onda gigante, gerada por um terremoto no fundo do oceano. A onda do tsunami tem de 30 a 50 metros de altura, ao chegar na costa, deslocando-se a uma velocidade que pode atingir até mais de 900 km/hora, que invadem áreas costeiras quilômetros adiante, causando terror, morte e destruição.  

4-  Em quais regiões os tsunamis ocorrem? 

RESPOSTA  -  Os tsunamis ocorrem em zonas de subducção - regiões de contato entre as placas tectônicas que se chocam e onde as placas oceânicas  mergulham sob as placas continentais. 

5-  Uma onda comum é muito menor do que um tsunami, portanto são muito diferentes. Levando em conta a sua formação, qual a diferença entre elas ? 

RESPOSTA -  As ondas comuns são causadas pela transferência de energia dos ventos para a água. O tamanho dessas ondas depende da força do vento que as cria e da distância sobre a qual ele sopra. O tsunami é uma onda gigante, associada ao deslocamento de algo sólido, como placas tectônicas, erupções subaquáticas ou a queda de um meteoro. 

6- Dê exemplo de um tsunami devastador que atingiu a costa do Oceano Índico, na Ásia. 

RESPOSTA  -     De magnitude 9.3 , um terremoto submarino, ocorrido em 26 de dezembro de 2004, diante da costa norte da ilha Sumatra, na Indonésia, foi o maior terremoto do mundo desde 1964 e o quarto maior do período instrumental da sismologia. Rompeu em torno de 1 000 Km do fundo do oceano Índico e, em seguida, gerou uma onda marinha gigantesca, que causou morte e destruição e abalou a opinião pública do mundo todo. 
    O tsunami gerado pelo terremoto se espalhou por todo o oceano Índico. Afetou as áreas costeiras da Indonésia (principalmente Sumatra), Malásia, Tailândia, Mianma, Bangladesh, Índia, Sri Lanka, Maldivas, chegando até a costa da África, onde atingiu Somália. Quênia, Moçambique e países deste continente situados em ilhas do oceano Índico.
     Esse tsunami matou mais de 230.000 pessoas. 

7-  O conhecimento sobre um tsunami pode evitar mortes  ?  De que maneira é possível prever que um tsunami está prestes a ocorrer? 

RESPOSTA  -  Sim !  Num tsunami, em virtude de sua enorme extensão, a água da praia apresenta uma retração, que pode ser de 2 quilômetros, ou seja, a água da praia some. E isso pode durar de 15 a 20 minutos. Portanto, ao observar a retração acentuada da água do mar numa praia, existe tempo para correr do local, para buscar abrigo e  proteção.  





GEOGRAFIA Newton Almeida

2 Comentários:

Às 19 de junho de 2014 às 20:27 , Blogger nordeste disse...

EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!!!! eu aprendi muitoooo, tinha conteúdo que eu nunca ouvi falar. Material muito valioso!!!!!!!PARABÉNS a quem colocou á nossa disposição.

 
Às 19 de junho de 2014 às 20:30 , Blogger nordeste disse...

EXCELENTE material, fiquei muito encantada com o conteúdo porque aprendi muitoooo!!!!! PARABÉNS para quem publicou o material.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial