sábado, 9 de agosto de 2014

BIOLOGIA : Exercícios : Perguntas com Respostas : Protozoários :Proctistas Heterótrofos : Gamófitas

      
Geografia Newton Almeida


         Gamófitas ; Proctistas Heterótrofos ;  Protozoários de Água Doce 

 Exercícios de Biologia, com respostas, seguindo os conteúdos, textos e imagens do livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
        Para resolvê-los é melhor consultar esse livro, ou outro. As perguntas são discursivas e abaixo de cada uma estão as respostas. 
           Está bem fácil. Portanto, tem que acertar tudo !  Bom teste ! 

1 -   O que são as gamófitas (conjugadas)? 

       RESPOSTA   -  As gamófitas (conjugadas) são algas relacionadas às clorófitas, de cor verde, unicelulares ou filamentosas. A sua principal característica é  a ocorrência de uma reprodução sexuada por conjugação, na qual há fusão de células com formação de zigotos, que em seguida sofrem meiose (meiose zigótica), produzindo novas algas haplóides. Elas são muito comuns em córregos e lagoas de água limpa. As filamentosas assemelham-se a fios de algodão verdes e seus cloroplastos apresentam grande diversidade de formas. Exemplos de gamófitas são a Spirogyra e a Zygnema.  


Imagem acima : Fotomicrografia de dois filamentos de Spirogyra em conjugação. 

2- As algas constituem grande potencial alimentar para os seres humanos, pois fornecem proteínas, açúcares, vitaminas e minerais, especialmente cálcio e iodo. Elas são consumidas como condimento, em sopas, ou na forma de produtos extraídos e industrializados. Das  paredes de muitas algas vermelhas (Gelidium, Gracilaria) é extraído o ágar, gelatinoso, usado em laboratório para a cultura de microrganismos e outras técnicas. Outra alga vermelha, Chondrus, produz um gel, a carragenina, usado no preparo  de doces, geléias e como emulsionante na fabricação de pães, produtos lácteos e chocolates. 
              Cite um país em que algas são consumidas com rotina. 

RESPOSTA  -  No Japão, consomem-se anualmente milhares de toneladas das algas pardas laminárias, cozidas ou em sopas. Delas é extraída a algina, um sal de cálcio com o qual se produz uma espécie de gel coloidal, usado na preparação de cremes e sorvetes e também como emulsionante na fabricação de tintas e medicamentos. No gênero Laminaria, a algina representa 10% do peso fresco dos talos. Essas algas têm, ainda, a laminarina, um glucídeo de reserva que chega a 30% do peso seco do talo. muitas também armazenam reservas de amido.  
    
3- O que são os Proctistas Heterótrofos? 

 RESPOSTA  -  Os proctistas heterótrofos são protozoários, anteriormente classificados como o único filo de animais unicelulares. Hoje são reconhecidos vários filos, bastante diversificados, que habitam praticamente todos os ambientes aquáticos e solos úmidos. 

4- De que maneira os Proctistas Heterótrofos se alimentam? 

RESPOSTA   -    Em geral, nutrem-se pela ingestão de alimentos e restos orgânicos de várias origens, presentes no ambiente. 

5- Comente sobre o  fato de os Proctistas Heterótrofos serem predadores e mutualistas. 

RESPOSTA  -   Há espécies predadoras e outras que vivem em mutualismo com muitos animais, por exemplo, as que habitam o intestino dos cupins, fazendo a digestão da celulose, principal alimento desses insetos. 

6 -  Comente sobre espécies de Proctistas Heterótrofos que são parasitas. 

RESPOSTA  -  Muitas espécies são parasitas que se nutrem pela absorção dos alimentos em solução nos tecidos dos hospedeiros. Esses parasitas são bastante pesquisados, pois causam graves doenças em  centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, algumas das principais doenças causadas por protozoários (protozooses) são a malária, a doença de Chagas, a leishmaniose e a amebíase.

7- Comente sobre  os Protozoários de  Água Doce? 

RESPOSTA   -  Há milhares de protozoários de  água doce, fixos ou livres. Nas espécies livres, a locomoção é feita por pseudópodes de vários tipos, cílios ou, ainda, flagelos, atualmente também conhecidos como undulipódios.  

8-  De que maneira os pseudópodes capturam o  alimento? 

RESPOSTA  -  Os pseudópodes, capturam partículas alimentares e microrganismos, formando vacúolos digestivos no interior do citoplasma. É o caso das amebas. Em outras espécies, há um pequeno poro na membrana, o citóstoma, por onde entra o alimento, formando-se nesse local, junto à membrana, o vacúolo digestivo. Restos não-digeridos são expulsos na periferia da célula. Em muitas espécies fixas, os cílios envolvem a região do citóstoma e seu batimento provoca movimentos de circulação da água, o que lhes permite recolher as partículas alimentares. 
  
9- Existem protozoários  flutuantes? Como isso é possível? 

RESPOSTA  -   Muitos protozoários são flutuantes, o que é possível pela presença de finos e longos pseudópodes com disposição radial, os axópodes. Cada um tem um eixo rígido, formado por microtúbulos envolvidos por uma bainha de citoplasma. Há ainda carapaças externas, que também facilitam a flutuação. 
  
10 -  Os protozoários desenvolveram alguma estrutura de adaptação ao meio aquoso ? Cite alguma. 

RESPOSTA  -    Sim !   Uma  estrutura típica de adaptação a esse meio é o vacúolo contrátil (pulsátil), responsável pela regulação osmótica. Vivendo em meio geralmente hipotônico, esses organismos absorvem água por osmose, em toda a superfície da membrana. O excesso de água acumula-se no vacúolo e, em seguida, é bruscamente expulso para o exterior, pela contração do citoplasma.  Nesses organismos há um ou mais núcleos, sendo comum a existência de macronúcleos. Enquanto estes são responsáveis pela transmissão das características genéticas, os macronúcleos regulam as funções vegetativas, por exemplo, nutrição, locomoção e crescimento.     

FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .

BIOLOGIA : Exercícios :  Perguntas com Respostas : Protozoários : Proctistas Heterótrofos : Gamófitas


GEOGRAFIA Newton Almeida


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial