Curvas de Nível : Isoípsas : Representação do Relevo Terrestre
A representação do relevo terrestre através das curvas de nível
De que maneira podemos representar o relevo? Podemos representar o relevo de várias maneira, entre as quais as mais utilizadas está a técnica das curvas de nível . Observe a figura abaixo, que relaciona o perfil de relevo de um determinado local e a sua representação pelas curvas de nível . O perfil de relevo aparece em cima, e a partir do seu contorno são traçadas projeções no plano, determinando as curvas de nível.
As curvas de nível são um conjunto de isoípsas, ou seja, linhas que unem pontos de igual altitude na superfície representada. Entre elas existem intervalos iguais de altitudes, que podem ser de 10, 20, 30, 40 metros, e assim por diante. O intervalo existente entre uma curva de nível e outra é chamado equidistância.
Qual é a equidistância das curvas de nível do exemplo acima ? Na figura acima, as curvas de nível apresentam equidistâncias de 20 metros.
E na figura acima, qual é a equidistância entre as curvas de nível ? Nessa figura, imediatamente acima, a equidistância das curvas de nível é de 10 metros. Repare que nessa figura o perfil do relevo está abaixo da sua representação em curvas de nível.
A interpretação das curvas de nível exige o conhecimento de algumas noções básicas :
- as curvas de nível são mais próximas quanto maior for a precisão da variação do nível altimétrico;
- entre duas curvas de nível consecutivas há a mesma diferença de altitude ;
- pontos situados na mesma curva de nível têm a mesma altitude .
Curvas de Nível : Isoípsas : Representação do Relevo Terrestre
Curvas de Nível : Isoípsas : Representação do Relevo Terrestre
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial