FÍSICA : Cinemática : Velocidade Escalar : Velocidade Escalar Média
Consideremos um automóvel realizando uma viagem entre duas cidades A e B. Vamos admitir, também, que em nenhum momento ele tenha retornado a algum trecho da estrada, isto é, que seu movimento tenha sido sempre em um único sentido, de A para B.
Apenas para indicar a posição do automóvel em cada instante, vamos associar à estrada uma escala de abscissas. Verificamos então que, com o decorrer do tempo, a posição do carro se modifica. Para medir essa rapidez de variação de posição, criou-se o conceito de velocidade escalar.
Geralmente numa viagem ocorre o seguinte: em determinados trechos a mudança de posição é lenta e em outros é mais rápida. Assim, nos trechos lentos, a indicação da velocidade é baixa e, nos trechos rápidos, é mais alta, ou seja, a velocidade escalar durante uma viagem é, geralmente, variável .
Uma Definição Particular de Velocidade Escalar Média
Na grande maioria dos casos do cotidiano, o móvel se movimenta num único sentido em sua viagem. Não há muito interesse prático em estudar casos em que o móvel avança até determinado trecho e depois retorna sobre sua própria trajetória. Assim sendo, a definição de velocidade escalar que iremos apresentar é particular para movimentos em um único sentido.
Consideremos então um pequeno carro (de tamanho desprezível) percorrendo certa trajetória, que pode ser retilínea ou mesmo cheia de curvas. Durante sua viagem, o carro poderá percorrer alguns trechos com maior rapidez e outros com menor rapidez (intuitivamente, diríamos : “com alta ou com baixa velocidade”). Consideremos o percurso entre A e B.
Tomemos as seguintes medidas :
Dt : intervalo de tempo decorrido para que ele vá de A até B ;
d : distância percorrida pelo móvel, desde A até B. Essa distância deve ser medida levando-se em conta as curvas da trajetória. Trata-se, portanto da medida efetiva da distância percorrida pelo móvel. Em resumo, é a medida do arco AB.
Definimos velocidade escalar média como sendo : vm = d / Dt
Vamos supor que o percurso AB seja de 200 Km e que o intervalo de tempo para percorrê-lo tenha sido de 2 h. Suponhamos, também, que durante a viagem tenha havido trechos de alta e de baixa velocidade. A velocidade escalar média se calcula assim: vm = d / Dt = 200 km / 2h = 100 km/h
Interpretemos : Se esse móvel tivesse percorrido cada um dos trechos de 100 km em 1h, teria feito todo o percurso de 200 km nas mesmas 2h.
Uma comparação importante : Suponhamos que um carro percorra o mesmo trecho AB anterior, de 200 Km, com uma velocidade escalar constante de 100 km/h. Ao final de 2h, terá percorrido todo o trecho AB.
Podemos concluir o seguinte :
A velocidade escalar média corresponde a uma velocidade a ser mantida constante pelo móvel, durante todo o trajeto AB, para que ele o percorra no mesmo intervalo de tempo Dt.
"
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial