sábado, 9 de agosto de 2014

FÍSICA - Sistema Métrico Decimal : Conferência Geral sobre Pesos e Medidas : SI


Geografia Newton Almeida
   
        Uma das características da Física, a partir do século XVII, é que as suas leis passaram a ser descritas de forma matemática, ou seja, por meio de equações envolvendo grandezas, como velocidade, energia, etc. Por isso é que o processo de medida das grandezas têm muita importância.

                   O Sistema Métrico Decimal 

    Após a Revolução Francesa (1789 - 1799) é que se começou a buscar uma uniformidade nas unidades de medida usadas pelos vários países. Até mesmo dentro de um mesmo país não existia a padronização das unidades de medida. Além disso, as unidades utilizadas eram imprecisas e difíceis de serem reproduzidas. 
     Como exemplo :  no ano 1.120 o rei da Inglaterra estabeleceu como padrão de comprimento a jarda, que era igual à distância da ponta do nariz do rei à extremidade do seu dedo médio, com o braço esticado horizontalmente. 
   Por volta de 1790 um dos membros da Assembléia Constituinte propôs que se fizesse uma reforma nas unidades de medida. A Academia Francesa de Ciências nomeou um comitê formado por grandes cientistas da época. A Inglaterra e os Estados Unidos foram convidados para que mandassem representantes para participar do comitê.  Mas, eles recusaram o convite, e o comitê tornou-se um órgão exclusivamente francês.  
    No final de 1791 o comitê apresentou sua proposta, cujos principais ítens eram : 
- os múltiplos e submúltiplos das unidades seriam obtidos usando-se a base 10 ;
- o metro foi escolhido como unidade de comprimento e sua medida era a décima milionésima parte de um quarto de meridiano terrestre;
- a unidade de massa deveria ser a massa da água pura, à temperatura de 4°C (pois a essa temperatura a densidade da água é máxima), contida num cubo cujo volume é igual a 1 centímetro cúbico . Essa unidade de massa foi chamada e grama (símbolo g).
     A proposta foi aceita e assim nasceu a base do  Sistema Métrico Decimal (a palavra métrico vem do grego metron, que significa "medida") . 

                 Alterações Posteriores

   Foi formada uma expedição de agrimensores que entre 1792 e 1799 trabalhou para fazer a medição precisa do quarto de meridiano e assim, calculando sua décima milionésima parte, poder determinar o tamanho do metro. Foi feita uma barra de platina com duas marcas que indicavam o comprimento de 1 metro (à temperatura de 0°C).  Mais tarde, recalculou-se o quadrante de meridiano que ficou em 10.002.288 metros. 
    A unidade de massa ficou definida como o quilograma (cujo símbolo é Kg) : a massa de água contida num cubo com 1 decímetro de lado. 

                A  Conferência Geral de Pesos e Medidas

   Aos poucos, a França foi obtendo a adesão de outros países ao Sistema Métrico Decimal (SMD), tendo o Brasil aderido a ele em 1863. Em 1875 foi realizada em Paris a 1ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), da qual participaram quinze países (incluindo os Estados Unidos e a Grã-Bretanha) que oficializaram o Tratado do Metro. Foi criado o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), sediado em Sévres, Paris, com a função de estabelecer as unidades de medida de todas as grandezas e promover reuniões periódicas da CGPM (bureau, lê-se birô , é uma palavra francesa que significa escritório, repartição) . 
   O metro e o quilograma padrão ficaram sob a guarda do BIPM, o qual se encarregou de produzir cópias que foram enviadas aos países participantes do Tratado do Metro. Com o passar do tempo, foi aumentando o número de países participantes do Tratado do Metro. 

         O Sistema Internacional de Unidades 

    Em 1960, a 11ª CGPM (Conferência Geral de Pesos e Medidas) estabeleceu uma nova reforma nas unidades, e o SMD passou a ser chamado de Sistema Internacional de Unidades, com abreviatura internacional SI . 
    As unidades SI foram divididas em três grupos : unidades de base; unidades suplementares; unidades derivadas.    
      Após a 14ª CGPM, realizada em 1971, as unidades de base passaram a ser : 

            comprimento  -    metro   -   Símbolo  m 
            massa     -  quilograma    -   Simbolo  Kg
            tempo   -   segundo   -   Símbolo  s
            intensidade de corrente elétrica  -  ampére  -  Símbolo  A
            temperatura termodinâmica   -  kelvin     -   Símbolo  K
            quantidade de matéria   -   mol   -       Símbolo  mol
            intensidade luminosa   -   candela    -     Símbolo  cd       

                    As unidades suplementares do SI : 
         
            ângulo plano   -  radiano   -   rad
            ângulo sólido  -  esterorradiano  -  sr 
              
      Todas as outras unidades são derivadas, isto é, podem ser obtidas a partir das unidades de base e das unidades suplementares.
              
              EXEMPLO :    Qual seria, então, a unidade, no SI, da velocidade ?  A unidade de velocidade é o metro por segundo (m/s). Observe que a unidade de velocidade é uma unidade derivada, obtida a partir das unidades de base metro e segundo.

     Hoje em dia a adesão ao SI é praticamente total. Apenas os Estados Unidos, a Libéria (na África) e Myanmar (na Ásia) ainda usam o sistema inglês, embora usem o SI nos trabalhos científicos.


Fonte : Livro :   Sampaio, José Luiz; Calçada, Caio Sérgio; Universo da FÍSICA 1 Mecânica, Atual Editora, 2ª edição, São Paulo : 2005 .

FÍSICA -  Sistema Métrico Decimal : Conferência Geral sobre Pesos e Medidas : SI

GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial