quarta-feira, 10 de setembro de 2014

BIOLOGIA : Como Surgiram os Mamíferos ? : característica marcante - Glândulas Mamárias

Geografia Newton Almeida



       "    OS  MAMÍFEROS 
     
         Os mamíferos surgiram a partir de um grupo de répteis primitivos, no início da expansão dos dinossauros. Eram animais de pequeno porte, que se alimentavam principalmente de insetos. Tinham hábitos noturnos, o que só seria possível se esses animais já fossem endotérmicos. Isso lhes permitiria explorar o ambiente quando os répteis diminuíam sua atividade pela ausência do sol para aquecer-lhes o corpo. 
        Durante toda a Era dos Répteis os mamíferos foram pouco expressivos, diversificando-se somente após a extinção dos dinossauros. É provável que sua sobrevivência no período de baixas temperaturas, que se supõe ter sido uma das causas da extinção dos dinossauros, deva-se ao fato de serem pequenos e endotérmicos. 
          Após esse período, a fauna de mamíferos expandiu-se muito, ocupando grande diversidade de ambientes desde as regiões polares até os trópicos.
      A maioria dos mamíferos é terrestre, como coelhos, gatos, cães, cavalos e o próprio ser humano, mas que existem representantes aquáticos, como os golfinhos e as baleias, e espécies adaptadas ao vôo, como os morcegos.
         Entre os mamíferos existem desde animais de poucos centímetros, como alguns camundongos, até o maior animal da Terra, representado pela baleia-azul, que chega a medir 30 metros de comprimento.  
         Os mamíferos receberam esse nome em função da característica mais marcante do grupo : as glândulas mamárias. Elas estão presentes em machos e fêmeas, sendo, no entanto, desenvolvidas e funcionais somente nas fêmeas, produzindo leite do qual os filhotes se alimentam ao nascer. 
      Além das glândulas mamárias, que são estruturas derivadas da epiderme, esses animais apresentam outras estruturas epidérmicas exclusivas, que são anexos de sua pele : os pêlos, as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas. 
      Os pêlos cobrem  o corpo dos mamíferos  e formam uma camada protetora contra a perda de calor para o ambiente, carcterística importante para um animal endotérmico.
      As glândulas sebáceas estão geralmente associadas à base dos pêlos, produzindo uma secreção oleosa que lubrifica os pêlos e a pele.  
     As glândulas sudoríparas produzem o suor, que, além de outras substâncias, é rico em água e constitui um importante fator no mecanismo de regulação térmica do corpo. 
    Além dessas glândulas, algumas espécies possuem glândulas odoríferas, como é o caso do cangambá ou jaritataca, um carnívoro de ampla distribuição no Brasil. Esse animal possui coloração preta, com uma faixa branca dorsal dividida longitudinalmente ao meio por uma linha preta. Com cerca de 50 centímetros de compimento, defende-se com a eliminação de um líquido nauseante secretado por uma glândula anal. O cangambá não deve ser confundido com o gambá, que é um marsupial. 
    Sob a pele há um tecido chamado tela subcutânea (ou hipoderme), rico em fibras colágenas e elásticas e que em muitas linhagens de vertebrados contém a maior parte da reserva de energia do corpo, como óleos e gorduras. 
       Os estoques de gordura são muito desenvolvidos nos mamíferos, formando o panículo adiposo, que atua também como isolante térmico e é bem desenvolvido em animais de clima frio, como focas, leões-marinhos e baleias.     "

Fonte :    Livro  -      LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Biologia, Volume Único. Editora Saraiva. 1ª dição, 7ª tiragem. São Paulo: 2008         
             Internet    -   www.colegioweb.com.br, pesquisado em 30 de novembro de 2011 .


BIOLOGIA : Como Surgiram os Mamíferos ? : característica marcante - Glândulas Mamárias


GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial