BIOLOGIA : Vermes : Platelmintos : Nemátodos : Anelídeos : Morfologia Externa
" Ao falarmos em vermes, logo imaginamos animais de corpo mole, viscosos, sem órgãos locomotores especiais e sem peças que formem um esqueleto, sendo a maioria parasitas que causam inúmeras doenças, ou que vivem livremente em ambientes úmidos. Essa descrição popular pode até levar a erros, como, por exemplo, classificar lesmas (moluscos) como vermes. O termo "vermes" não se refere a um filo, mas pode ser empregado de forma abrangente, simples, para designar vários filos, dos quais destacam-se os três maiores e mais importantes: os platelmintos, os nemátodos (nematódeos) e os anelídeos.
As milhares de vermes descritas mostram uma incrível biodiversidade em relação a variados aspectos: de anatomia (adaptada aos mais diferentes ambientes) a tipos de nutrição , de respiração e de reprodução. Isso sem contar que praticamente todos os grupos de animais, vertebrados e invertebrados, e também as plantas são atacadas por inúmeras espécies de vermes parasitas. Assim, os vermes desempenham direta ou indiretamente um importante papel em relação à saúde de muitas populações, marcando sua ação em praticamente todos os ecossistemas. Eles podem ser também predadores e detritívoros, neste caso atuando intensamente na reciclagem da matéria, pelo consumo de restos orgânicos, com consequente reposição de minerais nos solos e nas águas.
Os três filos de vermes citados - platelmintos, nemátodos e anelídeos - são facilmente caracterizados pela morfologia externa. Os platelmintos (plati = chato + helminte = verme) têm o corpo achatado dorso-ventralmente e o tubo digestório é inexistente ou incompleto; neste caso, falta o ânus. Os principais representantes são as planárias, os esquistossomos e as solitárias. Os nemátodos (nema = fio) são filamentares e têm o corpo alongado, cilíndrico; o tubo digestório é completo, com boca e ânus. A esse filo pertence um grande número de importantes parasitas humanos, por exemplo, a lombriga, o oxiúro, as filárias e os ancilóstomos. Os anelídeos (aneli = anel) também são cilíndricos e alongados, mas têm o corpo segmentado, com anéis. São as minhocas, os poliquetos (marinhos) e as sanguessugas. "
BIOLOGIA : Vermes : Platelmintos : Nemátodos : Anelídeos : Morfologia Externa
FONTE : Livro : Júnior, César da Silva ; Sasson, Sezar; BIOLOGIA 2 , CÉSAR e SEZAR ; Editora Saraiva, 8ª edição, São Paulo : 2005 .
GEOGRAFIA Newton Almeida
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial