segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Geografia para Ensino Fundamental - Degradação Ambiental dos Solos

       Por que Ocorre a Degradação Ambiental dos Solos?

Geografia Newton Almeida

        A produção cada vez maior de alimentos e matérias-primas para suprir as necessidades da população mundial está provocando muitos problemas ambientais no espaço rural. O crescimento da exploração dos recursos naturais se deve a dois fatores principais. Quais são eles? 

   1- O desenvolvimento tecnológico vem facilitando a maior exploração dos recursos naturais, a partir da utilização de máquinas e técnicas cada vez mais modernas e dinâmicas. A produção industrial crescente, como a fabricação de aviões, navios, máquinas, automóveis, eletrodomésticos, equipamentos e materiais para a construção civil, móveis, equipamentos eletrônicos, etc, ainda recicla pouco os materiais descartados. A cada década, maiores contingentes populacionais vão tendo acesso aos bens industrializados. Todo e qualquer ser humano  deseja e anseia em ter melhor qualidade de vida. Todos querem usufruir dos avanços tecnológicos. Portanto o consumismo, muito disseminado no capitalismo, faz aumentar a exploração dos recursos naturais. 
   Infelizmente, a reciclagem dos materiais descartados precisa ser ampliada, para que se diminua a quantidade de recursos naturais extraídos da superfície terrestre. É muito importante que cada pessoa separe os materiais recicláveis, antes de misturá-los ao lixo comum. Dessa maneira, os materiais recicláveis podem ser facilmente coletados, por cooperativas de catadores,  e destinados para a reciclagem. 

   2- O crescimento da população humana faz com que a quantidade de alimentos  necessária à sobrevivência, e a quantidade de bens de consumo necessária à melhor qualidade de vida da população, sejam cada vez maiores. Na década de 1950 a população no mundo era da ordem de 2,5  bilhões de pessoas, e atualmente, 64 anos depois,  esse número passa de 7 bilhões de seres humanos.

     Qual recurso natural é importantíssimo para a produção agropecuária e  de alimentos?  * Dica : trata-se de uma camada que cobre a superfície dos continentes. 
    O solo! O solo é uma material mineral  composto pelo acúmulo de sedimentos de rochas degradadas. Com a ação dos agentes erosivos, as rochas são fragmentadas em pequenas partículas. Restos de plantas e de animais, água e ar misturam-se a essas partículas, dando origem ao solo.
   
Geografia Newton Almeida


                                A degradação dos solos

     Técnicas inadequadas de uso do solo, o desmatamento, a irrigação sem os devidos cuidados, a poluição por agrotóxicos e a erosão são alguns dos problemas responsáveis pela degradação dos solos. As atividades agropecuárias (agricultura e pecuária) ampliam a erosão, tornando-a mais intensa do que em condições naturais.
   A vegetação é um importante instrumento de defesa do solo contra a erosão. Os restos vegetais também têm papel importante, pois retêm a água e dificultam o escoamento superficial. Com o desmatamento, ou seja, a retirada da vegetação, o solo fica desprotegido.

    Como o Solo Pode ser Degradado pela Ação das Chuvas? 

       O solo coberto pela sua vegetação original costuma estar protegido da ação das chuvas, que são um dos agentes externos. Mas, quando se retira a vegetação original de um solo, ele se torna frágil. O impacto das gotas de chuva sobre o solo sem cobertura vegetal é bastante prejudicial. Se o terreno é inclinado e a chuva é muito intensa, ocorrem as enxurradas, que transportam o material (partículas do solo) para as áreas mais baixas, como o leito de um rio, podendo provocar assoreamento. O assoreamento é a obstrução de um rio por detritos e partículas de solo. Outra consequência do desmatamento e da atividade agropecuária é a compactação da camada superficial do solo pelo uso de máquinas pesadas e pelo pisoteamento do gado, o que impede a boa absorção da água e dos nutrientes.
 
            Ação Degradadora do Solo de Uma Gota de Água

    As gotas d'água atingem o solo a uma velocidade de aproximadamente 15 Km/hora. Após o início de uma chuva, com o solo já encharcado, mais uma gota se aproxima. Com o impacto da gota, pingos de lama são lançados em todas as direções. No local do impacto abre-se uma pequena cratera. Em seguida, com a desagregação do solo, as partículas são facilmente transportadas. Qualquer pessoa vai  pensar que uma gota de água é desprezível diante da grandeza da área dos solos nos  continentes. Mas, em chuvas fortes a quantidade de gotas de água que caem é significativa, a ponto de transportar toneladas de sedimentos e partículas de solo, ocasionando a contínua perda dos solos, e seus nutrientes, que irão assorear os corpos hídricos.  


GEOGRAFIA Newton Almeida


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial