quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre Portugal e Grécia : Dois Países Europeus Ocidentais de Fraca Industrialização

  
    Os exercícios, a seguir, acompanham os conteúdos do  Livro VESENTINI, J. Wiliam ; VLACH, Vânia. Geografia Crítica, geografia do mundo industrializado. 9º Ano. Editora Ática . 4ª edição . São Paulo : 2009. ,   com atualizações de dados e enriquecimento de informações e da Wikipédia.             

       Esse exercício consiste em completar as lacunas, a fim de garantir o correto sentido dos textos. Ao final de cada parágrafo estão as respostas, com as palavras corretas destacadas em vermelho. 


Exercício de Geografia para Ensino Fundamental sobre Portugal e Grécia : Dois Países Europeus Ocidentais de Fraca Industrialização

                                             BOM  EXERCÍCIO 



      Dois Países Europeus Ocidentais de fraca industrialização: Portugal e Grécia



    Alguns países da  ocidental encontram-se numa situação  e social inferior à dos outros dessa região. Esses dois  destacados, aqui, começaram a se  recentemente. Anos antes, possuíam uma economia basicamente . É o caso do Portugal e da .





RESPOSTA - Europa ; econômica ; países ; industrializar ; agrária ; Grécia . 


                                          Portugal

Geografia Newton Almeida
Imagem acima - Palácio Yes Pena, em Portugal. 


     Localizado no  da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península  e em arquipélagos no  Norte. O território português tem uma área total de 92.090 , sendo delimitado a norte e  por Espanha e a sul e oeste pelo oceano , compreendendo uma parte continental e duas regiões autônomas: os arquipélagos dos Açores e da . Portugal é o país mais a  do continente europeu. 



RESPOSTA - Sudoeste ; Ibérica ; Atlântico ; km² ; leste ; Atlântico ; Madeira ; ocidente . 



     Embora tenha dado início à  ultramarina da  comercial européia ainda no começo do  XV, Portugal não desenvolveu a . Essa característica manteve-se inalterada ao longo de sua . Desse modo, até meados do século , o processo de  português limitou-se à pesca e ao beneficiamento de produtos .

RESPOSTA - expansão ; burguesia ; século ; manufatura ; história ; XX ; industrialização ; agrícolas . 

     Com isso,  não acompanhou o desenvolvimento  da Europa , o que piorou sua situação, já que não possui fontes de  suficientes nem -primas. Esse quadro agravou-se ainda mais quando, em 1975, teve de conceder  política às colônias que mantinha na  (Angola, Guiné-Bissau e ), deixando, com isso, de receber matérias-primas extremamente baratas.

RESPOSTA - Portugal ; tecnológico ; ocidental ; energia ; matérias ; independência ; África ; Moçambique .

     Somente após a  dos Cravos (1974), que extinguiu um período  de quase cinqüenta anos (o governo autoritário de ), é que o país definiu uma  de industrialização. Esta, porém, encontrou várias  para ser colocada em prática, que vão desde a considerável retirada dos  estrangeiros, diante da  política em que vivia o país após a Revolução dos Cravos, até o retorno dos  que moravam nas ex-colônias.

RESPOSTA - Revolução ; ditatorial ; Salazar ; política ; dificuldades ; investimentos ; instabilidade ; portugueses . 


     A industrialização, contudo, acabou por se firmar, diversificando a  portuguesa. Assim que o país se estabilizou politicamente, os investimentos  retornaram, tendo em vista principalmente a mão de  barata, em geral com níveis  abaixo daqueles estabelecidos na  ocidental. Por isso, além das indústrias de bens de  ainda predominantes, Portugal já possui várias indústrias de , que acentuam o desenvolvimento dos  de consumo duráveis. O crescimento do setor , que passou a comandar essa economia de  contribuiu decisivamente para sua integração ao Mercado  Europeu, em 1986. , capital do país, é o grande centro .

RESPOSTA - economia ; estrangeiros ; obra ; salariais ; Europa ; consumo ; base ; bens ; secundário ; mercado ; Comum ; Lisboa ; industrial . 

     O  ainda é fundamental na renda do país, que continua se destacando pelo percentual de mão de obra que , em busca de trabalho para os países europeus industrializados.

RESPOSTA - turismo ; emigrou ; altamente . 

     Portugal é um país , com um  de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado como muito . O país foi classificado na  posição em qualidade de vida (em 2005), tem um dos melhores sistemas de  do planeta e é também uma das nações mais  e pacíficas do mundo. É membro da  das Nações Unidas (ONU), da União  (incluindo a  do Euro e o Espaço ), da Organização do Tratado do Atlântico Norte (), da Organização para a Cooperação e  Econômico (OCDE) e da Comunidade dos Países de Língua  (CPLP). Portugal também participa em diversas  de manutenção de paz das Nações .

RESPOSTA - desenvolvido ; Índice ; elevado ; 19ª ; saúde ; globalizadas ; Organização ; Europeia ; Zona ; Schengen ; OTAN ; Desenvolvimento ; Portuguesa ; missões ; Unidas . 


                                     Grécia

Geografia Newton Almeida
Imagem acima- Monastério Roussano, Metora, Grécia. 

     A   , que também é oficialmente denominada  Helênica é um país localizado no  da Europa. De acordo com dados do censo de 2011, a população grega é de cerca de 11  de pessoas.  é a capital e a maior cidade do país. O país está  localizado entre a Europa, a , o  Médio e . A Grécia tem fronteiras terrestres com a  a noroeste, com a República da Macedônia e a  ao norte e com a  no nordeste. A Grécia tem a 11ª maior do mundo, com 13.676  de comprimento, com um grande número de  (cerca de 1.400, das quais 227 são habitadas). Oitenta por cento do país é composto por , das quais o Monte  é a mais elevada, alcançando 2.917 metros de .

RESPOSTA - Grécia ; República ; sul ; milhões ; Atenas ; estrategicamente ; Ásia ; Oriente ; África ; Albânia ; Bulgária ; Turquia ; costa ; quilômetros ; ilhas ; montanhas ; Olimpo ; altitude . 

    A Grécia – país onde  a mais extraordinária civilização da  e verdadeiro berço da civilização  – apresenta industrialização , fortemente apoiada no  estrangeiro, que aí se instalou, tendo em vista principalmente a  de obra barata para os padrões europeus.

RESPOSTA - floresceu ; Antiguidade ; ocidental ; recente ; capital ; mão .

    Empenhado em  sua economia, o país importa máquinas e  industriais, bem como petróleo e  mineral, pois necessita fortalecer suas indústrias de . A principal indústria grega é a de construção . O , porém, continua sendo uma importante fonte de renda e encontra-se em , seja pelo significado -cultural das obras da antiga Grécia, seja pelas belas paisagens , onde o clima é agradável, com verões muito  e  muito frios.

RESPOSTA - diversificar ; equipamentos ; carvão ; base ; naval ; turismo ; ascensão ; histórico ; mediterrâneas ; quentes ; invernos . 

     Paralelamente ainda é significativo o número de  que migram para os países europeus altamente , em busca de  e melhores condições de vida. 

RESPOSTA - gregos ; industrializados ; trabalho . 

     Atualmente, a Grécia é um país  e desenvolvido com uma economia avançada e de alta renda, um alto  de vida e um índice de desenvolvimento humano () considerado muito alto pelas Nações Unidas, mas que passa por período de crise, com taxa de desemprego da ordem de 27% e com cerca de 3 milhões de moradores abaixo da linha de pobreza. A Grécia é um membro fundador da Organização das  Unidas (ONU), é membro do que é hoje a União Europeia desde 1981 (e da Zona do  desde 2001), além de ser membro da Organização do  do Atlântico Norte (OTAN) desde 1952. A economia grega é também a maior dos , onde a Grécia é um importante  regional.

RESPOSTA - democrático ; padrão ; IDH ; Nações ; Euro ; Tratado ; Bálcãs ; investidor . 


GEOGRAFIA Newton Almeida

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial